Antonin Artaud: teatro e ritual

Capa
Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 01/06/2012 - 208 páginas
Palavras como "teatro" e "ação", tão utilizadas por Artaud, adquirem em sua obra um significado cada vez mais amplo. Deixam de se referir pura e simplesmente ao campo dos espetáculos ou mesmo ao das artes. Passam a designar processos de recriação da vida humana que guardam importantes relações com o universo dos ritos, instigando-nos a repensar o lugar da arte no mundo contemporâneo. Mesmo a leitura intensiva de seus textos é capaz de mobilizar afetos, desestruturar esquemas rígidos de compreensão, abrir horizontes de percepção. Sua linguagem, forjada a partir da investigação de seus próprios estados físicos e mentais, possui um alto poder de contaminação, colocando em xeque nossas atitudes e formas de ver o mundo.
 

Opinião das pessoas - Escrever uma crítica

Não foram encontradas quaisquer críticas nos locais habituais.

Índice

Agradecimentos
13
Apresentação
15
Introdução
19
Capítulo 1 TEATRO E AÇÃO RITUAL
33
Capítulo 2 SILÊNCIO GRITO E PALAVRA
77
Capítulo 3 DA VANGUARDA AO TEATRO DE BALL
103
Capítulo 4 A CULTURA SOLAR
143
CONSIDERAÇÕES FINAIS
183
O Corpo sem Órgãos ou a Dança às Avessas
195
BIBLIOGRAFIA
203
Direitos de autor

Outras edições - Ver tudo

Palavras e frases frequentes

Acerca do autor (2012)

Cassiano Sydow Quilici é professor de Teoria Teatral do Curso de Comunicação e Artes do Corpo da PUC-SP e do Departamento de Artes Ciências da UNICAMP. É pesquisador do Núcleo de Estudos Orientais do Departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Trabalhou como dramaturgo na peça As Velhas Fiandeiras (2004). Criou e participou da performance Artaud: O Grito que Acabo de Lançar, apresentada no SESC (2004). Criou o projeto "conta-gostas", de intervenções na programação da TV-PUC. Colaborou com a Companhia Teatral Ueinzz (2003). Fez assistência de direção da peça Náufrago (1996) e participou dos espetáculos Concerto Galáctico (1989) e Síntese e Surpresa (1985), entre outros. Autor de diversos artigos e resenhas publicados no Jornal da PUC, Revista Sala Preta - USP; Revista Olhar - UFSC; Jornal da Tarde, entre outros. 


He is Professor of Theory of Theatre in the course of Communication and Body Arts at PUCSP and at the Department of Arts Sciences of UNICAMP. He is a researcher at the Oriental Studies Unit of the Department of Communication and Semiotics of PUC-SP. As a playwright, he has worked on As Velhas Fiandeiras (2004); he created and participated in a performance of Artaud: O Grito que Acabo de Lançar performed at SESC (2004), and the project conta-gostas of contributions on TV-PUC, and has collaborated with Ueinzz Theatre Company (2003). He was an assistant director of the play Naufrago (1996) and took part in the shows Concerto Galactico (1989) and Síntese e Surpresa (1985), amongst others. He is the author of many articles and reviews published in Jornal da PUC , Revista Sala Preta – USP; Olhar Magazine – UFSC and Jornal da Tarde, amongst others.

Informação bibliográfica