Imagens da página
PDF
ePub

INDICE

DON

Officios dirigidos ao Ilm. e Exm. Sr. Luiz de Vasconcellos e Souza ViceRei e Capitão General de mar e terra deste Estado do Brazil pelo Governador da Ilha de Santa Catharina o Brigadeiro Francisco de Barros Moraes Araujo Teixeira Homem e pelo seu successor interino o sargento mór José Pereira Pinto no anno 1786

1786

JANEIRO.. 11. Propoem dois alferes auxiliares um de infanteria, outro de cavallaria para a vaga de capitão de auxiliares em logar do que o era da infantaria da freguesia de N. S. das Necessidades Manoel de Souza de Medeiros, a quem mandara dar baixa por não poder residir no seu districto e para a de capitão de cavallaria auxiliar da mesma freguesia em logar de Antonio Rodrigues de Miranda no caso que o Sr. Vice-Rei lhe mande dar baixa pelo mesmo motivo por se achar estabelecido em Parati, como participara no officio n. 14 do anno proximo passado. (Original) fl. 5 1. 8°.

[ocr errors]

N. B.

12. Dá conta de se ter arruinado o alicerce do forte de S. Francisco, e da despeza a que asssentam os mestres que póde chegar este reparo. (Original) fl. 6 1. 8.

18. Dá conta da arribada que fez aquella ilha a sumaca N. S. Mãe dos Homens e Prazeres, que tinha sahido da Villa do Recife para Montevidéo. (Original) fl. 7 1. 8.

Mappas do regimento, contas correntes dos mezes, balanço geral la receita e despeza, relações da divida activa, e passiva, e relações dos petrechos vão no fim dos officios.

JANEIRO.. 27. Da conta do que praticara com os dois degradados Narciso da Silva e sua mulher em execução do cuidado, que lhe ordenou o Sr. Vice-Rei em oficio de 20 deste mesmo mez; e de ser indispensavel fazer-se de novo o quartel da companhia de grana

deiros, por não admittir mais reparo. (Original) fl. 12 l. 8°.

FEVEREIRO 6. Dá conta do que pretende praticar com o alferes reformado Ignacio Manoel Botelho de Lacerda, que o Sr. Vice-Rei mandou para aquella ilha para ser conservado em uma fortaleza, em consequencia de ter fallecido o vigario da mesma ilha tio delle para cuja casa o mesmo Senhor depois tinha permittido que elle fosse: e remette um requerimento para o dito Senhor que o mesmo alferes para este fim lhe entregara. (Original) fl. 13 1. 8'.

14. Remette uma representação que faz ao Sr. Vice-Rei o degradado Narciso da Silva, para se lhe permittir algum dos meios, que aponta para poder subsistir, e sua mulher e mostra a miseravel situação destes dois degradados sem esta permição. (Original) fl. 16 1. 8°.

26. Remette quatro mappas da producção da semente do linho, canhamo de Riga produzido no Reino, e da donzella, que se destribuiu naquella ilha no anno antecedente, e diz o que julga da producção de um outro, e pede ao Sr. Vice-Rei que para se animar esta cultura, se assim o julgar conveniente queira escrever-lhe uma carta, em que lhe determine que louve em seu nome o zelo do sargento mór Thomaz Francisco da Costa, e que o mande pelas pessoas, a que se destribuiu a semente louvar os que se interessam nesta cultura, e estranhar a omissão dos outros. (Original) fl. 17, 1. 8°.

MARÇO... 10. Agradece muito a noticia, que o Senhor Vice-Rei lhe participa de ter já licença de Sua Magestade para se recolher ao Reino. (Original) fl. 19. 1. 8° (*).

JUNHO.... 17. Dá conta de ter chegado áquella ilha, de ter tomado posse do governo della, de ter achado a maior satisfação no modo porque o recebeu o seu antecessor, de ter recebido delles todos os papeis, e ordens,

(*) Os officios que Pinto.

se seguem são do governador interino o sargento mór José Pereira

que constituem a secretaria do mesmo governo e as instrucções para elle assim verbaes, como por escripto, das quaes remette uma copia. Dá tambem conta do modo porque já executara a ordem do Sr. Vice-Rei substituindo na diligencia da pesca das perolas no Rio de S. Francisco ao tenente Joam da Costa da Silveira o porta-bandeira da companhia de granadeiros José de Castro Ramos e pergunta se este porta-bandeira deve commandar juntamente o destacamento, que commanda alli até agora o ajudante Manoel da Costa irmão do dito tenente, ou se hade mandar outro official para o render; dá finalmente conta de que determinara ao alferes José Joaquim Viegas que immediatamente se recolhesse ao seu regimento por se demorar alli sem motivo, depois de estar desembaraçado pelo seu antecessor por ter completado o seu degredo; remette um viveiro de gaturamos de S. Paulo, e outro de outros passaros. (Original) fl. 20 1. 8°.

