Imagens da página
PDF
ePub

de

tes

e direito as partes. e o d.o Snr. Ex.mo digo. E o d.o Ex.mo Snr. Gn. Gomes Freire de Andrada lhe tomou o d.o preito, e homenagem em nome de S. Mag.e q.e D.s g.d com observancia de hua Pat.e do d.o Snr. de sete de Outr.o de mil setecentos e quarenta, de q. mandou fazer este termo sendo prez.t como test.as que asestirão a este acto o M. de Campo Mathias Coelho de Souza, e o Sarg.o mor Thomas Gomes da S.a que todos asignarão comigo Secretr." do Gov.no que este fiz escrever. Gomes Fre de Andrada. Siluestre Teixa Pinto. Mathias Coelho de Souza. Thomas Gomes da Silua. Ant. da Rocha Machado.

[ocr errors]

Homenagem a F.co Pr.a Leal da Fortaleza de S. João da Barra

Aos trinta dias do mez de Março de mil settecentos quarenta e dous nesta Cid. de S. Sebastião do Rio de Janeiro nas cazas em que rezide o Ex.mo Gov. e Cap. Gen. Gomes Fr. de Andrada fez pleito e homenagem em suas mãos o Ajudante Tenente Francisco Pereira Leal pella Fortaleza de S. João da Barra de que se acha encarregado; e posto de de joelhos com as mãos entre as do mesmo Gov. e Capp.m General sobre o Missal dos Santos Evangelhos, jurou o seguinte.

Eu Francisco Pereira Leal faço preito, e homenagem a S. Mag. em mãos de V. Ex.a como seu Gov. e Capitão Gen.1 desta Capitania pella Fortaleza de S. João da Barra de que V. Ex.a me encarrega da parte do mesmo Snor. para que a tenha, guarde, e governe, ao q.al acolherei na dita Fortaleza, altos, e baixos della, de dia, ou de noute a pè, ou a cavallo a quaesquer horas, e tempo que seja, irado, pagado, com poucos, e com muitos, vindo em seu livre poder, e della farei guerra, e manterei tregoas, e paz, segundo por S. Mag. e V. Ex.a me for mandado; e a ditta Fortaleza não entregarei a pessoa alguâ de qual estado, grâo, dignidade, ou preheminencia, que seja, senão a S. Mag.e como meu Rey, e Senhor natural, a V. Ex.a como seu Governador e Cap.m General, e a certo reccado seu, logo sem delonga, arte, ou cautela estado, e tempo, que qualquer pessoa me der carta por sua real mão assignada, e sellada com o signete, ou sello das armas reaes, porque conste haverme levantado, e dezobrigado deste ditto pleito, e homenagem que ora faço ao mesmo Sñor. nas mãos de V. Ex.a huâ, duas, e trez vezes segundo uzo, e costume dos Reinos de Portugal; prometo, e me obrigo, que tenha, e mantenha, cumpra, e guarde inteiramente, este preito, e homenagem, o que tudo juro aos S.tos Evangelhos em que ponho as mãos, de bem, e verdadeiramente guardar o serviço de S. Mag. E o dito Governador, e Capitão General lhe tomou o ditto preito e homenagem em nome do mesmo S. de que mandou fazer este termo sendo testemunhas prezentes a este acto, o Sarg.to mor Jozê Fernandes P.to Alpoim, e o Ajud.e Ten.e Fran.co M.des Galvão que todos assignarão comigo Ant." da Rocha Machado Secretr.o do Governo que este fiz.— Gomes Fr. de Andrada. - Franco Pera Leal.-Jozê Frz. P.to Alpoym. - Fran.co Mendes Galvão. - Anto da Rocha Machada.

