A sexta extinção: Uma história não natural

Capa
Editora Intrinseca, 24 de ago. de 2015 - 336 páginas

Livro vencedor do Pulitzer de Não Ficção de 2015.

Ao longo dos últimos quinhentos milhões de anos, o mundo passou por cinco brutais extinções em massa, nas quais sua biodiversidade caiu de maneira abrupta. Dessas, a mais conhecida foi a que eliminou, entre outros seres vivos, os dinossauros, quando um asteroide colidiu com o planeta há 65 milhões de anos. Atualmente, vem sendo monitorada a sexta extinção, que tem potencial para ser a mais devastadora da história da Terra. Mas, dessa vez, a causa não é um asteroide ou algo semelhante. Nós somos a causa.

Em A sexta extinção, a jornalista Elizabeth Kolbert explica de que maneira e por que o ser humano alterou a vida no planeta como absolutamente nenhuma espécie o fizera até hoje. Para isso, a autora lança mão de trabalhos de dezenas de cientistas nas searas mais diversas e vai aos lugares mais remotos em busca de respostas: de ilhas quase inacessíveis na Islândia até a vastidão da cordilheira dos Andes.

Neste livro, Kolbert apresenta ao leitor doze espécies — algumas desaparecidas, outras em vias de extinção — e, partir daí, chega à conclusão assustadora de que uma quantidade inigualável de animais está desaparecendo bem diante de nossos olhos. Ao mesmo tempo, a jornalista traça um panorama de como a extinção tem sido entendida pelo homem nos últimos séculos, desde os primeiros artigos sobre o tema, do naturalista francês Georges Cuvier, passando por Charles Lyell e Charles Darwin, até os dias de hoje.

Kolbert mostra que a sexta extinção corre o risco de ser o legado final da humanidade e nos convida a repensar uma questão fundamental: o que significa ser humano?

Os debates sobre a interferência do homem na natureza nunca foram tão variados, e este livro é uma bela contribuição para quem quer se inteirar do assunto.

A sexta extinção está na lista dos dez melhores livros do ano do New York Times Book Review.

Elizabeth Kolbert trata de temas complexos de maneira simples e acessível. Seus livros são indicados tanto para iniciantes quando para estudiosos.

“Poderoso. Uma contribuição inestimável ao nosso conhecimento.”Al Gore

“Cientistas mostram que houve cinco grandes extinções ao longo da história da Terra (pense nos asteroides que dizimaram os dinossauros), e Elizabeth Kolbert revela, de maneira bastante convincente, que a atividade humana está levando o planeta para a sexta.” Bill Gates

“O novo e surpreendente livro de Kolbert é um modelo de jornalismo ao abordar teorias e hipóteses muito complexas de maneira acessível até para os leitores mais leigos.” The New York Times

“O excepcional no texto de Elizabeth Kolbert é a combinação entre rigor científico e humor ácido que prende o leitor a cada página.” National Geographic

 

Conteúdo

Seção 1
Seção 2
Seção 3
Seção 4
Seção 5
Seção 6
Seção 7
Seção 8
Seção 16
Seção 17
Seção 18
Seção 19
Seção 20
Seção 21
Seção 22
Seção 23

Seção 9
Seção 10
Seção 11
Seção 12
Seção 13
Seção 14
Seção 15
Seção 24
Seção 25
Seção 26
Seção 27
Seção 28
Seção 29
Direitos autorais

Outras edições - Ver todos

Sobre o autor (2015)

Elizabeth Kolbert é autora de A sexta extinção, com o qual ganhou o prêmio Pulitzer. Por seu trabalho na revista The New Yorker, recebeu dois National Magazine Awards e o Blake-Dodd Prize da American Academy of Arts and Letters. Mora em Williamstown, Massachusetts, com o marido e os filhos.

Informações bibliográficas