A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo

Capa
Studio Nobel, 1997 - 242 páginas
Esta obra procura recuperar a trajetória da legislação urbana na cidade de São Paulo, contando a própria história da cidade. Analisa os efeitos culturais, econômicos e políticos da legislação, e questiona a ideia de que a legislação urbana é um instrumento puramente técnico, sem implicações que transbordem para outros aspectos da questão urbana. Ao refletir sobre a legislação urbana paulistana, o livro visa a colocar em pauta a política urbanística da cidade no final do século XIX até o momento contemporâneo, com ênfase no período entre 1886 a 1936, contribuir para entender a origem dos principais problemas da cidade e formular estratégias possíveis para superá-los.
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

contribuir para entender a origem dos principais problemas da cidade e formular estratégias possíveis para superá-los.

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

leitura importantíssima para quem deseja entender a forma como a cidade se desenvolve apesar das legalidades ou ilegalidades. Estabelece importante diferenciação entre ilegalidade e irregularidade, buscando provocar reflexão sobre a inutilidade do excesso de regramento urbano para a produção de moradias. Os que não conseguem se adequar à legalidade por inteiro em razão do excesso de regras, detalhes e burocracia, não deixam, só por este motivo, de construir suas moradias, evidentemente. E as produzem irregularmente. A irregularidade assume proporções enormes. Daí a importância de se analisar criticamente se deve ou não ser estabelecida determinada regra para produção de moradias.
Raquel Rolnik é uma das mais importantes urbanistas brasileiras da atualidade, professora titular da FAU/USP e, para orgulho dos brasileiros, relatora especial da ONU para o direito à moradia adequada. Uma brilhante professora e profissional.
 

Conteúdo

I
15
II
59
III
101
IV
145
V
181
Direitos autorais

Outras edições - Visualizar todos

Termos e frases comuns

Informações bibliográficas