Imagens da página
PDF
ePub

O conhecimento, e confiança que tenho no caracter de V. Ex.a me animão a usar de tão franca linguagem, filha unicam.e do desejo de ver consolidada a Gloria Bras.a por maons Brasilienses.

O S. P. Lessa aqui fez m.ta bulha com o seo manifesto contra os Inglezes p.' involver o nome do Menistro, mas felizm.e as Cartas de March desmentem ao Padre, e vou inserir no Times hua reposta ao Cronicle.

Illmo Exmo S Jose Bonifacio de Andrada.

LONDRES 7 de Setembro 1822.

A demora do Paq.e pelo q1 escrevi V. Ex.a em 3 do corr.e me dá occ.m p.a acrescentar o seg.e.

Depois de estar embarcado o Vice-Alm. Prego, aos 600 homens, q.e pode receber na Náo, e duas charruas, foi substada a expedição, e quatro dias havião decorrido alem do designado p.a a sahida, sem q.e se soubesse afinal resolução do Governo. O Inglez q.e deo esta noticia supoem q.e os acontecimentos de Hespanha, aonde a insurreição cresce, influirão naquella mndança, e que a expedição se não fará. Depois de haver feito a reposta junta as observaçõens do Cronicle achou hum Inglez meo particular amigo, e do Brasil, q.e isto dava mais consideração do q.e o caso pedia, e q.e era milhor q.e a refutação viesse de hum Inglez, do q.e de hum Brasileiro. Em conseq.a inserio no Morning Herald hua carta com noticias de todo Brazil entre as q.es inserio a do P. Lessa. Produzio o desejado effeito, e V. Ex.a receberá com esta as duas gazetas.

mo

Illo e Ex. S. Joze Bonifacio de Andrada.

LONDRES, 18 de Setbr.o 1822.

Pelo Paq. deste mes escrevi a V. Ex.a nas dattas de 3, e 7, e posto q.e sem m.ta certeza sobre a segurança desta Carta, sempre arriscarei alguas noticias, q.e posteriorm.e chegárão a meo conhecimento, sendo a pricipal q.e com effeito se verifica a expedição da Náo D. João 6 contra a Bahia! Devia sahir a 3 levando a seo bordo Luis de Rego, q.e he o cão de filla ha m.to anunciado por Borges Carneiro.

Não 2000 homens, e preparão-se outros 2000.

A guerra he summam.e popular em Lisboa, comtudo será milhor atribui-la só as Cortes.

A Divisão de Monte Video tão bem deve retirar-se p.a a Babia, e reunindo então Luis do Rego 10000 homens fazer a conquista de Pernambuco, e logo depois o bloqueio do Rio & &. Hum Hespanhol me disse hontem q.e S. A. R.

inandára dar baicha a Div.m de Monte Video pelo motivo de não poder pagar-lhes, e q.e os Sold.os immediatam.e se debandárão embarcando mui poucos p. Portugal, e o resto estabelecendo-se no Continente. Se isto he verdade, grande, e mui politica foi tal medida.

a

A guerra de Columbia prolongou-se pela falta de hua força maritima, e o m.mo a contecerá ao Brasil em q.to não dominar os mares do Sul tomando a tal Nao D. João 6. Cuida-se em apromptar outra Náo em Lx.a, e p. tanto qualq. demora a este respeito pode nos ser fatalissima, e eu sem receber duas palavras de V. Ex.a athe hoje? Os Portug.es chegados de Lx.a não ocultão q.e nas instrucçõens dadas a Madeira, e Rego positivam.e se ordena, q.e no cazo de não poderem subjugar o paiz, devem proclamar a liberd. dos negros emtregar tudo as chamas.

