Imagens da página
PDF
ePub

ou menos como o Sr. Vicc-Rei poderá daqui assistir por anno aquella provedoria, a qual resposta diz tambem que necessita até ao fim de maio, para saber em tempo competente o provimento, que deve fazer de farinha de guerra representa a necessidade, que o dito regimento tem de auditor, dizendo que os Srs. Vice-Reis os tem nomeado muitas vezes na America interinamente naquelles regimentos, a que faltam: apontando para o dito logar um bacharel chamado Manoel Vieira dos Santos, de cujas boas qualidades informa; e representa tambem ao Sr. Vice-Rei que seria muito conveniente nomeal-o juntamente ouvidor interino daquella comarca, attendendo a grande falta, que ali faz não haver ha tanto tempo Ministro Letrado. (Original), fls. 4, 1. 29.

MARCO... 21. Responde a um officio do Sr. Vice-Rei de 10 de Novembro do anno antecedente, mostrando o mau estado, em que ali se acha a plantação da coxonilha, e os motivos disso, e refere as averiguações, que do principio desta plantação mandara fazer, e remette por escripto as noticias, que achara: aponta o mcthodo, e providencias, que julga necessarias, e convenientes para o adiantamento desta plantação, e para animar a isso os lavradores e refere os mo. tivos de politica por que lhe não parece conveniente que este genero se estabeleça dentro da ilha: diz o motivo por que neste anno se não poderá juntar senão muito modica pɔrçãɔ do linho-canhamo, mas que para o anno seguinte poderá ter maior adiantamento, mostrando a necessidade de assegurar aos lavradores por elle um preço racionavel, para os animar. (Original), fls. 47 1. 2o.

22. Remette as eleições para capitães-móres das Villas do

Desterro, e Laguna, diz o seu parecer a respeito dellas, e os motivos por que a da Laguna não quizera eleger ao capitão Christovão Corrèa de Almeida, o qual fica na resolução de mandar recolher ao seu regimento conforme a primeira ordem que para isso The mandara o Sr. Vice-Rei, remette a carta que a este respeito lhe escreveu a dita camara, e a informação, que das pessoas capazes, que ali havia lhe dera o capitão Manoel Gonçalo Leite de Barros, e uma carta que lhe escreveu a camara da Villa de S. Fran

cisco sobre a duvida de quem havia de presidir a eleição de capitão-mór della seu ouvidor de Parnagoa, ou o de Santa Catharina, e a copia da resposte, que sobre isto mandara; e pede ao Sr. Vice-Rei a solução desta duvida. (Original), fls. 55, 1. 20.

MARÇO... 23. Responde ao officio de 22 de Dezembro do anno passado em que o Sr. Vice-Rei lhe determinara que mandasse para esta cidade o fardamento dos regimentos de Moura, e Estremós, que alli tinha ficado, o armamento, que estivesse naquelles armazens, que não pertencesse ao regimento daquella ilha, e artilharia nova de bronze, que para lá se mandara desde o anno de 1774, dizendo que o fardamento já viera o que mostra pelo papel, que remette debaixo do n. 1o, e por mais trez que remette debaixo dos numeros 2o, 3o, e 4 mostra o armamento, e artilhariaque se acha em ser, referindo os destinos, e descaminhos que, examinara nisto tinha havido, e diz que remetterá, o que existe deixando do armamento o necessario para o regimento daquella ilha no seu estado completo: tambem diz que hade remetter o trem de campanha, que ali se acha. (Original), fls. 63 1o. 2o.

[ocr errors]

Diz as providencias que dera, e noticias que descobria a resposta de Manoel Gonçalves fugitivo de Angola, cuja prisão o Sr. Vice-Rei lhe recommendou em officio de 24 de Fevereiro deste anno (Original), fls. 72 1o, 2o. 25. Avisa de ter morrido no principio de Fevereiro o vigario da freguezia de S. Miguel, e que mandara interinamente parochiar a dita freguezia ao Padre Manoel de Souza Menezes, por ser o menos doente dos clerigos que ali ha. (Original), fls. 73, 1o. 2o.

