Imagens da página
PDF
ePub

MARÇO... 8 Participa ao Sr. Vice-Rei a lembrança que lhe occorrera de se dar em outro sitio uma porção de terra em lugar da sesmaria, que naquella em que estão os mattos, de que trata o officio antecedente, tem Francisco de Magalhães: e a resposta, que lhe mandara o commandante da fortaleza de Santa Cruz a ordem que lhe dirigira para prohibir interinamente a derrubada dos ditos mattos, assim como a proposta da dita troca, que lhe mandara fazer ao sobredito Magalhães (Original) fl. 12, 1. 6o.

9. Remette a copia do paragrapho da carta em que, o commandante da Villa da Laguna lhe remetteu duas relações do que havia importar o concerto do ar mazem situado na Garopava do Sul, e mostra ser mais util demolir-se, do que concertar-se (Original) fb. 17, 1. (.

MAIO...... 5. Dá conta ao Sr. Vice-Rei da receita e despeza da Irman. dade do Senhor dos Passos, remettendo a relação, que neste anno se publicou; reflete que seria bom tirar a distincção, que na mesma relação se vè de esmolas tiradas pelas freguezias, as quaes se reputam proprias da Irmandade, o que todas tenham a mesma applicação do curativo dos pobres, assim como evitar-se toda despeza superflua com festas, que não sejam as necessarias como a festa de Santa Cruz e procissão dos Passos: mostra o zelo do provedor actual, a desordem que com elle praticara a respeito da esmola do sermão da festividade do Senhor dos Passos o pregador, que foi o padre Comissario dos Terceiros remette uma representação de uma viuva chamada Rita Ignacia de Almeida, contra o Capellão da fortaleza de Santa Cruz o Padre Fr. Francisco de Salles (Original) fl. 23, 1. 6.

6. Avisa de que na embarcação do contracto

Nossa Se

nhora da Piedade se transporta para esta Capital Francisco Soares Pinto, a quem o Sr. Vice-Rei mandou dar baixa (Original) fl. 81, 1. 6o.

8. Representa ao Sr. Vice-Rei quando é justo e util tomarem-se com brevidade as contas dos almoxarifes: pedindo-lhe queira o dito Senhor concorrer para a breve expedição da de Manoel José Machado (Original fl. 32, 1. 6o.

12. Responde ao officio do Sr. Vice-Rei de 28 de Fevereiro deste anno, expondo-lhe as duvidas, que se lhe

offerece sobre o que o Sr. Vice-Rei lhe insinua a respeito das armas, com que devem servir os auxiliares e remette uma lista dos officios, a quem pela real fazenda se entregaram armamentos para as suas companhias (Original) fl. 33, 1. 6o.

MAIO.... 25. Remette tres cartas que lhe escreveo o tenente commandante da Villa de S. Francisco, e uma do capitão mór da mesma Villa, e as respostas, que lhe dirigira sobre casas para residencia do dito commandante, sobre o córte de paus para canòa, sobre o ultrage que na dita Villa fez Manoel Leite a Izabel Maria de Cequeira, e sobre o procedimento a respeito do ouvidor de Parnagoá, e sobre dever, ou não poder ser eleito para juiz Franciscɔ Leite depois do termo, que assignou de se não intrometter na camara (Original) fl. 37, 1, 6o.

27. Dá noticia da cultura e producção da semente de linho canhamo, que o Sr. Vice-Rei lhe remetteu em Outubro do anno passado, mostra o que lhe tem lembrado a respeito da rega do dito linho: remette a carta que sobre isto lhe escreveu o tenente de auxiliares Miguel Francisco de Medeiros; refere o modo, porque lhe concedera uma porção de terreno que na mesma carta requer para esta plantação (Original) fl. 46, 1. 6o.

-

JUNIO.... 15. Avisa de que na embarcação do contracto N. S.

do Pilar faz transportar na fórma das ordens do Sr. Vice-Rei seis soldados, e um official inferior de cada uma das freguezias daquelle districto, filhos de lavradores, e em outra o Padre Fr. Francisco de Salles remette um memorial do vigario da Vara daquella ilha para se lhe conseguir licença para ir com elle alli assistir o Religioso do Carmo Dr. Joam Galvane seu irmão (Original) fl. 50, 1. 6o.

17. Responde ao officio do Sr. Vice Rei de 17 de Maio deste anno sobre as irregularidades, que o dito Senhor achou em um conselho de guerra (Original) fl. 52, 1. 6o.

