Imagens da página
PDF
ePub

mostra tambem os motivos por que emquanto não lhe constava da resolução do Sr. Vice-Rey a este respeito, mandara ao tenente commandante da fortaleza do Sul, a quem dantes estava encarregada, que tornasse a tomar contas da mesma estancia, e que a este desse contas o capitão José Luiz Marinho da administração della, que posteriormente se lhe tinha encarregado, pela ordem, de que remette a cópia com a relação do que se achou na mesma estancia, da qual tambem consta a despeza, que com ella fazia actualmente a fazenda real; dá parte dos motivos por que mandou pôr em arrematação os direitos da passagem do Rio Embaú (Original, fls. 288 liv. 1o).

DEZEMBRO. 12. Em consequencia do officio do Sr. Vice Rei de 1 de outubro refere individualmente tudo o que se tem passado com a residencia do hospital real daquella ilha, e o estado, em que se acham os edificios, em que tem estado mostra o motivo, por que se julga conveniente que a fazer-se hospitalnovo se edifique junto á residencia dos jesuitas servindo-se do quartel da companhia de granadeiros, e remette o calculo da despeza que faria esta obra, e dá parte de um concerto que mandara fazer em um quartel, e no antigo hospital na casa da residencia dos jesuitas, e mais algumas providencias, que intenta, para interi namente supprir a falta do novo hospital com mais commodidade dos doentes, e economia da fazenda real, e que já para este interino hospital (que poderá bem servir uns poucos de annos) no dia 9 deste mez mandara mudar os doentes abolindo as curas, existencias, que até ali se lhes faziam em casa de cada um pela falta de commodidade no hospital, que até então havia: dá tambem parte de outros concertos de despeza moderada necessarios, que está para mandar fazer em outros edificios, que respeitão ao serviço publico: em um P. D. avisa de que no sobredito novo hospital achara um quarto decente, que intentava destinar para nelle se curarem somente os officiaes, e cadetes; e de que quando passara aquella ordem para os doentes se mudarem para o sobredito hospital, os que se curavam fóra, antes quizeram dar baixa do que ir para elle, no que mostravam serem afectadas as molestias: oponta um

meio de diminuir a despeza, que a fazenda real ali faz com tres cirurgiões, que actualmente servem naquelle hospital conservando-se só um, aponta qual destes lhe parece justo conservar-se, e qual nomear-se cirurgião-mór do regimento: remette uma relação do tempo, em que os ditos cirurgiões foram examinados, e do tempo, que tem servido. (Original), fls 29, 1. 1°.

DEZEMBRO. 13. Remette o mappa da despeza do mez de outubro, e o mappa das despezas do mez de novembro: remette tambem um extracto da despeza, que se fez com os concertos dos quarteis dos soldados e outro da despeza, que se fez com as casas, que haviam servir para hospital, e com as barras para os doentes: diz o modo por que pretende ir regulando o pagamento de todas as folhas remette mais a cópia authentica de um conhecimento de 319$200, que recebera Luiz Vaz Monteiro administrador e cobrador dos dizimos para entregar ao tenente commandante da villa de S. Francisco para pagamento de uma porção de farinha, que se tinha mandado buscar á dita villa por conta da fazenda real, e como o dito cobrador dos dizimos se perdeu na embarcação, e tudo o que levava, duvida se deve ou não a fazenda real haver aquella quantia da herança deste defunto, e pede ao Sr. Vice-Rei resolução sobre isto. (Original), fls. 306, li. 1°.

14. Remette a cópia da resposta, que tinha dado a uma
carta do capitão Christovão de Almeida Corrêa
commandante da Villa da Laguna com data de 28
de novembro antecedente, em que lhe dava parte de
que tendo-lhe mandado dizer os officiaes, e mais
pessoas que constavam de uma relação, que remettia
que se achavam na barra, e que no seguint dia lhes
mandasse dar passagem, o que elle logo fizera, e
como lhe pediam mantimento, recorria a elle gover-
nador para lhe determinar o que nisto devia obrar,
como tambem sobre o modo de se transportarem,
e suas bagagens. (Original), fls. 320, li. 1o.
18. Remette um conhecimento dos generos que ali entre-
gou o mestre do navio Sacramento, remettidos desta
Capital para fornecimento do hospital real da quella
ilha: diz a despeza que ahi mandara pagar por
aquella provedoria, as pessoas mencionadas no officio

antecedente, que por ordem do Sr. Vice-Rei eram chamadas do Rio Grande a esta Capital, pela falta das providencias necessarias, com que deviam ter sahido daquelle continente, a qual em um P. D. diz que por idéa do escrivão da fazenda reduzida sómente a 468072 diz que logo expedira parada com a bolsa, e mais cartas, que nesta occasião recebera para o governador do Rio Grande. (Original), fls. 326, li. 1o.

