Elogio da Diferença: O feminino emergente

Capa
Editora Rocco, 1 de out. de 2012 - 168 páginas
Clássico da literatura sobre o feminino, Elogio da diferença traz respostas renovadas às mais importantes questões sobre a relação homem e mulher na contemporaneidade. Em uma sociedade na qual o trabalho redesenhou relacionamentos e estabeleceu novos papéis, Rosiska Darcy de Oliveira, sexta ocupante da cadeira 10 da Academia Brasileira de Letras, mostra que a igualdade entre os sexos é, na verdade, aceitar as diferenças sem hierarquias. Afinal, segundo a autora, se ganhar voz social foi a grande vitória das mulheres no século XX, o século XXI exige que a voz feminina não seja apenas eco absurdo do mundo masculino, mas uma emergente inventividade em todas as áreas da existência.
Para Rosiska, constatar a irredutível diferença entre homens e mulheres é importante, mas não basta. É preciso identificar nessa questão o potencial do futuro, lançando um olhar inventivo sobre as relações humanas. Segundo a autora, a dívida da sociedade brasileira com as mulheres não está apenas nas diferenças salariais, na exclusão dos lugares de poder ou nas mais variadas formas de violência: esconde-se no silêncio que pesa sobre o ônus da vida privada, uma vez que a empresa e a família tornaram-se grandes rivais. Sendo assim, o maior desafio da vida moderna é encontrar soluções para o uso do tempo, buscando recriar o equilíbrio e atingir a tão sonhada harmonia.
 

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Sobre o autor (2012)

ROSISKA DARCY DE OLIVEIRA é carioca, escritora e jornalista. Com doutorado em Educação pela Universidade de Genebra, onde deu aulas por dez anos, ela comanda, há três décadas, projetos de fortalecimento da liderança feminina como fator de democratização da sociedade. Membro titular do Pen Clube do Brasil, Rosiska teve seu trabalho reconhecido diversas vezes: recebeu as medalhas Rio Branco, por serviços prestados ao Brasil no exterior, e Tiradentes, dada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, bem como os prêmios RioMania, da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Orgulho Carioca, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e Personalidade Cidadania 2006, da Unesco.

Informações bibliográficas