Resenhas

Resenhas de usuários

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

esse livro e bom

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

TORI, R.; Livro: Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.
Trata-se de um livro que direciona a
educação apoiada por tecnologias interativas, nesse contexto mídias digitais se destacam oferecendo novas formas de trabalho e de aprendizagem. Com as opções tecnológicas existentes, planejamento e programação de atividades de aprendizagem tornaram-se mais eficazes, considerando interatividade, relações de distância e seqüenciamento em programas educacionais que integrem recursos virtuais e presenciais.
Na parte I da obra, A Distância que Aproxima, trata o assunto como uma modalidade educacional desmembrada do ensino tradicional e, reforça que tal separação não necessariamente contribui para que ocorra avanços, mas deixa claro que as formas e os meios que o ensino se desenvolve interrompe a idéia presencial entre aluno e professor e as atividades que deixam de ser executadas por intermédio de programas.
Visualizando ambas as modalidades, se tradicional ou a distância, o que importa é ter uma outra opção de ensino e aprendizagem, uma nova forma de adquirir saberes. O fato, é que no mundo atual, a realidade em que os indivíduos se encontram cada vez mais sem tempo, a EAD veio ultrapassar fronteiras e quebrar paradigmas quanto ao poder ser permitido ou não e na hora em que se deseja e quer, quando assunto é educação.
Na parte II da obra, Distância e presença na medida certa, a discussão a cerca da educação a distância esta direcionada a separação geográfica existente entre alunos e instrutor e, por muitas vezes condicionada pela separação de tempo.
Observando a questão levantada, vê-se que não ha distância na verdade entre homens e mulheres quanto ao desenvolvimento de atividades mútuas e colaborativas, mesmo que se encontrem distante espacialmente. Todavia a distância que aflora no indivíduo relativo à questão presencial pode ser substituída por atividades afins que são técnicas a distância processada de forma presencial (videoconferências, Chats). No tocante do presencial a cerca das sensações que se manifestam no indivíduo através deste tipo de ensino e aprendizagem é a conformidade permanente com os amigos de classe que, passa a não ser mais a mesma, hábitos e costumes adquiridos no decorrer de uma convivência, agora interrompidos por meio de um novo molde educacional norteado sob linhas de autonomia do participante.
Na parte III da obra, A presença da tecnologia, o ambiente virtual traz o aluno para interatividade (software Alice), aproximando-o, envolvendo-o e ao mesmo tempo repassando a sensação de presença com o conteúdo, haja visto possuir programas em que se desempenham funcionalidades de projeção de objetos virtuais, o indivíduo de certa forma tem como aprender fazendo, ha casos em se pode salvar configurações existentes de um ambiente para outro, podem também ser exportados e trabalhados, assegurando ao aluno participante baixar, vídeos e materiais didáticos por exemplo.
De fato, não há dúvida de que a internet tenha provocado uma mudança extraordinária na vida útil do homem, uma ocorrência emanada por processos de evolução cada vez mais surpreendentes. E no que diz respeito às expectativas futuras, a tecnologia hoje não pode ser vista como uma tendência, pois as transformações a qual estão destinadas ocorrem sem impedimentos humanos e ideais fundamentados no tradicionalismo educacional.
Contudo, foi impregnado na sociedade a idéia de que a tecnologia assumiria tudo daqui por diante, isso é mito, a verdade é que o professor não vai sumir, ele será adaptado a novas tecnologias e moldes pedagógicos, afim de fazer uso de toda a tecnologia a seu dispor em favor do ensino e aprendizagem do aluno, o qual não fará seu trabalho apenas de corpo presente mas, virtualmente.
Jucileide Emanuelle Pereira de Brito
 

Todas as resenhas - 2
4 estrelas - 0
3 estrelas - 0
2 estrelas - 0
1 estrela - 0

Todas as resenhas - 2
Resenhas editoriais - 0

Todas as resenhas - 2