Historia do descobrimento e conquista da India pelos Portugueses, Volume 2

Capa
Typographia Rollandiana, 1833
0 Críticas
 

Opinião das pessoas - Escrever uma crítica

Não foram encontradas quaisquer críticas nos locais habituais.

Outras edições - Ver tudo

Palavras e frases frequentes

Passagens conhecidas

Página 203 - Ima fortaleza, & auer nela feytoria em que estevessem mercadorias pera se gastarem na terra. E entretanto que se a fortaleza fizesse el rey Dormuz lhe daria á sua custa húas casas as milhores que se achassem mais perto do lugar da fortaleza, pera estar nelas a feytoria. E de tudo isto forão feytas duas escripturas hua em lingoa persiana pera ficar ao capitão moor, outra em lingoa arabia pera que mandasse a el rey de Portugal, & esta foy feyta em hua folha douro batido do tamanho de hua folha...
Página 372 - Eacordado isto poserã dous marinheiros na gauea com hua agulha de marear pera demarcarem pera onde bo junco podia ir, mandandolhe que teuessem sempre olho naquela soma que parecia, & quando a perdessem que se marcassem pela agulha...
Página 203 - Dormu/ daria hum lugar fora da cidade que fosse a contentamento do capitão moor pera fazer hi hua fortaleza, & auer nela feytoria em que estevessem mercadorias pera se gastarem na terra. E entretanto que se a fortaleza fizesse el rey Dormuz lhe daria á sua custa huas casas as milhores que se achassem mais perto do lugar da fortaleza, pera estar nelas a feytoria. E de tudo isto forão feytas duas escripturas...
Página 91 - ... & vêdose assi perdido ouue conselho cõ a gête que se fossem a Quiloa q estaua perto, porque não tinhão outro remedio, & forão no seu batel a que fizerão grãdes arrombadas, & de caminho tomou hu...
Página 32 - ... a neue era tanta que auia bê que fazer em a deitarem fora das naos , & coalhauase a agoa , & tambem ho vinho: & os dias erão tão pequenos que quasi se não podia fazer nada neles.
Página 352 - ... chamarão Taprobana : & he a mayor , & a melhor, & a mais rica que se sabe no que do mudo he descuberto : tem setecêtas legoas de roda cõtadas pelos mouros que a nauegão , por ãbas as bãdas està noroeste sueste.
Página 97 - ... & começou de tirar com as azagayas q" tinha a par de si : & acertou de dar com hua no pescoço ao nosso capitão & ferio ho pouco.
Página 30 - Bastião de sousa. o assi ho gouernador sua rota pera a costa da índia foy surgir no porto da ilha de Anjadiua a treze de setembro de mil & quinhentos & cinco, onde achou hu patamar que antre os índios , sam como antre nos os correos.
Página 106 - Manuel fernandez foy ter a índia : & Lucas dafonseca os recolheo na sua carauela onde forão curados : & despois fazendo volta de çofala os leuou a Moçambique, donde se forão a índia.
Página 37 - ... compreição dos nossos , adoecerão muytos & morrerão bem quarenta deles, & outros chegarão muy perto da morte: & dos que ali leuarã mor trabalho forão Fràcisco danhaya, loão vaz dalmada, o feitor Manuel Fernãdez, Diogo dalcaçoua , loão rodriguez mealheiro , & Sancho tauares escriuães da feitoria.

Informação bibliográfica