ABRIL.... 30. Avisa que neste dia chegará aquelle porto a fragata << Princeza do Brazil» de que é commandante Thomaz Esteves, e que ali não tinha outra demora, senão emquanto se contava o dinheiro, que levava desta Capital para aquella ilha, e para o Rio Grande e que o mestre da curveta «N. Senhora do Pilar» ali entregara José Francisco e Vicente Ferreira da Silva, com os quaes diz que se executou logo a ordem do Sr. Vice-Rei de 3 de Abril (Original), fls. 74, 1°. 2°.

MAIO..... 19. Avisa de ter recebido o officio do Sr. Vice-Rei de 14 de Abril deste anno em que se lhe determina que mande

fornecer ao Brigadeiro Sebastião Xavier da Veiga

Cabral da Camara governador interino do Rio Grande, ao coronel Raphael Pinto Bandeira e mais pessoas que com este passavão ao mesmo Rio Grande tudo o necessario para esta jornada; e duvidando sobre a quantidade, e qualidade dos mantimentos diz que arbitrara a dinheiros os ditos mantimentos; e os motivos porque abitrara menos do que lhe parecia se lhes devia dar, expondo-o ao Sr. Vice-Rei, para que parecendo lhe, os mandasse embolsar do resto: e remette uma lista em que declara as pessoas que cada official levava em sua companhia, notadas as que eram, ou não creados. (Original), fls. 76, 1o, 2o. MAIO..... 20. Representa a inutilidade das paradas estabelecidas nos districtos daquelle governo, e que continuam até esta Capital estabelecidas ali desde o Sul até o Norte, dizendo que em attenção aos incommodos desnecessarios dos paradeiros as teria tirado, se soubesse que as tinham estabelecido os governadores daquella ilha, mas que embaraçava lembrar-lhe que haveria para isso ordem do Sr. Vice-Rei antecedente. (Original), fls. 78, 1o. 2o.

JUNHO.... 9. Expoem as duvidas que se lhe offerece sobre quem deve conceder as sesmarias, e a quem se devem requerer as confirmações sobre a extenção que podem ter as datas de terra que concedem aos governadores daquella ilha e sobre os salarios, que devem perceber os demarcadores, remettendo a esse respeito uma cópia de um despacho do governador, que foi da mesma ilha Francisco de Souza Menezes, e outra de parte de uma carta do Sr. Vice-Rei Marquez do Lavradio para o governador que tambem foi da dita Ilha Francisco Antonio da Veiga Cabral (Original), fls. 80, 1o. 20.

A

1. Remette o mappa da receita do mez antecedente, e uma lista, em que mostra o estado daquelle regimento, declarando as praças delle, a que está na rezolução de dar baixa, fazendo varias reflexões sobre esta materia remette tambem uma relação da artilharia que mandara para o Porto da Armação das Balĉas, para que o administrador da mesma Armação, a vá remettendo para esta Capital nas embarcações do contracto. (Original), fls. 86, 19. 20.

30. Avisa de que escrevera á Junta da real fazenda, representando os motivos por que neste anno fora ali in

significante a colheita do linho e do canhamo, e o por que espera que para o anno seja mais abundante remette uma amostra de linhas feitas deste linho, referindo os motivos por que não vem na sua ultima perfeição e torna a lembrar que julga necessario para animar aquelles lavradores á cultura deste genero, e da coxonilha e remette o mappa deste mez: e avisa de que neste mez: e avisa de que ali chegara o Brigadeiro José Marcelino de Figueiredo, e dos motivos por que não lhe offierecia coisa alguma pela fazenda real. (Original), fls. 92, 1o. 2o.

