Imagens da página
PDF
ePub

INDICE

DOS

Officios dirigidos ao lilm. e Exm. Sr. Luiz de Vasconcellos e Souza Vice-Re e Capitão-General de mar e terra deste Estado do Brazil, pelo Brigadeiro Francisco de Barros Moraes Araujo Teixeira Homem, Governador da ilhai de Santa Catharina, no anno de 1785

JANEIRO..

ABRIL....

1785

10. Dá conta ao Sr. Vice-Rei do que se tem passado com a camara da villa de S. Francisco sobre darem casas de alojamento ao commandante militar da mesma villa. (Original) fl. 4, 1. 7.

11. Remette a carta em que a camara da villa da Laguna faz a proposta da eleição para cinco companhias das ordenanças e representa a nullidade com que na mesma proposta se nomeiam tres capitães, por serem dous para companhias que se suppõem vagas, estando vivos os seus capitães e um para uma creada de novo sem autoridade. (Original) fl. 14, 1. 7°. 8. Remette a porção de coxonilha que se póde colher neste anno, diz o motivo porque é tão pequena e porque neste anno até o fim de Dezembro não torna a mandar os soldados áquella colheita. (Original) fl. 16, 1.7°. 9. Remette as cópias das cartas que escrevera ás villas de S. Francisco e Laguna e do Bando que mandara publicar para a prohibição de se cortar a madeira de Paroba; refere as providencias que dera a este respeito e representa as que lhe parecem necessarias para se verificar melhor a dita prohibição. (Original) fl. 17, 1. 7.

10. Dá conta das providencias que dera para o concerto do caminho que vai da freguezia de S. Miguel para a

JUNHO...

[ocr errors]

villa de S. Francisco, da exclusiva que do dito concerto dera aos auxiliares do que a esse respeito passara com o ouvidor daquella comarca e faz algumas reflexões sobre o armamento necessario aos auxiliares para gosarem dos privilegios. (Original) fl. 24, 1. 7°.

8. Avisa de ter recebido o fardamento e fardetas que foi para o regimento daquella ilha no corsario de S. Magestade-SS. Sacramento, e das faltas e avarias, que se acharam no dito fardamento: assim tambem do que foi de menos para ser completo o mesmo fardamento e fardetas, assim agora, como no que se remetteu no anno de 1783 (Original) fls. 30 liv. 7°.

9. Responde ao officio do Sr. Vice-Rei de 23 de maio: pergunta se a approvação de serem exceptuados os auxiliares do concerto do caminho que vae para a villa de S. Francisco, se entende por aquella vez sómente, ou sempre que houver necessidade de similhantes concertos: mostra o estado do armamento, em que tem posto as companhias dos auxiliares de infanteria, e que logo que o destes estiver completo, para praticar o mesmo com o dos da cavallaria: refere o que pretende praticar com os officiaes de auxiliares, que não residam nos districtos de suas freguezias, que não estão capazes do serviço, e que não tem tirado, e confirmado por S. Magestade as suas patentes (Original) fls. 32 liv. 7°.

10. Remette uns requerimentos do cabo de esquadra Joaquim Antonio Lopes, e o mappa da receita e despeza da Irmandade do Senhor dos Passos no anno que findou em maio proximo passado, e mostra o methodo, porque estabeleceu que se examinasse a necessidade dos pobres, que devem ser curados pela dita Irmandade (Original) fls. 35 liv. 7°.

15. Dá conta dos motivos, porque nesta occasião se transporta disfarçado o religioso Franciscano da Provincial de Chile para desta capital passar á Europa (Original) fls. 39 liv. 7°.

16. Expoe mais algumas coisas sobre os officiaes da tropa auxiliar além das que propuzera já no officio n. 7, e em particular sobre o alferes da villa da Laguna da cavallaria auxiliar José Bernardo de Souza (Original) fls. 41 liv. 7°.

JULHO.... 4. Remette o processo feito no conselho de guerra a dois

soldados do regimento daquella ilha Manoel Barbosa e Daniel Soares dos quaes o primeiro sahiu condenado. e o segundo absuluto, e ambos se acham presos (Original) fls. 45 liv. 7.

AGOSTO... 6. Remette duas petições informadas uma feita contra o tenente João da Costa da Silveira, e outra de uns desertores: representa os inconvenientes, que acha em se consentir naquella ilha um frade franciscano do convento de Santos, mandado ahi pelo seu guardião a tirar esmolas, e outro que para alli foi ha 20 annos, e se conserva tirando as para a terra santa remette a cópia da carta que o ouvidor de Parnaguá escreveu á camara da villa de S. Francisco para dar casas de alojamento ao tenente commandante da dita villa, em consequencia da ordem do Sr. Vice-Rei, mas que disto lhe não mandou certidão (Original) fls. 46 liv. 7°.