Aos trinta dias do mez de Mayo de mil settecentos quarenta e tres, disse que por haver S. Mag. feito a elle Fran.co Pereira Leal a m.ce do posto de Sargento mor da Fortaleza de S. João da Barra desta Cidade, ratificava a

homenagem que havia recebido das mãos do Gov. e Cap.m Gn.1 Gomes Freire da Andr.a na forma que contêm o termo della, obrigandose a estar daqui em diante por tudo o disposto nelle, como se houvera de novo jurado as mesmas obrigações. E de como assim o disse, e se obriga, assignou comigo este termo de ratificação à margem do da homenagem em ditto dia era ut supra &. — Ant. da Rocha Machado.-Fran.co Per.a Leal.

Baixando das Minas geraes o Ex.mo Snr. Gomes Freire de Andrada Governador e Capitão General destas Capitanias, e Minas geraes que chegou a esta Capitania em onze de Julho de mil setecentos qnarenta e hum, entrou logo a exercitar o seu Governo havendo por dezobrigado ao M. de Campo Mathias Coelho de Souza da homenagem que lhe tinha dado pelo governo ordinario desta Capitania de q. se achava encarregado; e de como o ha por dezobrigado della se fez este termo, por ordem vocal do d.o Snr. General que ambos asignarão. Rio de Janeiro onze de Julho de mil setecentos quarenta e hum. E eu Antonio da Rocha Machado Secretario do Governo o fiz escrever. -Gomes Fr. de Andrada.-Mathias Coelho de Souza.

Aos quatro de Abril de mil setecentos quarenta e dous nesta cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro nas cazas em que rezide o Ex.mo Snr. Gomes Freire de Andrada Governador e Capitão general desta Cap.nia com o governo da das Minas geraes sendo prezente o M.e de Campo Mathias Coelho de Souza, disse Que como pela occaziâo de passar o d.o Ex.mo Sr. Gen.1 as minas geraes recahia nelle o governo desta Capitania retificava por este termo a homenagem que nas suas maoñs havia jurado em quinze de Novembro de mil setecentos trinta essete e que se obriga a governar na forma que na dita homenagem se contem, e declara, cumprindo em tudo com as obrigaçoens della. E de como assim se obrigou asignou este dito termo de retificação com o d.o Ex.mo Snr. General que o mandou fazer; E eu Antonio da Rocha Machado Secretr.o do governo o fiz escrever.-Gomes Fr. de Andrada.-Mathias Coelho de Souza

Aos onze dias do mez de Agosto de mil sete centos quarenta e dous, nesta cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro nas cazas em que rezide o Mestre de Campo Mathias Coelho de Souza, a cujo cargo esta o Gov.no desta Capitania frez preito e homenagem em suas maoz o Mestre de Campo Pedro vás Guedes pelo Governo da Fort.a de S. Jozé da Ilha das Cobras em cujo posto estava provido por S. Mag., posto o dito Mestre de Campo de joelhos com as maōz juntas huâ com a outra e entre as do dito Mestre de Campo Gov., sobre o Missal dos Santos Evangelhos jurou o seguinte.

Eu Pedro vas Guedes faço preito e homenagem a S. mag.e, e a V. S. em seu nome como seu Gov. desta Capitania pela Fortaleza da Ilha das Cobras de que S. Mag. me tem hora feito merce para que a tenha guarde e governe pelo dito Snr. ao qual acolherei na dita Fortaleza altos e baixos della de dia ou de noute, a pé, ou a cavallo a quaesquer horas, e tempo que seja irado e pagado com poucos, e com muitos vindo em seu livre poder e della farei guerra, e manterei tregoas, e paz, segundo por S. Mag., e V. S. me for mandado, e a dita Fortaleza não entregarei a pessoa alguá de qualquer estado, grao, dignidade, ou prehiminencia que seja senaõ a S. Mag. como meu Rey, e Snr. n.al a V. S. como seu Governador ou a quem suceder neste governo, e a serto recado seu, logo sem delonga arte, ou cautella, estado, e tempo que qualquer pessoa me der carta por sua real mão assignada e sellada com o