JULHO.......... 8. Remette a informação que a camara daquella Villa fez

[ocr errors]

para os postos de sargento-mór, e capitães das or denanças, que se acham vagos refere a intriga que houve na eleição dos ditos postos e seu parecer a respeito das pessoas eleitas. (Original), fls. 9, 1o. 2o. 13. Avisa que neste navio se transporta para esta Capital o Brigadeiro José Marcelino de Figueiredo e refere o estado em que no dia onze deste mez arribara aquelle porto uma pequena embarcação hespanhola, dizendo que por outro navio que ficava a sahir depois deste diria o que a respeito della tivesse averiguado, e o que determinava praticar. (Original), fls. 99, 1o. 2o. » 25. Dá uma informação do que pôde averiguar a respeito do pau ipé do brejo quatorze toradas, e mais dois pedaços do dito pau, e uma relação da despeza que se fez com o corte dos trez paus, de que se tiraram aquellas toradas, refere o motivo por que se não póde formar calculo certo do que importara cada uma carregação da dita madeira, e adverte que sendo necessario mais algum corte, que é prejuizo que se faça antes que as arvores tomem folha nova; e se for necessario algum corte mais avultado, se devem desta Capital remetter para ali trez serrotes. (Original), fls. 100, 1o. 2o.

29. Remette uma carta para S. Magestade, e nella incluso o auto de arribada feita a embarcação hespanhola, de que trata no officio acima n. 18, e se refere tudo o que com a dita embarcação tem praticado. (Original), fls. 103, 1o. 2o.

[ocr errors]

Diz que em observancia da ordem,que o Sr. Vice-Rei lhe mandara no officio de 23 de Maio deste anno deixara só para o curativo do hospital o cirurgião do regimento, e para ajudante deste o que era do banco

e diz o motivo por que prefirira o 1o, sendo ambos igualmente habeis, como mostra por duas certidō 's que remette, diz tambem que mandara dar baixa a trez ajudantes de cirurgia do regimento, remettendo tambem a copia da portaria por que poz isto tudo em execução. disse que já tinha visto as ordens sobre as dietas do hospital, que o Sr. Vice-Rei lhe remetteu por copia no officio de 28 de Junho deste anno: mostrando o motivo por que ali se não pode dar vitela aos doentes, e que é mais conveniente á economia da fazenda real dar-lhes gallinha: e refere o que pratica para o hospital ser sempre administrado sem prejuizo da fazenda real. (Original), fis. 105, 1o. 2o. JULIO... 29. Avisa de que fallecera derepente o parocho da Igreja da Lagoa, e representa a necessidade que esta Igreja e a de S. Miguel têm de serem providas de Vigarios principalmente a da Lagoa, por ser de uma idade muito avançada o clerigo que áli está supprindo. (Original), fls. 109, 1o. 2o.

AGOSTO... 16. Remette a cópia das cartas que escreveu ao governador do Rio Grande, quando lhe remetteu a carta do capitão da embarcação hespanhola, de que trata nos officios ns. 18, e 20, para se mandar para S. Salvador: avisa de ter principiado uma reforma nas despezas da marinha: e pergunta as despezas que nas Igrejas se deve fazer por conta da fazenda real. (Original), fl. 110, 1. 2o.

[ocr errors]
[ocr errors]

Torna a dar uma noticia individual do estado da sua saúde, além da que já tinha dado no officio n. 2o (Original), fl. 114, 1. 2o.

Avisa de ter mandado observar com o padre frei Francisco de Salles o que o Sr. Vice-Rei lhe determinou no officio de 30 de junho deste anno, o qual já a esse tempo tinha mandado recolher á fortaleza por motivo, que elle dera para isso, e que este agora se achava naquella Villa, emquanto se curava de sua molestia. (Original), fl. 115, l. 2o. 23. Avisa do dia, em que tomou posse o ouvidor interino daquella comarca Bacharel Manoel Pires Querido Leal, e como este ali foi recebido: da du vida que sobre o pagar-se-lhe o ordenado por aquella provedoria, na mesma se moveu, remettendo a cópia della, e do despacho que interinamente dera emquanto espera a resolução do Sr. Vice-Rei: e

« AnteriorContinuar »