Imagens da página
PDF
ePub

deve formar no sertão que principia a povoar-se e The ordena o que a este respeito deve praticar.

DEZEMBRO. 4. Determina ao dito governador que lhe remetta um mappa da carga que dalli levar para Lisboa o navio Diana pertencente ao contracto da pesca das balêas que vai daquelle porto carregar effeitos do mesmo. contracto.

1790

MAIO..... 15. Determina ao governador interino que faça partir para

o Rio Grande o tenente Antonio Ignacio Rodrigues facilitando-lhe os transportes, assim como ao coronel Joaquim José Ribeiro da Costa quando alli chegar do Rio Grande para se recolher a esta Capital: e responde ao officio do dito governador n. 7.

17. Remette ao dito governador um requerimento do alferes que foi do regimento daquella ilha João de Bittencourt Pereira Machado para informar sobre elle: e responde ao officio do mesmo governador n. 5 deste anno a respeito do que deve praticar com o capitão de auxiliares José Francisco de Souza Machado.

INDICE

DOS

Officios do governador da ilha de Santa Catharina dirigidos ao IIIm. e Exm. Sr. Luiz de Vasconcellos e Souza vice-rei e capitão general deste Estado do Brasil

177779

ABRIL.... 17. Neste logar vão as reflexões, que fez o engenheiro Francisco João Roscio sobre as difficuldades e embaraços, que achava, e era necessario vencer para se executar a demarcação de limites na divisão, que corresponde a esta Capital com a fronteira de Hespanha. Aqui pertencia uma sucinta resposta do governador da ilha de Santa Catharina ás sobreditas reflexões, de que faz menção o officio para côrte deste mesmo anno 1779 n. IV, cujo o original se remetteu justamente com o dito officio e não ficou copia, porque não continha outra cousa, do que uma simples confirmação daquellas mesmas reflexões. (Original) fls. 15, 1. 1o.

MAIO..... 24. Responde o mesmo governador de Santa Catharina Francisco de Barros Moraes Araujo Teixeira Homem

ás sobreditas reflexões mais largamente. (Original)

fls. 29, 1. 1°.

JULHɔ........ 7. Remelte o calculo da despeza, que alli faz a fazenda reai por mez, e por anno pagando-se tudo o que se deve pagar e outra da que actualmente se fazia, ficando por pagar quasi a metade do que se deve pagar; remette tambem incluso no dito calculo o orçamento do rendimento que alli tem a fazenda real, o qual diz ser nesse anno mais diminuto em attenção á sua clausula favoravel ao contratador dos dizimos da mesma ilha, com que o Sr. Marquez antecessor lhe mandara arrendar os

ditos dizimos, a qual diz não ser conveniente : representa a consternação em que se acha ali por causa das dividas da fazenda real toda aquella ilha, achando-se a tempo sem fardamentos, nem soldos de muitos annos, e o mais credores tambem sem já poderem supportar tão grandes dividas, sendo uma das mais importantes a do boticario. Representa o estado em que se acham, e de que necessitam, para conservarem o armazem das farinhas, os reparos da artilharia, a igreja matriz, e outros edificios. Dá parte da resolução que tomara de mandar que a uns sargentos, que havia nas fortalezas da mesma ilha com titulo de almoxarifes, que percebiam além do soldo de sargento mais 160 réis, se pagassem mais, do que o soldo de sargento, por não apparecer ordem alguma parà aquelle augmento de 160 réis; e remette a copia da portaria por que determinou isto, refere os meios, que vai procurando para ir supprindo tantas faltas, para as quaes pede efficazmente as providencias necessarias. (Original) fls. 39, l. 1o.

JULHO.... 8. Representa que injustamente se cobram direitos das

passagens dos rios Araringuá e Manpituba pela provedoria da fazenda real do Rio Grande, devendo-se cobrar pela provedoria daquella ilha por onde antigamente se cobravão e aonde pertencem: pede-se que dêem providencias para se remediar isto, pelo prejuizo, que daqui se segue aos que cobram seus ordenados, e soldos pelas folhas ecclesiasticas, civil e militar daquella ilha, em virtude de uma ordem regia, de que remette a cópia por certidão. (Original) fls. 69, liv. 1°.

>> Requer que se mande retirar da Villa da Laguna o capitão de um dos regimentos desta capital Christovão de Almeida Corrêa (visto cessar o motivo por que o Sr. Marquez Vice-Rei antecessor. o mandara para ali ajudar ao capitão, que então na occasião da expedição das portas ali fora posto pelo mesmo senhor para governar aquella villa) e que de primeiro contas na provedoria daquella ilha; requer tambem que ou se mande recolher ao regimento da mesma ilha, ou se lhe declare se está incorporado em algum regimento desta capital o alferes Francisco Gregorio Dormundo, para se lhe poder naquelle regimento juntar a nota de vago ao seu posto. (Original) fls. 75, liv. 1.