Nem mais hum dia de comco de escravos, cuidemos de atalhar o mal q.to antes, e ganharemos ao m.mo tempo hua popularidade incrivel em Inglaterra. Hua Carta Ingleza de 15 de Julho anuncia a sahida no dia anteced.o da expedição p.a a Bahia commandada por hum Francez. Pouco talento basta p.ra triumfar dos Portug.es

a

Madeira he sustentada pelos Caixeiros, e Negociantes Portug.es, cortada a comunicação de maneira, q.e me assucas, algodão ou tabaco vão a cidade, nem cousa algua se compra aos taes Lcgistas, serão elles os primeiros a exigir a retirada dos Soldados, maiorm.e de boas proclamaçõens prometerão esquecimento de offensas & & huma vez q.e as Tropas se retirem.

Ja tomou posse da Secretaria dos Negocios Estrangeiros M. Canning cedendo El Rei de sua repugnancia, e aversão p. elle afim de continuar o m.mo Menisterio, visto q.e Lord Levirpool, e Lord Welingthon insistirão, q.e com outro não servirião. Lord Welingthon já partio p.a Vienna, e cre-se q.e M. Canning será mais favoravel ao reconhecim.to da Independ.a das Colonias Hespanholas p.a fazer a Corte aos seos constituintes de Liverpool.

Ill S. Vicente 7: Ferra Cardoso da Costa.

LONDRES 18 de Setbr.o 1822.

as

Tendo de longo tempo a maior concideração e respeito pelos talentos, e caracter de V. S. não sabia com tudo q.o a tão immenentes qualid.es ajuntava a de ser Brazilr.o, o q.e p.a mim e p.a nossa Patria he nas actuaes circunstancias do maior interesse. Se eu podesse apresentar já com V S. na Assembleia legislativa do Rio de Janeiro p.' certo faria ao Principe Augusto, q.e se declarou Nosso Protector, e a todo Brazil o mais bello presente no momento de fazer a sua constituição. Como porem tanto não cabe em m.a faculd.es, e p. outro lado a prudencia aconcelha toda circunspecção na mudança de terra ao homem, q.e como V. S. se acha casado, e talvez com deminuição de saude, e fortuna em conseq.a de tantos trabalhos, e injustiças, q.e do Governo, e Nação Portugueza ha recebido, tomo a rezulução de me derigir a V. S. solicitando a sua attenção a favor de nossa Patria, e pedindo-lhe q.e me indique a maneira porque lhe seria agradavel mudar-se p.a o Rio e q.e

socorros quereria. Eu conto retirar-me em Novembro, e cabe bem no tempo receber resposta de V. S.

Talves pareça a V. S. bem estranha sem. lingoagem da parte de hum homem, q.e não conhece, e em outras circunstancias de certo não escreveria a V. S. sem ser apoiado de alguas recomendaçoens, mas não ha tempo a perder, e suponho bast.e a introducção do nosso compatriota Hypolito Jose da Costa.

mo

mo

Illo e Ex. S. Jose Bonifacio de Andr.

LONDRES 28 de Setbr.o 1822.

A instrucção, diciplina, e organiz." do Exercito Inglez não correspondia no principio da revolução Franceza a excellencia de sua Marinha; mas esta Nação sabendo milhor q.e nenhua, tirar partido de tudo, tanto aproveitou as liçoens da porfiada guerra do continente, que se pode dizer sem medo de exageração, q. o seu Exercicto he hoje o mais bem organizado do mundo. O celebre Engenr. M. Dupin assas respeitavel p.' suas Luzes, e ainda mais p.' suas virtudes, consagrando 4 annos de trabalho a estudar, e observar as Instituiçoens Inglesas, publicou em 2 Volumes acompanhado de outro com Estampas tudo quanto ha de bom, e sublime na organz." da Marinha, e Exercito Inglez, assim como seos defeitos de administração, e fazendo mui judiciosa confrontação das mesmas Instituiçoens em França, tira p.' necessaria conclusão o q. melhor convem adoptar a qualq. Nação q. quiser sobresahir nestes dous ramos da força publica. Se esta obra classica he geralm. reputada como indispensavel a q.'q. militar de mar, ou terra, com mais forte rasaō a devo supor eu interessante ao Fundador de hum Novo Imperio, que tem de criar completam.e hua nova marinha, e hum novo Exercito. Taes sao as rasoens, Ex.mo S., porq.e me atrevo a offerecer a S. A. R. as viagens de Mr. Dupin á Gr-Bretanha, valendo-me de V. Ex.a a q.m remetto, p.a q,e em meo nome, e com as expressoens do maior respeito, e obediencia, as apresente ao m.mo Augusto Senhor, pedindo-lhe p. graça especial, q.e se digne aceitar este pequeno testimunho do meo Zelo, e interesse pela Gloria do Defensor, e pela prosperidade do Brasil.

