Supplemento á memoria descriptiva e estatistica do districto de Cabo Delgado: com noticia ácerca do estabelecimento da Colonia de Pemba

Capa
Typographia Universal, 1860 - 164 páginas
 

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 9 - Janeiro aos treze dias do mez de dezembro do anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e sessenta e quatro.
Página 6 - Janeiro aos vinte e cinco dias do mez de Novembro do Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo, de mil oito centos vinte e três, Segundo da Indepedencia e do Império.
Página 141 - Ajuda, aos 5 dias do mez de julho do anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de 1888.
Página 140 - Corrêa d'Attayde, escrivão judicial que o escrevi a bordo da sobredita barca, surta no porto desta villa do Ibo. — Jeronymo Romero. — Antonio José Sotero. — Francisco Feliciano Dias. — Luiz. João Gonzaga. — Luiz José Pinto. — Agostinho Salvador de Souza, l " sargento aspirante a official. — Euzebio Pedro Corrêa de Attayde. — Signal de João Rezende, guarda d' Alfandega,— José das Dores, guarda da dita.
Página 142 - De que tudo elle juiz mandou fazer este auto, em que se assignaram o dito juiz, agente do ministerio publico, Antonio José Sotero, e Luiz José Pinto que tambem estiveram presentes commigo, Euzebio Pedro Corrêa de Attayde, escrivão que o escrevi.
Página 32 - Cumpre-me participar a vs" para que se digne de levar ao conhecimento de s. ex." o Governador geral da provincia, que...
Página 140 - ... funccionario publico, que mostra bem claro o quanto se tem abusado das ordens do governo no engajamento de...
Página 141 - Satubi ; o qual sendo inquirido disse o mesmo, e ambos disseram, que estavam a bordo do dito navio contra sua vontade, e em grande constrangimento, e tratados como escravos.
Página 140 - Anjoane por embarcações arabes, e que foram vendidos ao capitão do supradito navio, confessando os mesmos, que uns eram livres, e que outros eram pertencentes aos moradores de Moçambique. — Segundo, por...
Página 1 - Ficam sujeitos á obrigação de prestarem mutuo auxilio nos trabalhos ruraes, e nos de edificação das habitações destinadas ao seu primeiro estabelecimento, na fõrma que for determinada pelo chefe da colonia. 6.

Informações bibliográficas