Imagens da página
PDF
ePub

çada do regimento da mesma cidade, o qual ficara na naquella ilha, o qual requerimento lhe tinha remettido o Sr. Vice-Rei em officio de 19 de julho deste anno numero 4; informava dos motivos por que ainda ali se achava o dito aspeçada ; e avisa tambem com uma relação, que remette do numero de soldados daquelle regimento que se acham espalhados por aquella ilha, e que achando-se uns casados outros solteiros, como tudo consta da mesma relação, os que ali se acham casados pretendem ficar, e outros transportar-se, mas por falta de meios só o poderão fazer a custa da fazenda real; pede instrucções do que deve praticar nesta materia, e se (no caso, em que ali ficarem alguns dos ditos soldados) lhes hade mandar assentar praça no regimento daquella ilha. (Original) fls. 119' liv. 1°.

AGOSTO... 28. Remette a representação da camara da villa da Laguna sobre a duvida, que se lhe offerecia para a eleição do capitão-mór e sargento-mór das ordenanças, que estavam vagos, e a copia da resposta, que elle dera pedindo ao Vice-Rei uma decisiva; remette tambem relação das propostas que a camara daquella villa do Desterro tem feito para os postos das ordenanças, que se acham vagos, cujas informações haviam muito tempo que tinham vindo para esta capital, e como ali não constava, nem os que estavam providos, nem se as ditas informações se tinham perdido; pede sobre tudo, o que nesta materia se devia praticar, as instrucções necessarias. (Original) fls. 125, liv. 1°. SETEMBRO. 12. Representa a utilidade, que se segue a fazenda real de

consentir que seja nomeado capitão-mór das ordenanças da Villa da Laguna o capitão Christovão de Almeida Correa, como elle pede em uma carta inclusa neste mesmo officio; remette tambem um requerimento mandado informar ainda pelo Sr. Marquez Vice-Rei Antecessor, com a informação do tenente João da Costa da Silveira, na qual se mostra abrir-se o caminho para a Villa de Curitiba, que se pretende no mesmo requerimento, é muito util. (Original) fls. 155, li. 1".

OUTUBRO. 15. Mostra o grande desamparo de todos os soccorros espirituaes, em que se acha toda a povoação nova da enseada das Garoupas pelas grandes distancias (das quaes remette uma relação) em que aquelles habi

tantes estão da Matriz, e por isso mostra quanto é conveniente, e ao mesmo tempo util a fazenda real deferir-se ao requerimento incluso do capitão José Rebello, que pretende e se obriga a fazer a sua custa uma egreja naquelle sitio, com a condição, de que o façam embolsar da divida que consta da conta corrente junta ao mesmo requerimento; representa tambem que o mesmo desamparo espiritual experimentava actualmente todo o resto da mesma egreja, que é a de S. Miguel, pela incapacidade de paroco precedido de um estupor. (Original) fls. 147, liv. 1°.

OUTUBRO 21. Da parte que não executa esta a ordem para se recolher a Capital o capitão Christovão de Almeida Corrêa, que o Senhor Vice-Rei lhe mandou em officio de 12 de Setembro deste anno, sem nova ordem, emquanto recebe resposta do mesmo senhor ao que a respeito do dito capitão depois lhe represeniou no officio acima numero 18: diz que recebera do ajudante de ordens Camillo Maria Tolenet uma relação individual das alterações, que tem havido no regimento daquella ilha, por ordem do Sr. Vice-Rei, segundo a qual as mandará lançar no livro do registro do mesmo regimento, excepto o que dizia a respeito ao tenente Antonio Corrêa de Mesquita, para o que se regulara pelo officio do dito Sr. Vice-Rei de 29 de Maio deste anno: em um post data avisa de ter recebido outra ordem do Sr. Vice-Rei a respeito do capitão Christovão de Almeida Corrêa, em que se suspende aquella primeira, que o mandava recolher: dá parte que em virtude do officio do mesmo Sr. Vice-Rei de 1o deste mez mandara logo assentar praça a Francisco Caetano, e que o mesmo tinha praticado com os outros sujeitos que alli tinham chegado, contendo na lista, que por ordem do mesmo Sr. lhe remettera o sobredito aju. dante das ordens. (Original). fls. 157, 1. 1°.