[ocr errors][merged small][merged small]

Em 18 de corr.e foi a m.a ultima a V. Ex.a pelo Brigue Hotspur que devia sahir de Levirpool a 27 e nada tenho de acrescentar porq.e nao tem chegado embarcaçaõ de Lisboa. Outro tanto nao acontece com o Rio de Janeiro, da onde temos noticias the 31 de Julho, e na gazeta de 30 unica, pode obter, li a falla de V. Ex.a como Deputado da Parahiba. Quando porem

q.e

terei a honra, e praser de receber hua Carta de V. Ex.a? A vir pelo Paquete nao chegará antes de 9br.o, e nesse, e nos dous seguintes meses sao os dias tao curtos, a nevoa, e frio em tal excesso, q.e pouco se poderá fazer, entret." q. nossos inimigos repetem expediçoens sobre expediç.es contra o indefeso Brasil. Oiço q.e os Portug.es residentes em Londres pertendem dar hum grd.e jantar no dia em q.e jurarem aqui a Constit.m e oiço mais que pertendem convidar a todos, que forem Portug.es ainda mesmo os denominados corcundas, e empregados na antiga Diplomacia.

[ocr errors]

Està claro, q. eu naõ juro tal Const.m nem vou a tal jantar, e quando o Menistro Portugues queira exigir de mim o juram. to pertendo dizer-lhe q.e sendo Brasileiro nao posso, nem devo jurar Constit. algua q.e primeiram.e nao for Aprovada, e jurada pelo Principe Actual Regente, e Defensor Perpetuo do Brasil. Que farao os nossos Deputados em Lisboa? Jurar na certeza de ser perjuro he de certo hua infelis situaçao, e tal he a de muitos Deputados: naõ digo de todos, porq.e fracos, e trahidores taobem produz o Brasil.

Ill e Ex. S. J. B. de Andrada.

LONDRES 1 de 8br.o 1823.

Hontem r. as gazetas de Lx. a the 14 de Setembro e suposto q.e todas guardem silencio sobre a sahida da expediçao, consta com tudo officialm. na Caza dos Seguros, que hua Náo, hua Fragata, 2 Charruas e 3 Navios haviaõ largado a 8 p.a a B.a com 1200 homens, e nao a 3 com 2000 como fizera publicar, o Menistro Portuguez. Alguas pessoas, e taobem o Cronicle (vendido aos Regeneradores) afirmaõ, q.e fora Luis do Rego, mas duvido, porq.e vejo no Diario das Cortes fazer elle seos protestos de obediencia como Gov.or da Provincia do Minho.

Ha hua indicação p.a S. A. R. retirar-se em 4 mezes ficando depois daquella epocha incurso nas pennas de rebelde & & e são declarados trahidores todos os q.e obedecerem as suas ordens. Outra indicação para se publicar hum Manifesto as Naçõens Estrangr.as que será nullo tudo q.e tratarem com S. A. R.

Destas indicaçõens se ri toda gente, mas houve outra mui seria a 10 de Setembr. pelos Deputados da B.a (excepto Luiz Paulino) que salvou a dignid.e dos Deputados Brasileiros, e surprehendeo-me porq.e não esperava delles tanta energia. Apresentando docum.tos authenticos de haver o Reconcavo reconhecido a S. A. R. como Regente, e Defensor Perpetuo do Brasil, insistirão de q.e já se não podia duvidar de qual era a vont.e de seos constituintes the mesmo pelos officios do Gen.al Madeira, e que p.'t.o não podião continuar como Deputados e quando o Congresso, não lhes permitisse demissão, elles declaravão ao m.mo Congresso, e ao Mundo inteiro, que expontaneam.e nunca assignarião, e jurarião a Constit.m que se acabava de fazer.

