Imagens da página
PDF
ePub

JUNHO.... 12. Representa a falta de gente, que ha no regimento daquella Ilha e os motivos de que procede, e a cautela,

com que procede a respeito dos que pretendem baixa. (Original). fls. 30, 1. 3o.

14. Supplica ao Sr. Vice-Rei que queira usar da mesma benignidade, com que usou com o desertor daquelle regimento José Francisco Pinheiro, com mais dois que se achavam nas mesmas circumstancias, e representa quanto seria conveniente publicar-se o mesmo perdão, para com alguns que ainda se não recolheram, afim de virem para o regimento. (Original), fls. 32, 1. 3°.

JULHO.. .... 28. Em resposta a um officio do Sr. Vice-Rei remette a relação dos rendimentos de todos os empregos e officios de Justiça e Fazenda daquelle districto: faz algumas reflexões sobre os fóros e rendimento do açougue e subsidios da camara daquella Villa e da Laguna: e sobre a duvida que se nota na dita relação de pertencer o officio de escrivão da camara da Villa de S. Francisco a esta capitania, ou a de S. Paulo, reparando juntamente como o governador da dita capitania de S. Paulo faz executar ordens suas na dita Villa de S. Francisco com a voz do ouvidor de Parnagoá. (Original), fls. 33, 1. 3o. 29. Informa sobre um requerimento, que fez ao Sr. Vice Rei o capitão Manoel de Freitas Antunes: vão juntas a este officio uma certidão passada ao dito capitão, e uma provisão do conselho Ultramarino, em que se manda ao Sr. Vicǝ Rei que informe sobre um requerimento, que elle fez a S. Magestade por um anno de licença, para ir. á Côrte. (Original), fls 35, 1. 3o. 31. Remette um requerimento de Francisco Bicudo e informa sobre elle. (Original), fls. 1. 3°.

[ocr errors]

AGOSTO... 3. Remette um conhecimento de 750 couros, que manda nesta occasião para esta capital a entregar ao alferes Antonio Luiz de Escobar Araujo. (Original), fls. 41, 1. 3o.

D

19. Remette um mappa abreviado de toda a receita e despeza daquella provedoria no anno antecedente e em observancia, do que o Sr. Vice Rei lhe determina no officio de 24 do mez antecedente, remette o mappa da tropa do mesmo mez, e assegura que continuará a remetel-o todos os mezes, e que no mez seguinte principiará a remetter o da artilharia,

е

[merged small][merged small][ocr errors][merged small]

palamenta das fortalezas (cujas remessas se lhe determinam de tres em tres mezes) por ficarem assim mais direitas as mesmas remessas. (Original), fls. 43. 1. 3o.

5. Remette uma carta do tenente commandante da Villa de S. Francisco, e varios papeis a ella juntos, e mostra as intrigas, que ali tem havido por causa do actual juiz ordinario, que servindo a dous annos, pretende servir o terceiro: e mostra o que responderá ao commandante, e mandará dizer ao juiz, remettendo as cópias das cartas, que escreveu a ambos (Original), fls. 44, 1. 3o.

Informa sobre o merecimento dos tres eleitos, para o posto de sargento-mór das ordenanças da Villa da Laguna, pela camara, remettendo para o mesmo fim uma carta que lhe escreveu o capitão-mór da mesma Villa, e remette outra carta do mesmo capitão-mór sobre o descobrimento do ouro nas margens do Rio Tubarão, e ribeiros vizinhos, com que mostra não haver para elle nenhum indicio, que seja digno de pôr na presença de S. Magestade um requerimento do almoxarife. (Original), fls. 49, 1. 3.o 6. Mostra como foram creados os almoxarifes das quatro primeiras fortalezas daquella Ilha, remettendo a cópia da provisão de S. Magestade, porque foram creados mostra depois de varias reflexões, que sobre a falta de ordens para serem creados os governadores das tres fortalezas de Santa Anna, S. Francisco e Santa Barbara, e sobre não haver nellas necessidade de taes almoxarifes, que basta que os mesmos sargentos que nellas são ao mesmo tempo commandantes, e almoxarifes sómente com o soldo de sargentos, e titulo fiquem encarregados do que nellas ha: e remette uma relação dos petrechos que existem em cada uma destas tres fortalezas, e nos fortes de S. Luiz e da Lagoa. (Original), fls. 56, 1. 3.o 27. Remette tres relações; na do numero 1o mostra o tempo de serviço, e todas as mais circumstancias dos officiaes da tropa daquella Ilha, mostrando no fim delle mais largamente o que diz respeito ao actual governador da Laguna, para prova do que remette uns papeis debaixo do n. 4° na do n. 2° mostra as praças donde passaram a servir naquelle regi mento os officiaes effectivos, e agregados delle: na