signete, ou sello de suas armas porque conste haverme levantado, e dezobrigado deste dito preito, e homenagem, que hora faço ao mesmo Snr. nas maoz de V. S., hua, duas, e tres vezes, segundo uzo, e costume dos Reynos de Portugal, e prometto, e me obrigo, que tenha, e mantenha cumpra, e guarde intr.am.te este preito, e homenagem, o que tudo juro aos Santos Evangelhos em que ponha as mãos de bem, e verdadr.amente guardar o serviço de S. Mag.; E o dito M. de Campo Govr lhe tomou o dito preito, e homenagem em nome do mesmo Sãr. de que mandou fazer este termo, sendo testemunhas prezentes a este acto, Jose de Moraes Cabral,e Pedro de Azambuja Ribr. e eu Antonio da Rocha Machado o fiz escrever. Mathias Coelho de Souza. Jose de Moraes Cabral. P. de Azabuja Ribro —P.o vas Guedes.

Aos tres dias do mez de Janeiro de mil setecentos quarenta e tres nesta Cid. de S. Sebastião do Rio de Janr. nas cazas em que rezide o M. de Campo Gov.or Mathias Coelho de Souza a cujo cargo se acha o Gov.no desta Capitania fez preito e homenagem em suas mãos o Sarg.to mor Domingos vaz de Carvalho pela Fortaleza de Santa Cruz da Barra em cujo posto estâ provido por S. Mag., posto de joelhos com as maõz juntas huma com a outra e entre as do d.o M. de Campo Gov.or sobre o Missal dos Santos Evangelhos jurou o seguinte.

Eu Domingos vaz de Carvalho faço preito e homenagem a S. Mag., e a V. S. em seu nome como Seu Gov.or destas Capitanias pela Fortaleza de Santa Cruz da barra de que S. Mag. me tem hora feito merce, para que a tenha, goarde e governe, ao qual acolherei na dita Fortaleza altos, e baixos della, de dia, ou de noute a pe, ou a cavallo, a quaesquer horas, e tempo que seja, irado, pagado, com poucos, e com muitos vindo em seu livre poder, e della farei guerra e manterei tregoas, e paz segundo por S. Mag., e V. S. me for mandado; e adita Fortaleza não entregarei a pessoa alguma de qualquer estado grâo, dignidade ou prehiminencia que seja, senão a S. Mag. como meu Rey e Săr. natural, a V. S. como seu Govern.or e a certo recado seu, logo sem delonga arte, ou cautella, estado, e tempo que qualquer pessoa me der carta por Sua Real mão asignada, e sellada com o signete, ou sello das armas Reaes, porq. conste haverme levantado e dezobrigado deste dito preito e homenagem, que hora faço ao mesmo Sñ. Nas mãos de V. S; hua, duas, e tres vezes, segundo uzo, e costume dos Reynos de Portugal, prometo, e me obrigo que tenha, e mantenha, cumpra, e guarde intr.am.te este preito, e homenagem o que tudo juro aos Santos Evangelhos em que ponho as mãos de bem e verdadeiramente guardar o serviço de S. Mag.e; Eo dito Governador lhe tomou o dito preito e homenagem em nome do mesmo Sñ.", de que mandou fazer este termo sendo testemunhas prezentes a este acto o Mestre de Campo Andre Ribr.o Coutto; e o Then. General P.o de Azabuja Ribr.o q.e todos asignarão comigo. Antonio da Rocha Machado secretr.o do Gov.no que o fiz escrever.-Mathias Coelho de Souza.- Andre Rib.ro Coutt." -Dom.os Vaz de Caru. Po de Azabuja Ribr.Antonio da Rocha Machado.

Aos vinte quatro diaz do mez de Agosto de mil setecentoz quarenta e tres nesta cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro no Palacio em que assiste o Ill.mo Ex.mo Sñor. General Gomez Freire de Andrada fez preito e homenagem em suas mãos Antonio Teixeira Nunes pelo Governo da Capitania dos Campos dos Goyatacazes de que he Donatario o Visconde da Asseca, em cujo posto de Capitão mor estava provido por S. Mag. que Leoz g., posto o dito Capitão

mor de joelhos com as mãos juntas hua com outra, e entre as do dito General, e sobre o Missal dos Santos Evang.os na forma seguinte.