19. Dá conta da arribada que fez áquella ilha a corveta portugueza «N. S. da Soledade» de que é capitão e dono Joam Vasques, indo para Montividéo de Cadiz fretada pela casa de Riparez: refere o motivo porque não deferira a um requerimento do piloto para se descarregar a dita embarcação, e a razão porque mandara

proceder o exame em consequencia de outro reque rimento do procurador da casa de Riparez por causa de madeiras, que nella se remetteram na bahia: avisa de ter fallecido o provedor daquella real fazenda (Original) fl. 55, 1. 6o.

JULHO.... 15. Remette o conhecimento de 120 armas com as suas baionetas, que faz transportar para esta capital na embarcação do contracto N. S. da Apresentação para se concertarem e remette tambem por cópia tudo o que resultara do exame, que no officio antecedente diz mandara fazer por causa das madeiras, embarcadas na Bahia na curveta N. S. da Soledade alli arribada. (Original) fl. 64 1. 6o.

AGOSTO...

5. Dá conta das intrigas, que depois formou o piloto da embarcação alli arribada, de que trata nos dois officios antecedentes, e do expediente que tomou para embaraçar as desordens que dellas se podiam receiar. (Original) fl. 81, 1. 6o.

6. Refere as circumstancias da ausencia que fez do regimento o soldado José Ignacio da Silva, que depois se apresentou voluntariamente, mostrando o castigo que julga impor-se-lhe no caso que o Sr. Vice-Rei o approve. (Original) fl. 83, 1. 6o.

7. Mostra o estado da plantação e cultura do linho, canhamo e as difficuldades que é necessario vencer para o

seu adiantamento apezar de todo o seu cuidado e diligencia. (Original) fl. 85, 1. 6°.

SETEMBRO. 23. Remette a amostra do sumo e um ramo de una arvore que por accaso alli se descobriu que os cirurgiões e boticarios dizem parecer-lhes sangue de drago, para

se examinar se o é. (Original) fl. 87, 1. 6o.

OUTUBRO... 2. Participa ter se avaliado e o modo porque se arrematou o armazem da Garopava e remette a cópia dos autos. que de tudo formou o escrivão daquella real fazenda. (Original) fl. 88, 1. 6°.

19. Dá conta de ter communicado ao tenente commandante do rio S. Francisco as ordens do Sr. Vice-Rei a respeito das madeiras prohibidas, remette a cópia 8 da carta do dito tenente, em que lhe expõem as duvidas que ainda se lhe offerecem nesta materia e do § da sua carta em que lhe responde: pede ao Sr. Vice-Rei queira resolver as ditas duvidas e tambem outras apontadas neste mesmo officio. (Original) fl. 93, 1. G°.

OUTUBRO.. 29. Avisa de ter alli chegado o furriel que tinha vindo a esta capital com os seis soldados e que na vespera do dia em que se apresentou tinha sido nomeado sargento na vaga de Joaquim Luiz Vicente, a quem o Sr. Vice

Rei tinha mandado dar baixa, dando por si um recruta capaz. (Original) fl. 96, 1. 6°.

NOVEMBRO.. 4. Remette um requerimento do soldado Joaquim Ribeiro. (Original) fl. 97, 1.

22. Dá conta ao Sr. Vice-Rei, do modo por que fica na intelligencia executar as ordens que recebeu a respeito da coxonilha pelo sargento que sendo furriel veio a esta capital com os seis soldados instruir-se sobre aquella plantação e agradece ao dito Senhor ter attendido a Manoel José Machado, almoxarife, que foi daquella provedoria na breve expedição das suas contas. (Original) fl. 98, 1. 6o.

DEZEMBRO. 18. Dá conta ao Sr. Vice-Rei do que lhe propoz o capitãomór da villa de S. Francisco sobre a nomeação para o posto das ordenanças daquelle districto, refere o que lhe respondeu e o que lhe parece a este respeito: remette a cópia da carta que sobre isto lhe escreveu o tenente commandante do Rio Grande e S. Francisco e as cartas da Camara da dita villa que o capitão-mór The remetteu para apresentar ao Sr. Vice-Rei. (Original) fl. 100, 1. 6o.

3

30. Dá conta do modo por que executara as ordens do Sr.

Vice-Rei a respeito das armas dos auxiliares, remette por cópia a carta que sobre isto escrevera aos commandantes das companhias de auxiliares, ao provedor da fazenda real e ás camaras, e outra em que respondera a algumas duvidas e pede tambem a decisão do Sr. Vice-Rei a respeito das que elle mesmo ainda tem, que aponta. (Original) fl. 103, 1. 6o.

« AnteriorContinuar »