Imagens da página
PDF
ePub

receia que se lembrem de lhe fazer pagar as casas que até agora lhe deram gratuitas para sua aposentadoria. (Original, fis. 29, liv. 3°.)

DEZEMBRO 20. Remette as cópias de varios officios em que mostra o mais qué se passou sobre a pretendida restituição dos effeitos que já havia recebido, por não constarem dos inventarios dos hespanhóes, e sobre o recebimento de seis presioneiros portuguezes que chegaram de Mendonça: avisa de ter chegado da corte de Madrid ordem para se assistir ao brigadeiro José Custodio com o soldo de coronel de infanteria. (Original, fls. 33, liv. 3°.)

1785

JANEIRO.... 4. Mostra como o commissario hespanhol, com o pretexto do que se praticou no Rio Grande, quer tirar toda a esperança de se nos restituir coisa alguma mais das que ainda nos faltam. (Original, fls. 3, liv. 3°.)

[ocr errors]

7. Trata da mesma materia, mostrando confirmado o systema do commissario hespanhol pelo vice rei daquellas provincias. (Original, fls. 6, liv. 3°.)

30. Responde a um officio do Sr. Vice Rei de 30 de Dezembro do anno antecedente, que agora recebe com demora de tres mezes, não podendo por este motivo ter pedido mais cêdo ao governador do Rio Grande os documentos que o dito senhor lhe determina, para instar aos hespanhóes. (Original, fls. 8, liv. 3°.)

MAIO...... 23. Trata da mesma materia das restituições, mostrando ter posto em pratica o que o Sr. Vice Rei lhe determinara a este respeito nos officios de 30 de Dezembro do anno passado e 5 de Março do presente, a cavilação de que usam os hespanhóes para illudirem as suas instancias pelo resto das mesmas restituições, não lhes dando resposta, e até demorando-lhe os documentos de quanto se ficava devendo á coroa de Portugal, que o vice rei daquellas provincias lhe insinuara, ha mais de 4 mezes, que lhe mandaria dar: assim como as copias dos termos e escriptos de tudo o que nas juntas se assentou a

respeito da forma das ditas restituições, que ha mais de um mez pediu por um officio. (Original, fls. 9, liv. 3°.)

AGOSTO.... 6. Trata da mesma materia, mostrando não ter recebido até agora resposta alguma ás suas instancias, e a que lhe deu agora o vice rei daquellas provincias, a que lhe repetiu pelo documento que requereu do accordado nas juntas sobre as referidas restituições. (Original, fls. 14, liv. 3°.)

OUTUBRO... 20. Dá conta de ter apresentado ao vice rei daquellas provincias os documentos da despeza que neste porto fez o bergantim de S. Magestade Catholica N. S. do Rosario-, e que se lhe respondera se havia satisfazer promptamente. (Original, fls. 19, liv. 3°.)

FEVEREIRO

1786

9. Representa ao Sr. Vice Rei que, a respeito das restituições continuando o mesmo silencio da côrte de Hespanha ás contas do vice rei de Buenos Ayres, continúa este a não responder às suas instancias, querendo só dar a entender que nos tribunaes de contas se trabalha em tirar relações exactas do que na Colonia se não restituiu, ao mesmo tempo que se conhece que em tal se não trabalha e que passando as pedir as cópias dos termos do pateado e discordado nas juntas, não tivera resposta, não restando meio algum para conseguir a conclusão deste negocio: avisa tambem de ter recebido os documentos que o Sr. Vice Rei lhe remetteu sobre as differenças que se acharam nos inventarios e relações da Colonia. (Original, fls. 3, liv. 4°.)

» Avisa das diligencias que fez pela cobrança da despeza com que nesta cidade se suppriu a sumaca hespanhola << N. S. do Rosario », e dos motivos de tanta demora, e que ainda não poude concluir a dos trezentos pesos que na mesma occasião aqui se emprestaram a D. Agostinho de Figueiròa: avisa tambem de ter aportado a Monte Vidéo uma embarcação portugueza, com duzentos negros, que se diz ser da Bahia, e se espera maior porção para com

pletar o numero dos seiscentos, para os quaes conseguiria licença de ambas as cortes um interessado: e refere o modo porque se acham alli presos um Manoel Machado Portuguez, e dizem que um ourives desta cidade, que tinham ido na sumaca hespanhola. (Original, fls. 5, liv. 4°.)

MARÇO... 14. Avisa do que se tem alli praticado com a sumaca da Bahia de que trata no officio antecedente das instancias que continúa a fazer pelos 300 pesos emprestados a D. Agostinho de Figueirôa: de se achar o brigadeiro José Custodio no serviço de Hespanha com o mesmo posto e de ter alli aportado uma embarcação de Pernambuco conduzindo hespanhóes que lá haviam naufragado. (Original, fls. 8, liv. 4°.)

JULHO.... 18. Responde, ao officio do Sr. Vice Rei de 13 de Maio deste anno, que fizera quarta instancia áquelle vice rei sobre os particulares da sua commissão, da qual ainda não tivera resposta: refere os motivos porque se persuade de que aquella indicisão não nasce de systhema particular do vice rei, mas da falta de resolução da côrte de Hespanha ás suas contas, referindo as razões porque assenta que o mesmo vice rei desconfiando delle deseja aquella commissão : avisa de estar já embolsado, não só do supprimento da sumaca hespanhola «N. S. do Rosario »>, mas tambem do que se emprestou a D. Agostinho de Figueirôa, esperando occasião opportuna para a remessa e de que não tem noticia de apparecer em Monte Vidéo o cirurgião desertor da feitoria do linho canhamo. (Original, fls. 10, liv. 4.)