JULHO.... 12. Pergunta que se podem servir de presidentes dos con

[ocr errors]

selhos de guerra, o sargento-mór de auxiliares, e o capitão mais antigo e mandante, que estava servindo de sargento-mór no regimento. (Original) fls. 77, liv. 1°.

Dá parte do abuso, que achara de se curarem no hospital real daquella ilha todos os pobres della, quando S. Magestade só o destinara para os doentes pobres dos casaes, que vieram das ilhas apovoar aquella, e seu continente; da pouca capacidade que tem a casa de residencia dos jesuitas, que actualmente serve de hospital, por terem os castelhanos arrazado o antigo, que acommodava 400 doentes; e da falta absoluta da roupa necessaria, em que se acha o mesmo hospital, o que, e a pouca capacidade da casa, obrigava a que a fazenda real supprisse aos pobres doentes para se curarem nas casas, o que cedia em prejuizo notavel da mesma fazenda real; por estes motivos pede nesta materia as providencias necessarias. (Original) fls. 79, liv. 1°.

14. Remette uma relação do que se deve pela provedoria da

fazenda real daquella ilha desde o anno 1774 até ao anno 1779, e no fim no que se reputa a duvida dos antecedentes, da qual diz que não remette já a relação por se não poder concluir com tanta brevidade, porque depende de maior averiguação. (Original) fls. 81,

liv. 1°.

AGOSTO... 2. Faz algumas reflexões e pondera as duvidas, que se lhe offerecem sobre o officio do secretario de estado Martinho de Mello e Castro, de 27 de janeiro deste anno de 1779 a respeito do modo de se executar a demarcação de limites em virtude do tratado preliminar, do qual officio o Sr. Vice-Rei lhe tinha remettido. (Original) fls. 91, liv. 1o.

» Diz o que continham as relações, que já tinha remettido. para esta capital no seu officio deste anno n. 3, e remette um mappa (segundo o modelo, que S. Magestade mandou aos regimentos) de todas as praças militares daquella ilha e dos seus respectivos vencimentos, assim no seu pé completo, como no actual; e tambem remette uma relação do que ali se deve a fazenda real com os nomes dos devedores. (Original) fls. 105, liv. 1o.

3. Pede que se lhe remettam os livros da secretaria do

governo daquella ilha, que tinha trazido para esta capital o governador Pedro Antonio; e tambem of livro do registro do regimento della que trouxe o cɔronel do mesmo regimento. (Original) fls. 103, liv. 1o.

AGOSTO... 3. Representa que lançando-se nas despezas, que se devem fazer com as fortificações a de dois capellães, que dantes havia nas fortalezas daquella ilha Ponte Grossa, e Santa Cruz esta presentemente se não faz por não haverem os ditos dois capellães, cuja falta é de gravissimo prejuizo espiritual não só para os soldados das mesmas fortalezas, mas tambem para um grande numero de vizinhos da fortaleza de Santa Cruz, que pela grande distancia, em que fica a Matriz, ficavam sem missa, quasi todos os Domingos, e Dias Santos; pede a este respeito as providenias necessarias. (Original) fls. 111, liv. 1o.

12

>> Representa que a falta de ouvidor letrado naquella ilha é de pessimas consequencias, não havendo ali uma pessoa, que não ignore absolutamente o que é direito, e até a mesma pratica dos auditorios. (Original) fls. 113, liv. 1o.

» Representa as razões, que havia para se dever conservar no officio o actual escrivão da fazenda (Original) fls. 115, liv. 1o.

28. Avisa ter recebido um caixote dos livros, e papeis pertencentes áquelle governo, que constavam do inventario, que o Sr. Vice-Rei lhe remetteu em officio de 19 de julho deste anno e a cópia da carta regia de data de 23 de janeiro deste mesmo anno a respeito da demarca ção, sobre o que pede ao Sr. Vice-Rei que na resposta, que lhe der as duvidas e reflexões, que elle fez no officio acima n. 2 lhe torne a excitar a lembrança das mesmas instrucções, que nesta materia lhe tinha communicado; avisa ter-se-lhe tambem entregado o desertor Domingos Rodrigues Xavier, a respeito do que observara o que o Sr. Vice-Rei determinava no officio de 22 de julho deste anno; e avisa tambem que na mesma embarcação ali chegara o tenente José Maria Mena, o qual se demorará alguns dias antes de passar o Rio Grande, por causa de molestia com que elle e sua familia chegaram. (Original) fls. 117, liv. 10.

>>

Remette um requerimento de Maria Silva da cidade do
Porto a respeito de seu marido João Monteiro aspe-

« AnteriorContinuar »