[ocr errors]

22. Dá parte do modo por que se portara com um tenente do regimento daquella ilha chamado Pedro da Silva demandado por Antonio Luiz de Escobar por uma divida: remette uns papeis que o mesmo tenente lhe apresentara com um despacho do governador seu antecessor; e pede instrucções para o modo, porque se hade haver nos casos de serem os militares citados por dividas. (Ortginal). fls. 159, 1. 1°.

OUTUBRO 22. Remette tres conselhos de guerra, que se tinham feito : um delles do desertor José Velho, ao qual remette para esta Capital, por motivo do facto, que expɔem

neste mesmo officio, que faz duvidar que o dito José Velho, ou não Christão. (Original) fis. 161, 1. 1o.

»» Representa o embaraço em que se acha a respeito dos soldados que em virtude de uma ordem de S. Magestade para toda a America, requerem baixa por terem servido dez annos, tendo assentado praça voluntariamente, porque duvida que um numero tão grande tivesse assentado voluntariamente, e porque receia deixar o regimento com um numero de soldados muito pequeno, remette a cópia da ordem, que expediu para maior averiguação a este respeito, e as respostas, que recebera, e tambem a sobredita ordem. regia (Original). fis. 167, l. 1o. 23. Informa o requerimento do capitão

[ocr errors]
[ocr errors]

Manoel de Freitas Antunes, que o Sr. Vice-Rei lhe tinha remettido em officio de 12 de Setembro numero 8, e remette a copia da carta, que escrevera a varios sujeitos, que po diam informar sinceramente, com as mesmas informações, que elles deram: está depois deste requerimento uma petição com despacho do governador Francisco Antonio da Veiga Cabral da Camara, sobre o modo por que o dito capitão guardara a bandeira da fortaleza, que commandava, a qual tinha juntado entre outros papeis ao sobredito requerimento, que foi escuzado. (Original) fls. 185, I. 1o.

24. Avisa da noticia, que recebera do tenente João da Costa da Silveira commandante da Villa de S. Francisco, de terem ficado naquellas Villas de Parnaguá, Laguna e Santos algumas armas que ficaram aos soldados, quando fugiram debandados da ilha de Santa Catharina, remette um recibo de doze armas, que tinha recebido o capitão Franciseo Gonçalves Cordeiro da Villa da Laguna, o qual parava na mão do capitão-mór da Villa de S. Francisco Antonio Tavares: avisa tambem de ter mandado ordem ao sobredito tenente commandante da Villa de S. Francisco para que tendo occasião lhe remettesse nove armas, que dizia que tinha ali achado, e conservava (Original) fls. 221, 1. 1°.

» Sobre se pagarem ordenados a sachristães das igrejas daquella ilha, remette um requerimento de um

delles, e a copia de um § de uma carta do Secretario de Estado Diogo de Mendonça Corte Real a este respeito (Original) fis. 225, 1. 1.

OUTUBRO. 27. Avisa ter recebido o almoxarife daquella fazenda real daquella ilha, e ter-se-lhe carregado em receita 6:0005000 reis, e 200 lençoes, 100 fronhas, 100 cobertores para o hospital, que desta capital se remetteram com o officio de 1 de Outubro numero XVI: recommenda a lista dos similhantes soccorros: e torna a recommendar o restituirem-se a districto daquelle governo os direitos das passagens dos Rios Araringuá, e Mampituba, sobre o que faz algumas reflexões: remette dois conhecimentos, dos quaes consta ter-se ali recebido os ditos seis contos de reis e a roupa para o hospital. (Original). fls. 229, 1. 1o.