OUTUBRO.. 5. Avisa de remetter nesta occasião o dinheiro de que trata no officio antecedente: e do que em Monte Vidéo se praticara com a 2a sumaca da Bahia que alli aportara com negros pertencentes á mesma negociação, de que trata nos officios de 9 de Fevereiro e 14 de Março deste anno ns. 2o e 3o, na qual vinha o mesmo interessado, que é um castelhano. (Original, fis. 13, liv. 4.)

8. Remette ao Sr. Vice Rei a copia da resposta que aquelle vice rei por fim dera á sua ultima instancia: avisa do que depois, bem pelo contrario da mesma resposta, o commissario do dito vice rei disse em uma junta, dispoticamente e em tom decisivo, a respeito da importancia das embarcações e dos bens da Colonia, e

do mais que effectivamente se pede, accrescentandose que só restava apresentarem-se documentos justificados das dividas e do mais que as duas côrtes pretendem, e mandando-se-lhe uma relação das que se carregam á côrte de Portugal, entre as quaes ha algumas antiquissimas, a qual relação remette, e refere os protestos que na junta fizera, e remette o officio que ao dito vice rei dirigira a este respeito: pedindo sobre tudo isto instrucções ao Sr. Vice Rei. (Original, fls. 14, liv. 4°.)

OUTUBRO.. 25. Remette a copia da resposta que dêo aquelle vice rei ao officio que ultimamente lhe dirigiu, pedindo-lhe agora a razão das pretenções que tem contra a coroa de Hespanha, sendo isto o mesmo que desde o principio se tinha mostrado, justificado, e disputado nas juntas. (Original, fls. 18, liv. 4o.)

1787

JANEIRO... 3. Remette por copias os officios que dirigiu ao Sr. Vice Rei com datas de 8 e 25 de Outubro do anno antecedente, e o resumo das nossas pretenções, que dirigira ao vice rei do Rio da Prata: avisa da noticia, que tem, de estar na cidade de Paraguay toda a tomadia feita na fortaleza de Iguatemy: de ter reclamado o mulato escravo do sargento José Joaquim Rodriguez, e não se lhe responder: de ter para alli vindo um frade da provincia do Carmo desta capitania chamado Fr. Leandro: de ter noticia de que antecedentemente chegara outro em habito clerical conduzido da Bahia: e de que nesta occasião remette a Luiz Antonio Tinoco da Silva os trezentos pezos com que assistiu a setia hespanhola, que promptamente se lhe haviam entregado. (Original, fls. 3, liv. 4o.)

MARÇO.... 21. Dá conta do pouco caso que o vice rei do Rio da Prata faz das suas reclamações pelos contrabandistas portuguezes, e mulato, de que trata no officio antecedente da falta de agasalho com que alli se tratou uma embarcação portugueza, que ia para o Rio Grande e arribou precisada de um ferro de ter aquelle vice rei mandado embarcar para o Rio Grande

ao Fr. Leandro do Carmo, de que fallou no officio antecedente, e outro franciscano chamado Fr. Pedro que alli veio remettido de Missões e de que fica d'alli a sahir para o Rio Grande um casal da Colonia, fazendo a despeza á sua custa. (Original, fls. 11, liv. 4°.)

MARÇO.. .. 21. Remette por copia o officio que ultimamente recebera do vice rei do Rio da Prata com as contas do de que reciprocamente se faz cargo a ambas as corôas, dando-se-lhe a entender que alli não tem mais que tratar, e que tudo o que resta se hade decidir pelas côrtes: remette tambem por copia a resposta que dera ao dito officio daquelle vice rei, mostrando-lhe sem rebuço a razão das nossas pretenções, e a futilidade dos pretextos com que da sua parte tem illudido toda a boa fé. (Original, fls. 12, liv. 4°.)

JULHO..... 4. Responde ao officio do Sr. Vice Rei de 10 de Março deste anno sobre não se acharem nos archivos desta Junta da Real Fazenda documentos de dividas da demarcação do anno 1757: dá conta de não ter recebido ainda resposta do officio ultimo que dirigiu ao vice rei do Rio da Prata, de que remette copia no officio antecedente: de ter fugido da prisão em que alli se achava o cirurgião que desertou da real feitoria do linho canhamo: e da resposta que teve da segunda reclamação que fizera pelo mulato escravo do sargento José Joaquim Rodriguez. (Original, fis. 26, liv. 4°.)

Representa ao Sr. Vice Rei os serviços, merecimentos e boa conducta do porta bandeira do regimento de infanteria de S. Paulo, João Damasceno, que ha nove annos se acha no expediente daquella diligencia sem adiantamento algum. (Original, fils. 29, li. 4.)

NOVEMBRO 21. Torna a dar conta de não ter recebido resposta do ultimo officio que escreveu ao vice rei do Rio da Prata : do muito que alli se trabalha por inventar novos estratagemas para a dita resposta: do receio, que tem, de que o fallecimento do ministro das Indias de Hespanha não augmente mais as demoras na decisão das dependencias da sua commissão: e de que não tem documento algum da tomadia que se fez no Iguatemy. (Original, fls. 30, liv. 4.)

« AnteriorContinuar »