Revista universal Lisbonense, Volume 5

Capa
Imprensa Nacional, 1846
 

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 53 - ... das cores verdadeiras da historia. . . isso é trabalho difficil, longo, delicado, exige um estudo, um talento, e sobretudo um tacto ! . . . Não senhor: a coisa faz-se muito mais facilmente. Eu lhe explico. Todo o drama e todo o romance precisa de: Uma ou duas damas, Um pae, Dois ou tres filhos, de dezanove a trinta annos, Um criado velho, Um monstro, incarregado de fazer as maldades, Varios tractantes, e algumas pessoas capazes para intermedios.
Página 249 - OCEAN FLOWER ; a Poem. Preceded by an Historical and Descriptive Account of the Island of Madeira, a Summary of the Discoveries and Chivalrous History of Portugal, and an Essay on Portuguese Literature. By TM HUGHES, Author of "Revelations of Spain.
Página 222 - Nenhuma d'ellas disse palavra sobre a carta : a velha tinha percebido a piedosa fraude de Joanninha . . . Oh! que existencias que eram aquellas quatro! Esse frade, essa velha e essas duas. crianças ! E a maior parte da gente que é gente, vive assim ... E querem, querem-n'a assim mesmo, a vida, teem-lhe appêgo! Oh que enigma é o homem!
Página 148 - Judeu Errante, que precisa refeito. Ora o frade foi quem errou primeiro em nos não compreender a nós, ao nosso século, às nossas inspirações e aspirações; com o que falsificou a sua posição, isolou-se da vida social, fez da sua morte uma necessidade, uma coisa infalível e sem remédio. Assustou-se com a liberdade, que era sua amiga, mas que o havia de reformar, e uniu-se ao despotismo, que o não amava senão relaxado e vicioso, porque de outro modo lhe não servia nem o servia.
Página 148 - ... e acanhado do que n'outra parte se faz ou diz? Onde estão as academias? Que palavra poderosa retine nos pulpitos? Onde está a força da tribuna? Que poeta canta...
Página 295 - Eu com elle!' — Tal e qual quando fazes essa cara. Olha: ahi estás tu na mesma. Vamos! ria-se e esteja contente se se quer parecer commigo, que todos dizem que nos parecemos tanto.
Página 377 - Iria, Iria a fidalga; Por aqui agora Iria a cansada.» Andando, andando, toda a noite andava ; Lá por madrugada que me attentava... Horas esquecidas que por mim luctava ; Nem força, nem rogos, tudo lhe mancava.
Página 235 - A essas horas Joanninha era certa em sua janella — n'aquella antiga e elegante janella renascença de que primeiro nos namorámos, leitor amigo, ainda antes de a conhecer a ella. Alli a viam as vedetas de ambos os exercitos, alli se acostumaram a...
Página 304 - ... dita mil vezes com os olhos, nenhum homem descansa nem se tem por feliz, por certo de sua felicidade, enquanto a...
Página 187 - A sexta-feira porém era o dia fatal e aziago. Frei Diniz ja não vinha senão no fim da tarde e demorava-se pouco; mas tanto bastava. Suspiravase por aquella hora e tremia-se d'ella. As noticias que consolavam, e os terrores que matavam, o frade é que os trazia. O resto da semana levava-se a chorar ea esperar. E assim se tinham passado dous...

Informações bibliográficas