Boletim da Segunda Classe, Volume 5

Capa
A Academia, 1912
 

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 395 - O ceo, a terra, o vento socegado, As ondas que se estendem por a areia, Os peixes que no mar o somno enfreia, O nocturno silencio repousado; O Pescador Aonio que, deitado Onde co'o vento...
Página 478 - Ou n' água doce amante da Camena. Cysne sonoro por ribeira amena De mi para cantar-te he cobiçado; Porque não podes tu ser bem cantado De ruda frauta, nem de agreste avena. Se eu, que a penna tomei, tomei a espada, Para poder jogar licença tenho Desta alta influição de...
Página 398 - Que tudo emprego foi mal empregado. Sempre no mais damnoso mais cuidado; Tudo o que mais cumpria, mal cumprido; De desenganos menos advertido Fui, quando de esperanças mais frustrado. Os castellos que erguia o pensamento, No ponto que mais altos os erguia, Por esse chão os via em hum momento.
Página 386 - Julga-me a gente toda por perdido, Vendo-me tão entregue a meu cuidado, Andar sempre dos homens apartado, E dos tratos humanos esquecido. Mas eu, que tenho o mundo conhecido, E quase...
Página 257 - Nova edição segundo a do Visconde de Juromenha, conforme á segunda publicada em vida do poeta, com as estancias desprezadas e omittidas na primeira impressão do poema e com lições varias e notas.
Página 492 - Não sei se he mor espanto em tal idade Deixar de teu valor inveja á gente, Se hum peito de diamante, ou de serpente, Fazeres que se mova a piedade. Invejosa da tua acho mil sortes, E a minha mais que todas invejosa, Pois ao teu mal o meu tanto igualaste. Oh ditoso morrer! sorte ditosa! Pois o que...
Página 474 - ... apartado, E tão isento em tudo da ventura, Que, não digo eu de humana criatura, Mas nem de feras seja frequentado? Algum bosque medonho e carregado, Ou selva solitária, triste e escura, Sem fonte clara, ou plácida verdura; Enfim, lugar conforme a meu cuidado?
Página 128 - Que m'eu quisesse queixar, quem me poderia crer? Deixai e venha o pesar! Que pode o pouco empecer? que pode o muito durar?] Lacuna 3.°, cuja extensão é impossível calcular, visto a coordenação ser diversa nos manuscritos subsistentes.
Página 109 - Ribero; aquj nuestramo escuchaba; rodeábanlo pastores, colgados de la su boca, cantando el los sus amores! Gente de firmeza poca que le dio tantos loores y agora gelos appoca!
Página 146 - Lo que hazer deviera el corazón en viendo que te ve, luego se olvida. Zagala, bien que el tormento se agrave, a tuerto otro zagal viendo delante, no porque mejor baile o mejor cante, tu la mi prisión eres, tu la llave.

Informações bibliográficas