A dominação masculina

Capa
Bertrand Brasil, 2011 - 158 páginas
"

Edição com capa nova da principal incursão no debate feminista, de um dos maiores sociólogos do século XX.

Em A dominação masculina , Pierre Bourdieu analisa o comportamento dominante masculino que sobrevive na sociedade atual, denuncia um modo de pensar pautado pelas dicotomias e oposições, e faz o leitor refletir sobre o tema com olhar crítico indispensável. Sempre questionador e polêmico, o autor inverte a relação causa-efeito, afirmando que essa dominação não é biológica, mas uma construção arbitrária do biológico que fundamenta as divisões sexuais aparentemente espontâneas; a biologia e o corpo seriam espaços onde as desigualdades entre os sexos seriam naturalizadas.

Por fim, recorre à história das mulheres para mostrar que há mecanismos que podem contribuir para a exclusão feminina, provando que Família, Escola, Igreja e Estado ratificam a ordem social preponderante. A dominação masculina reforça a noção de uma dominação incrustada nos esquemas de pensamento, nos corpos e no que mais for alvo dos símbolos e da linguagem; ou seja, tudo.

Certamente este é um controverso tema atual que busca ver como a estrutura de dominação se estabelece, se naturaliza e se eterniza, nos levando ao questionamento: será possível neutralizar todos os mecanismos que fazem da dominação masculina algo “natural” em nossa sociedade?

Para concordar, ou mesmo para discordar, o autor exige do leitor uma postura crítica - por si só extremamente necessária e saudável nos dias que correm.

Uma crítica aos sexos extremamente relevante e atual, jogando luz sobre a dominação de um sistema opressor e de abuso de poder por vias simbólicas. Uma obra incrível que mostra como a cultura machista e patriarcal, enraizada na sociedade, sempre afetou as mulheres. Um olhar desperto para a verdade cruel que o patriarcado nos impõe.

Este livro de Pierre Bourdieu é uma leitura essencial para qualquer pessoa preocupada com questões de gênero e sexualidade e com as estruturas que moldam nossa vida social, política e pessoal.

"

Acerca do autor (2011)

Antropólogo e sociólogo, Pierre Bourdieu (1930-2002) dedicou mais de 40 anos à vida acadêmica, influenciando gerações de intelectuais em diversas áreas. Foi docente na École de Sociologie du Collège de France, diretor do Departamento de Pesquisas da École de Hautes Études en Sciences Sociales e um dos maiores intelectuais do século XX. Desenvolveu ao longo de sua vida, diversos trabalhos abordando a questão da dominação e é um dos autores mais lidos, em todo o mundo, em seus campos de atuação. Falecido no início dos anos 2000, o autor deixa farta obra em contribuição significativa para a formação do pensamento sociólogo do último século.

Informação bibliográfica