Esta indicação foi remetida com urgencia a hua comissão, e no pr.o Paq.e teremos a resolução. Seja ella qual for, está salva a dignidade, está salvo o perjurio, e está nulla a tal Constit.m p.a as Provincias ao sul de Pernambuco.

Invectivas do Campeao, e do insolentissimo Borges Carneiro fizerão desembarcar ao Vice Alm.e Prego, q.e foi substituido por João Felix !

Falao em mudança de Menisterio p.a q.e os cheffes do partido fiquem nas seg.es cortes a testa do Governo. O descontentam.to cresce, e comtudo a guerra do Brasil he muito popular. Em Hespanha taobem cresce concideravelm. a insurreição, e Luiz 18 já deixou o disfarce nomeando ao Exercito dos Pireneos, o Exercito de Observação. A Opozição do Gabinete Inglez tem por 6 mezes embaraçado a entrada dos Alliados em Hesp.a mas he provavel que deste Congresso resultem medidas pozitivas queira, ou não queira o Gabinete Inglez. Ha quem pense q.e a opozição Ingleza he meram. p.a satisfazer aos seos radicaes, e q. o Governo está de acordo com a S. Alliança; que toda esta demora foi necessaria p.a augmentar a insurreição, e convencer aos Hespanhóes dos máos effeitos de tao democratica Const.m Pouco pode durar a nossa incerteza, pois que os Soberanos já se reunirão em Vienna.

mo

Ill e Ex. S. 7. B. de Andr.a

LONDRES 5 de 8br.o 1822.

Chegou mais outro Paq.e de Lx.a com Diarios do Gov.o the 20 de 7br.o, e delles consta q.e o Decreto, pelo q.1 S. A. R. he declarado rebelde, e trahidores todos os q. obedecerem suas ordens, foi aprovado pelos Deputados Europeos, excepto Trigoso, que comtudo aprovou a doutrina; opondo-se porem os Brasilr.os entre os quaes muito se distinguiu Costa Aguiar que nao conheço, ficou a decisão p.a o dia seguinte.

Eu nao r.i carta algua dos Dep.os de m.a amizade mas das cartas de varios Portug.es consta q.e no dia 20 passára o ref.o Decreto, e q.e a sessão de 19 tinha sido tão violenta pela parte qe as gallerias tomarão nos debates insultando aos Deputados do Brasil que o Prezid.e lenvatára a Sessão, temendo q.e os d.os Deputados fossem assassinados. O caso he que ja nenhum ouza aparecer nas ruas. Os de Perb.o e alguns do Rio taobem recusáraõ assignar a Const.". Creio que serao presos como rebeldes, mas quanto ao Decreto nao podiaõ os taes Regeneradores fazer cousa mais util a S. A. R. porque sendo a sua doutrina diametralm. oposta aq.to a Santa Alliança tem proclamado, dar-lhe direito p. tomar ingerencia directa a favor de S. A. R. como ella muito dezejava. O Consul Portuguez aqui embargou hum navio Inglez porque levava alguas espadinhas p.a Perb.o, mas feito o exame julgou o Menistro Sarmento, q.e podia sahir. Nao acha V. Ex.a incompativel com a Dignid.e de S. A. R. q.e nas Alfandegas do Brasil se recebao despachos passados por Agentes de hum Governo, q.e tem declarádo rebelde a S. A. R? Os Brasileiros naõ jurando a Const.m ficarao aqui como os Indios sem Menistro que lhes dê passaporte, ou pugne pelos seos direitos.

A 26 de Julho nao eraõ chegadas a B.a nem a expediçaõ do Rio, nem a de Lisboa mas como haviaõ sahidos 3 navios armados, e 2 Brigues esperava-se a cada momento hum combate naval.

Qual será o resultado? Se a Fragata do Rio quizer bater-se de certo toma os navios armados, mas os navios sao Portuguezes, e a Tropa taobem.

« AnteriorContinuar »