do n. 3 mostra todos os postos, que se tem promovido na mesma ilha: faz sobre o merecimento dos officiaes, e sobre o actual estado do regimento, das fortalezas, e de toda aquella praça varias reflexões; aponta o que lhe parece conveniente a respeito dos governos das fortalezas: mostra os motivos por que ali se fazem necessarios mais dous capitães, e dous officiaes subalternos agregados: diz que nenhum official pretende, nem quer reforma, senão se for com o soldo por inteiro. (Original), fls. 63, 1. 3.o

OUTUBRO.. 25. Refere o que se tinha passado sobre o dinheiro para compra de um cavallo, e comedorias para o mesmo que o governador seu antecessor tinha mandado que se dessem ao ajudante do numero de auxiliares daquella Ilha Manoel de Miranda Bittencourt, remette disto uma certidão dos livros daquella provedoria, e duas atestações que mandou passar das diligencias a que o dito ajudante fôra mandado pelo seu antecessor: diz que mandara recolher ao cofre da mesma provedoria o dinheiro, que o mesmo ajudante tinha recebido pela compra do dito cavallo, e sustar-lhe as comedorias; e remette um requerimento, que o segundo ajudante fizera para ser attendido do mesmo modo que o outro o tinha sido. (Original), fls. 77, 1. 3o. 26. Remette um requerimento do alferes daquelle regimento João de Bittencourt Pereira Machado; referindo-se para a informação ao que disse no officio n. XX. (Original), fls. 85, 1. 3°.

NOVEMBRO 3. Remette alguns passaros avisando das suas qualidades, circumstancias, sustento, como tambem de alguns animaes, que remette; mostra que quasi todas as plantas, e arvores daquelle paiz hão de ser bem raras em Portugal; e mostra tambem a diligencia que tem feito, e continúa a fazer para conseguir o poder fazer similhantes remessas. (Original), fls. 86, 1. 3°.

8. Diz que pretende remetter ainda pela mesma embarcação, que traz os passaros, e animaes, de que trata o officio antecedente mais dous animaes. (Original), fls. 87, 1. 3.

DEZEMBRO 10. Remette uma carta do tenente commandante da Villa de S. Francisco em que mostra as diligencias que este tem feito a respeito das perolas: diz o que recom mendara a este sobre o modo por que se devia portar com a camara daquella Villa a respeito da eleição

de capitão-mór das ordenanças: remette a carta que a mesma camara lhe escrevera para patrocinar com o Sr. Vice-Rey o nomeado em 1° logar: mostra e confirma com uma certidão da mesma eleição e duas cartas do sobredito tenente a intriga, que houve e que o 3o nomeado é o mais digno. (Original), fl. 88, 1. 3o.

INDICE

DOS

Officios dirigidos ao m. e Exm. Sr. Luiz de Vasconcellos e Souza Vice-Rei e Capitão General de mar e terra deste Estado do Brasii oo anno de 1782 pelo Governador da Ilha de Sta. Catharina, o Brigadeiro Francisco de Barros Moraes Araujo Teixeira Homer.

17782

JANEIRO.. 7. Representa o receio, que tem, de que se siga alguma maior desordem dos pequenos principios, que já expoem ao Sr. Vice-Rei, que tem havido na Villa de S. Francisco, e a providencia, que lhe parece propria para se evitar alguma proxima consequencia. (Original), fl. 5, 1. 4°.

27. Remette um cuati pequeno manso, e a informação sobre um requerimento de José Pereira da Costa para ser escuso de almoxarife: adverte como se poderia evitar que se metesse tanto tempo de permeio entre a eleição da camara para almoxarife, e o ser o que é eleito constituido no dito emprego: diz o motivo por que na sua informação não apontara que se constrangesse o segundo eleito a ir servir de almoxarife: e remette uns papeis do provedor daquella real fazenda para o Senhor Vice Rei ou lhe deferir, ou representar a sua materia a Sua Magestade. (Original), fl. 6, 1. 4o.

FEVEREIRO 4. Remette um requerimento despachado pelo commandante da Villa de S. Francisco, que recebera com carta do mesmo commandante, que mostra quanto vão crescendo ali as desordens, de que tratara no officio n. 1, e expoem tudo quanto tem alcançado, e lhe parece a este respeito. (Original), fl. 8, 1. 4°.

« AnteriorContinuar »