28. Em consequencia da ordem que o Sr. Vice-Rei lhe participou em officio de 2 do mesmo mez numero XVII informa sobre o estado actual, e emolumentos do officio do escrivão daquella provedoria, e remette uma instrucção, que ali deixou Sebastião Francisco Betamio, quando em virtude de uma provisão da junta da real fazenda desta capital examinou o livro, e mais papeis daquella provedoria. (Original). fls. 233, 1. 1o. Neste lugar está uma carta do ouvidor pela lei daquella illa em que pergunta ao Sr. Vice-Rei se, visto haver de ir a vila da Laguna por occasião da nomeação de capitão mór, devia receber da fazenda real a aposentadoria, e mais despeza do seu transporte, e dos seus officiaes, tem data de 2 de Novembro deste anno, e junta a ella está uma carta do governador da mesma ilha, que veio inclusa, na qual o mesmo governador lhe tinha respondido, a respeito da mesma materia. (Original).

NOVEMBRO 25. Dá parte de um celebre procedimento do juiz ordinario da ilha da Laguna a respeito do vigario da Igreja de Santa Anna, diz o modo por que se tem havido com o dito juiz ordinario, remette duas cartas que elle lhe escreveu com o tratado do auto, que o dito formou, e tambem uma carta, que o mesmo juiz escrevia ao bispo desta diocese. (Original). fls. 243, 1. 1°.

[ocr errors]

Avisa de terem ali chegado dois religiosos Franciscanos, que o Sr. Vice-Rei mandara para capellães das duas fortalezas principacs da barra do norte daquela e (?) do que praticara com elles, e do modo, por que se

houvera a respeito do que elles requeriam que se lhes desse alem do que rezavam as suas provisões, remette uma minuta do que naquella provedoria constava que se mandara dar por ordem do governador daquella iiha Francisco de Souza de Menezes religiosos. que ali tinham sido mandados para capellães das fortalezas pelo Vice-Rei o Illm. Exm. Sr. Conde de Azambuja (Original). fls. 270, 1. 1°.

NOVEMBRO 26. Remette uma informação, que não poderá vir com as que remetteu no officio acima numero 23 a respeito dos soldados dos cazaes, que alli tinham assentado praça voluntariamente: dá parte que em consequencia do officio do Sr. Vice de 2 de Outubro mandara intimar ao tenente Bartholomeu Fernandes Souto Maior que logo mandasse tirar a sua patente de capitão das ordenanças, e diz o mais, que com elle passara. (Original) fls. 274, 1. 1°.

Avisa da resolução, que tomara de mandar despedir os quatro remeiros e patrão da canoa da fortaleza da Ponte Grossa e ordenar que na canôa desta fortaleza remem soldados, assim como nas das outras, promettendo aos que remarem nas canoas desta dita fortaleza, da barra do Sul, e da de Santa Cruz certa porção modica por mez: mostrando os motivos, porque isto é conveniente com um post data avisa de ter recebido noticia de que na ilha de Ratonez algumas vezes com grande incommodo se não póde tirar agua da unica fonte, que alli ha, o que logo manda averiguar para lhe dar o remedio possivel. (Original) fls. 284, 1. 1°.

27. Representa o miseravel estado, em que a respeito de fardamento se acha o regimento daquella ilha, do qual á escesão de 80 ou 90 soldados, que se tinham fardado á sua custa, os mais até descalços andavam, e por isso nem exercicios podiam fazer com gravissimo prejuiso da disciplina militar, dá parte tambem de algumas providencias, de que se vai valendo para acudir ao menos ao necessario sustento do mesmo regimento, na impossibilidade de maior pagamento. (Original).fls. 286, 1. 1.

DEZEMBRO. 3. Mostra os motivos, por julgar que seria conveniente. vender-se da estancia de Arasatuba as rezes, que nella se acham, e dispor-se da mesma estancia do modo, que fosse mais conveniente a fazenda real, e

« AnteriorContinuar »