D

17. Dá conta do modo, porque fizera executar a ordem do Sr.
Vice-Rei para a prisão de José Aires Velloso: mostra
o motivo, porque dera licença ao tenente comman-
dante da villa de S. Francisco, João da Costa da Sil-
veira para ir á villa de Santa Catharina, e da Laguna,
mandando entretanto o seu irmão o ajudante daquelle
regimento para o substituir assim no commando da
dita Villa, como nas diligencias, de que estava encar-
regado pelo Sr. Vice-Rei (Original) fls. 49 liv. 7o.
20. Remette as relações das pessoas para serem providas nos
postos de capitães de auxiliares, ou vagos, ou que se
devem suppor vagos segundo o que lhe determinara
o Sr. Vice-Rei em officio de 31 de julho deste anno:
informando o que lhe parece a respeito de algumas
das ditas pessoas, e de alguns dos ditos postos
(Original) fls. 51 liv. 7o.

SETEMBRO 15. Responde ao officio do Sr. Vice-Rei de 25 de agosto: remette a relação, que o dito Sr. Vice-Rei lhe pede dos officiacs, daquelle regimento, e commandantes das fortalezas com as circumstancias, e adições, que no dito officio se lhe recommendam (Original) fls. 5 liv. 7o.

>>

6645

19. Remelte a carta, em que a Camara da Villa da Laguna faz a proposta para capitães de tres companhias das ordenanças, e remette tambem uma carta, em que o capitão-mór lhe adverte varias circumstancias a respeito dos nomeados (Original) fls. 73 liv. 70.

12

SETEMBRO 28. Acrescenta á lista, que remetteu dos officiaes, e officiaes inferiores, daquelle regimento, duas declarações mais

a respeito do tenente Joam da Costa da Silveira e do sargento Manoel Antonio Ferreira (Original) fls. 76 liv. 7°.

OUTUBRO. 3. Representa o receio, que tem de que tivesse algum descaminho um conselho de guerra do desertor Manoel Pereira Gomes, feito em dezembro de 1782, e que logo ao Sr. Vice-Rei se remetteu e que alli espera a sua soltura confirmada pelo dito senhor, o preso José da Silva Gomes absuluto em outro conselho de guerra, que veio remettido no fim de Agosto deste anno. (Original) fls. 77 liv. 7o.

[ocr errors]

24. Remette uma folha corrida, e duas attestações passadas ao alferes Amaro da Silveira Bitancurt nomeado em primeiro logar para capitão de uma das companhias das ordenanças vagas na Villa da Laguna (Original) fls. 78 liv. 7°.

31. Mostra o feliz successo da sementeira do linho donzella, naquelle districto, e que o contrario se experimentou do linho canhamo, remette uma relação da distribuição que fez das sementes dos ditos linhos no inverno, e principio desse mesmo mez, e tambem algumas relações, que pedira a algumas pessoas do successo, que no anno passado experimentaram com a sementeira do linho canhamo (Original) fls. 2 liv. 7°.

NOVEMBRO 2. Responde ao officio do Sr. Vice-Rei de 12 de outubro deste anno sobre o requerimento, que o dito senhor The remettera para informar, de Agostinho Francisco da Silva, e sobre o que lhe determina a respeito do córte da Paroba: informa das duas diversas qualidades de Paroba das quaes uma é madeira chamada Cambuatá, ou Muatambú de muito inferior qualidadade, a quem alguns dão o nome de Paroba branca, e de outra madeira ainda inferior a esta, mas que na côr tem alguma similhança com a Paroba chamada Pitia, ou Piquiá (Original) fls. 92 liv. 7°. 11 Dá conta de terem arribado áquelle porto duas fragatas

francezas e do que com ellas tem praticado..... Neste mesmo officio dá conta de que o padre Francisco Joaquim de Miranda Ramalho capellão da Fortaleza de Santa Cruz se acha ha mezes enfermo, e que os professores julgão muito mal da sua mo

lestia, sem que haja naquella Villa sacerdote, que possa supprir a sua falta (Original) fls. 95 liv 70.

NOVEMBRO 22. Aviso da sahida das duas fragatas francezas, de cuja arribada tratou no officio antecedente, e do modo porque ali se portaram os commandantes e mais pessoas que nellas iam (Original) fls. 99 liv. 7°.

« AnteriorContinuar »