Eu Antonio Teixeira Nunes, faço preito, e homenagem a S. Mag., e a V. Ex.a em seu nome como seu Governador e Capitão General destas Capitanias, pela Capitania dos Campos dos Goyatacazes de que he Donatario o Visconde da Asseca de que S. Mag.e me tem hora feito merce, para que a tenha, guarde, e governe pelo dito Snor., ao qual acolherei na dita Capitania, altos, e baxos della, de dia e de noute, apé ou a cavallo, a quaesquer horas, e tempo que seja irado, e pagado com poucos, e com muitos vindo em seu livre poder, e nella farei guerra, e manterei tregoas, e paz, segundo por S. Mag. ou V. Ex. me for mandado, e a dita Capitania não entregarei a pessoa alguma de qualquer estado, grao, Dignidade, ou prehiminencia que seja, senão a S. Mag. como meu Rey, e Snor. natural, ou a certo recado seu, logo sem delonga, arte, ou cautella, estado, e tempo, que qualquer pessoa me der carta de S. Mag. por sua real mão assignada, e sellada com o sello, e signete de suas Armas, ou de V. Ex.a porque me tirem o dito Preito e homenagem, e se acontecer que eu na dita Capitania haja de deixar alguâ pessoa por Alcayde, ou Capitão mor em guarda della, lhe tomarei o dito preito, e homenagem na dita forma e maneira, com as clauzulas, condições, e obrigaçoens nella contheudas, e eu porisso não ficarei dezobrigado deste preito, e homenagem, e das obrigaçoens delle, e que nelle se contem, mas antes me obrigo a que a dita pessoa que assim deixar tenha, e mantenha, cumpra, e guarde todas estas couzas, e cada huâ dellas inteiramente; e eu sobredito Antonio Teixeira Nunes, faço preito, e homenagem a S. Mag., e a V. Ex.a em suas mãos que de mim recebe huma, duas, e tres vezes, segundo uzo, e costume do Reyno de Portugal, e prometo, e me obrigo, que tenha, e mantenha cumpra e guarde inteiramente este preito, e homenagem, e todas as clauzulas, condições, e obrigaçõens delle, e cada huà dellas sem fraude, engano, ou cautella, nem minguamente, e tudo juro aos Santos Evang.os em que ponho as mãos de bem, e verdadeiramente, guardar em tudo o serviço de S. Mag.e, e o direito as partes: E o dito Ex.mo Snor. General Gomes Freire de Andrada, lhetomou o dito preito, e homenagem em nome de S. Mag. que Deoz g. em observancia de huâ Patente do d.o S. de dezouto de Abril de mil setecentos quarenta e tres de que mandou fazer este termo, sendo prez.es como test.as que assistirão a este acto, o M.e de Campo Mathias Coelho de Souza, e o D. M.el Correa Vasques que todos assignarão comigo. Ant.o da Rocha Machado Secretario do Gov.no que o fiz escrever.- Gomes Fr. de Andrada.-An.to Teixr.a Nunes.— Mathias Coelho de Souza.-Antonio da Rocha Machado.-M. Cor.a Vasq.es

Homenagem que dèu Pedro de Azambuja Ribr." pelo Gov." da Ilha de Santa Catharina

m

Aos dose dias do mez de Janeiro de mil settecentos quarenta e quatro annos nesta Cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro nas casas em que rezide o Exm. Gov. Cap. Gen.1 Gomes Freire de Andrada, fes pleito, e homenagem em suas maos o Tenente de Mestre de Campo Gen.' Pedro de Azambuja Ribeiro, pello Governo da Ilha de Santa Catherina, e suas Fortalezas, tanto das

que existem, como das que de novo se fizerem de que se acha encarregado, e posto de joelhos com as maõs entre as do mesmo Gov. e Cappitão General sobre o Missal dos Santos Evangelhos jurou o seguinte.