INDICE

DOS

Officios dirigidos ao Ilm. e Exm. Sr. Luiz de Vasconcellos e Souza Vice-Rei deste Estado do Brasil pelo Governador da Ilha de Santa Catharina o Brigadeiro Francisco de Barros Moraes Araujo Teixeira Homem

1780

JANEIRO.. 7. Remette uma relação por mez das despezas, que no anno antecedente se fez no hospital com a tropa, e com os casaes mostrando que sempre a destes excedia muito á da tropa, até ao dia 10 de dezembro, do qual por diante a doente nenhum se continuou a assistir pela fazenda real fóra do hospital; remette um mappa por onde mostra as rações, que no dito hospital se davam aos doentes, e diz que parecendo-lhe exorbitantes, regular com economia, que The pareceu justa, as sobreditas rações por estabelecimentos, que remette por cópia, que mandou observar interinamente emquanto não consta se ha para isso algum regimento de S. Magestade, ou dos Srs. VV. R. R. deste Estado; pede ao Sr. ViceRei que defira com brevidade a representação, que The fizera o ouvidor sobre as despezas da diligencia de ir presidir as eleições dos Capitães-móres das Villas da Laguna, e S. Francisco deverem, ou não serem a sua custa, para se não demorarem as ditas eleições remette tambem a conta geral das dividas daquella provedoria do anno de 1773, para traz. (Original), fls. 5, 1. 2o.

24. Representa o estado da sua saude, afim de que chegando a ordem para se ir ás demarcações do sul, se então se achar impossibilitado se não presuma, representando-o nessa occasião, ser pretexto afectado. (Original), fls. 19, 1. 2o.

JANEIRO.. 27. Avisa do mais, que tem praticado a respeito da estancia da Arasatuba, e do que a respeito della lhe parece mais conveniente á fazenda real praticar-se, a vista de duas provisões juntas por certidão a um requerimento por elle escusado, que remette, juntamente com um documento, que ali achara que trata da estancia, e uma resposta da camara ao que a respeito della se lhe propozera; tinha tratado da mesma materia no officio n. 34 do anno antecedente: diz que os direitos das passagens do Rio de Embaú se arremataram por 9$500. (Original), fl. 21

liv. 2o.

FEVEREIRO 3. Avisa de ter entregado nos cofres daquella provedoria o capitão da corveta Santissimo Sacramento no dia 28 do mez antecedente seis contos de réis, que se remetteram desta Capital para pagamento de um quartel de folhas da mesma provedoria e doze contos para dalli se remetterem para o Rio Grande: diz que fica entregue da cópia que o Sr. Vice-Rei lhe remetteu em officio de 24 de dezembro do anno antecedente, do art. 2 do tratado de Aliança Defensiva, para seu governo; requer que se lhe mande um exemplar delle para si, e dous para os dous commandantes de S. Francisco, e da Villa da Laguna, mostra quanto foi mais diminuta, que antes do seu regulamento, a despeza do hospital com a tropa e casaes, depois delle no mez antecedente: refere a pretenção de Francisco de Salles de residir naquella Villa com o pretexto de ensinar latim, sendo capitão da fortaleza de Santa Cruz, e a resposta que lhe dera, remettendo-se para a decisão do Sr. Vice Rei. (Original). fls. 42, 1. 2o.

е

MARÇO... 20. Diz que tendo-o avisado o seu antecessor de que não tendo não só com que pagar soldos, mas nem ainda com que supprir a sua pequena menestra, dera baixa a varios soldados daquelle regimento para irem cuidar na cultura das terras daquelle governo, dos quaes uns estavam nos termos das ordens, outro não; mandara fazer uma lista de todos elles, para que se incorporassem outra vez ao regimento, os que não estivessem nas circumstancias devem obter a dita baixa, mas que não se resolve a fazer esta incorporação, como tambem a prover os officiaes inferiores, que estão vagos, sem saber pouco mais

« AnteriorContinuar »