Ulyssea ou Lisboa edificada: Poema heroico ... offerecido a el rey D. Joam V ...

Capa
Miguel Rodrigues, 1745 - 413 páginas
 

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 38 - Amor que assaltear deles aprende, Pelo flórido campo e praya estende. De vê-la o mesmo ceo se namorava, E o ar no do seu rosto se acendia, O mar, quando ella as conchas lhe furtava. Parece que a beijar-lhe os pés corria. Quem as divinas graças que mostrava, Contar quiser, mais fácil lhe seria Contar as flores do lascivo mayo E do sol os cabellos raio a raio. Pela testa sem ordem desparzindo Solto o cabello voa livremente, Onde sai a aqueixar-se de opprimido De uma cinta de pedras refulgente.
Página 168 - Rompendo as proas com furor violento De Thetis pura as liquidas moradas : Dos monftros de Protheo o immundo armento Se efconde nas cavernas mais guardadas, Das vellas , e das arvores a fombra Do ceruleo Neptuno o reyno alfombra.
Página 123 - Phlegetonte dascafas, onde habita A. eterna noite, os muros vay lambendo, Efpadanas de fogo , com que imita Os rios , pelas margens brota ardendo...
Página 4 - Sobre o mar todo em serras levantado: Euro bramindo o centro revolvia, Via.se o ar de nuvens coroado, B o fogo, e confusa¿ , que o Inferno imita, Mostra quo o Ceo no mar se precipita. 1. Ao longe o mar bramia horrendamente Quebrando as ondas, que c'o...
Página 37 - Amphiteatros, máchinas e muros Pyramides, colossos levantados, Obeliscos que mostram estar seguros Contra a força dos tempos e dos fados, Jazem sem fama em cinza vil, escuros, Das idades por fabula prostrados; Que o tempo os bronzes e as colunas parte, E os poderes da morte iguala Marte. De bandeiras e flâmulas ornaram A victoriosa armada que partia; E as proas para Tenedo inclinaram, Que um bosque sobre as ondas parecia...
Página 45 - Do undofo leito', donde repoufava O mar, move as areas do mais fundo, Que fervendo nas ondas levantava, ks entranhas abrindo do profundo : ComBoreas Auftro a hum tempo íe encontrava, Como que querem deftruir o mundo: • Treme co' a força do fobcrbo Bolo 3 Ceo nos eixos d'um, e doutro polo.
Página 216 - Por.mil partes eftava dividida, O aperto, a que a vida he já chegada, Com mil bocas o diz a propria efpada.
Página 54 - O diafano ar alegre enchia : Fogem do Ceo as nuvens a outra banda, E o Norte frio o largo...
Página 147 - Oriente humilha O inventor raro do animal guerreiro: E da terra , e do Sol a bella filha, Será depois de tantos o primeiro Terror dos mares de Afia , e maravilha r Em cujos hombros defcançar podera O grave pezo da mayor esfera.

Informações bibliográficas