m

ou

Eu Pedro de Azambuja Ribeiro, faço preito, e homenagem a S. Mag. em mãos de V. Ex.a como seu Governador, e Capitão General destas Capitanias pello Governo da Ilha de Santa Catherina, e suas Fortalezas, tanto das que existem, como das que novamente se fizerem de que V. Ex.a me encarrega da parte do mesmo Senhor, para que aguarde e governe,ao qual acolherei na ditta Ilha, e suas Fortalezas, altos, e baixos della, de dia, ou de noute, a pé, ou cavallo, a quaesquer horas, e tempo que seja, irado, e pagado, com poucos, e com muitos, vindo em seu livre poder, e della farei guerra, e manterei trégoas, e paz, segundo por S. Mag., e V. Ex.a me for mandado; e a ditta Ilha, e suas Fortalezas, naõ entregarei a pessoa alguâ de qualquer Estado, grão, dignidade, ou preheminencia que seja, senaõ a S. Mag.e,como meu Rey, e Senhor natural, a V. Ex.a como seu Governador, e Cap. Gen.1 e a certo recado.seu, logo sem delonga, arte, cautela, estado, e tempo, que qualquer pessoa me dêr, carta por sua real mão assignada, e sellada com o signete, ou sello das armas reaes, porque conste haver-me levantado, e dezobrigado deste ditto preito, e homenagem que ora faço, ao mesmo S. nas maos de V. Ex.a, huâ, duas, e tres vezes, segundo o uzo, e costume dos Reinos de Portugal, prometo; e me obrigo, que tenha, e mantenha, cumpra, e guarde inteiramente, este preito, e homenagem, o que tudo juro, aos Santos Evangelhos, em que ponho as mãos, de bem, e verdadeiramente, guardar o serviço de S. Mag. e o d.o Gov. e Cap. Gen.' lhe tomou o ditto preito, e homenagem em nome do mesmo S. de que mandou fazer este termo sendo testemunhas prezentes o Sarg.to mor Thomaz Gomes da S.a, e o Ajudante Thente Francisco Mendes Galvão, e eu Antonio da Rocha Machado Secretr. do Governo o fiz.-Gomes Fr. de Andrada. Po dAzabuja Ribro -Thomas Gomes da Sylva. -Fran.co Mendes galvão.

[ocr errors]
[ocr errors]

Aoz dezesseis dias do mes de Abril de mil setecentoz quarenta e quatro nesta Cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro nas cazas em que rezide o Ex.mo Snr. Gomes Freire de Andrada Gov.or e Capitão General desta Capitania com o Governo da das Minas geraes, sendo prezente o Mestre de Campo Mathias Coelho de Souza, disse, que como pela occazião de passar o dito Ex.mo Snr. Gen.1 âs Minas geraes recahia nelle o Governo desta Capitania retificava por este termo a homenagem que nas suas mãos havia jurado em quinze de Novembro de mil setecentos trinta e sete, e que se obriga a Governar na forma, que na dita homenagem se contem e declara, cumprindo emtudo com as obrigações della; e de como assim se obrigou assignon este dito termo de retificação com o dito Ex.mo Snr. Gn.', que o mandou fazer. O Secretr. do Gov.no Ant.o da Rocha Machado o fiz escrever.-Gomes Fr. de Andrada.-Mathias Coelho de Souza.

Aos treze dias do mez de Agosto de mil settecentos quarenta e quatro nesta Cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro nas cazas em que rezide o Ill.mo e Ex.mo Snr. Gomes Freire de Andrada Governador e Capitão General das Capitanias do Rio de Janr.o, e Minas geraes, sendo prezente João Miz. Britto; lhe deo o d.o Snr. em suas mãos o juramento dos Santos Evangelhos, em cumprimento da carta de propriedade, que obteve de S. mag.e de Juiz, e Ouvidor da Alfandega desta Cid.e, promettendo cumprir com as obrigações do

« AnteriorContinuar »