JUNHO.... 25. Remette para esta cidade em consequencia da ordem do Sr. Vice-Rei de 8 de maio deste anno o alferes reformado Ignacio Manoel Botelho de Lacerda, e o soldado Elias Antonio de Oliveira, a quem alli se

deu baixa por portaria do dito Senhor de 24 de maio deste anno. (Original) fl. 22, 1. 8°.

JULHO.... 31. Participa a informação que tirara sobre o principio, adiantamento, decadencia e estado actual da cultura da coxonilha naquella ilha, e motivos da sua actual decadencia, para cuja diligencia nomeou o ajudante de auxiliares Manoel de Miranda Bitancourt, pela sua aptidão, e experiencia, e expoem o modo porque The parece se póde animar esta cultura, e os principios que para isso tem dado; dá conta da ruina do telhado da Igreja da Fortaleza de Santa Cruz, e da economia com que pretende fazer este indispensavel concerto; e avisa que o porta-bandeira encarregado da pesca das perolas no Rio de S. Francisco lhe pede instrucções sobre as cousas que deve ou não remetter, assim como caixas de alcanfor, alfinetes, polvora, e outros preparos de que precisa, sobre o que lhe determinara que se correspondesse com o Xavier, e que as remessas, que fizesse as dirigisse á sala á ordem do Senhor Vice-Rei. (Original) fl. 23,

AGOSTO... 1. Representa a falta excessiva de farinhas que actual

[ocr errors]

>>

mente experimenta o povo daquella Villa, e ser o mɔtivo della a multidão das embarcações que alli a vieram buscar para Ilha dos Açores, Bahia, e outras diversas partes; mostra as providencias, que a isto dera, mas que para serem de todo efficazes se faz preciso obrigar a sahir daquelle porto algumas das ditas embarcações que ainda lá estão. (Original) fl. 28 1. 8°.

7. Remette o mappa da tropa e a conta da receita e despeza de Julho, (Original) fl. 32, 1. 8°.

10. Dá uma conta do estado em que se acha aquella ilha, mostrando por um mappa, que remette, a sua situação, e extensão que é naturalmente accessivel por toda a parte, que as fortalezas de nada servem. por mal situadas, insignificantes, não terem artilheiro algum nem os precisos apetrechos; mostra o miseravel estado do unico regimento que tem, sem a maior parte dos soldadas, e officiaes, e falta até de armamento, a falta de disciplina da tropa auxiliar destituida tambem ha um anno de exercicio algum, e que ha tres se não passa revista ás ordenanças; mostra as providencias que se fazem indispensaveis, e as que seriam precisas para aquella ilha ficar defensavel; e accrescenta que a todos os motivos do miseravel estado, em que se acha, se ajunta o dever-se áquella tão pouca tropa 22:9068038; e remette a copia da instrucção por escripto que The deixou o seu antecessor meramente moral e politica. (Original) fl. 33, 1. 8°.

SETEMBRO. 3. Dá conta do modo porque providenciou a carga de farinhas para a embarcação de Sua Magestade Santissimo Sacramento, que o Sr. Vice-Rei mandou áquelle porto para este fim, e para o hiate S. José, de cuja chegada para o mesmo fim o avisa o mesmo senhor; e remette o conhecimento de ficarem entregues na casa das armas as que para ahi levou por ordem do dito senhor a referida embarcação Santissimo Sacramento (Original) fls. 39, liv. 8°. Remette uma relação da farinha e seus preços, que traz a embarcação de Sua Magestade Santissimo Sacramento, e o que foi preciso fazer para se desembaraçar com brevidade; e adverte que quando chegar alli o hiate S. José, para o mesmo fim, hade ter

[ocr errors]
[ocr errors]
« AnteriorContinuar »