Imagens da página
PDF
ePub

MAJO..... 22. Dá ao mesmo Governador interino varias instrucções para o Governo daquella Ilha, as quaes iam juntas

á nomeação.

JULHO.... 19. Responde ao officio deste Governador de 17 de Junho findo n. 1 em que este lhe dá conta da sua chegada

áquella Ilha, e do que vai tratando com o seu successor: e de quem elegêo para a diligencia para a pesca das perolas no Rio de S. Francisco: determinando-lhe o que devia praticar a respeito do commandante da mesma Villa.

28. Determina ao dito Governador que faça expedir com

brevidade a embarcação Santissimo Sacramento, que remetta áquelle Porto para carregar fazendas para os armazens reaes e o avisa de que brevemente hade alli ir o hiate S. Josè para o mesmo

fim.

SETEMBRO 20. Responde ao officio deste Governador n. 3 approvando o plano, que este seguiu para se instruir do verdadeiro. estado da plantação da coxonilha naquelle paiz e tudo o mais que a este respeito pondera e responde igualmente aos officios 4° e 7° approvando as providencias que o mesmo Governador tem dado, e intenta para prevenir a falta de farinhas que alli se entra a experimentar.

22. Responde ao officio n. 8 que chegara a embarcação de S. Magestade Santissimo Sacramento com a carga de farinha e o avisa de que nesta occasião para lá manda o hiate S. José, para o mesmo fim e por elle os generos para as fardetas do Regimento daquella Ilha, que constam da relação que foi com este officio.

OUTUBRO.. 22. Responde ao officio n. 9: approvando aproveitar-se o offerecimento do alferes Antonio José da Costa para o descobrimento do sertão que fica a Oeste da Ilha, passando a portaria que elle pretende, e dá ao Governador a insinuação das instrucções e cautelas, com que se deve fazer esta diligencia.

DEZEMBRO. 30. Responde ao officio n. 11 sobre o soldado sentenciado Manoel Pereira Gomes, mandando-o soltar.

>> >> Responde ao officio deste Governador n. 10, approvando que elle com as justas medidas faça reclutar para preencher as faltas de praças do Regimento daquella Ilha e assegurando-lhe que não hade descuidar de remetter para o mesmo Regimento alguns soldados artifices: e avisa de ter recebido os mappas

e contas correntes dos mezes de setembro e outubro e a relação dos petrechos que existem naquella Ilha.

1787

FEVEREIRO 21. Avisa ao dito Governador do que manda apontar pelo commandante do continente do Rio Grande para o transporte do Coronel Joaquim José Ribeiro da Costa, que passa com a sua familia áquelle continente e lhe determina tambem o que deve praticar para o mesmo fim.

JUNHO.... 2. Responde ao officio n. 1 deste anno; approva e louva a efficacia do Governador a respeito do augmento da cultura da coxonilha; insinuando-lhe o que lhe parece mais conveniente se pratique com o pagamento deste genero; e approva que continuem as licenças aos soldados de que o mesmo Governador trata no referido officio, deixando ao seu arbitrio a disciplina do Regimento nas occasiões opportunas. JULHO..... 12. Recommenda ao Governador da maior exacção na expedição das embarcações que os actuaes administradores do contracto dos fornecimentos das tropas do Rio Grande mandaram aos portos daquella Ilha carregar farinha para o mesmo fornecimento, devendo ser preferidas a outras quaesquer.

28. Participa ao dito Governador a ida do novo Ouvidor para aquella Ilha Luiz Carlos Muniz Barreto.

SETEMBRO 30. Responde ao officio do dito Governador de 24 de Junho deste anno; sobre o meio que este apontara de preencher o Regimento daquella Ilha, recrutando tambem individuos cazados; e sobre a melhor forma de se ir fazendo o pagamento da coxonilha sem encommodo das partes, nem inconvenientes para a Fazenda Real, e o avisa de ter recebido por guia do ajudante de ordens as perolas e marisco que o mesmo Governador remettera, louvando-lhe, e recommendandoThe muito toda a efficacia na investigação e descobrimento de semelhantes raridades.

OUTUBRO.. 31. Responde ao officio do dito Governador de 14 de setembro deste anno, em que remetteu a continuação da derrota do alferes Antonio José da Costa pelo sertão daquella Ilha até que encontrou a estrada de cima

da serra; recommenda a maior efficacia em se effectuar o caminho daquella Villa para a dita estrada, apontando o meio que para este fim se deve seguir; approva o destacamento nas margens do Rio Santa Clara; pondera o que lhe parece sobre as usurpações do terreno daquelle districto feitas pela Capitania de S. Paulo; e lhe adverte que louve muito esta tão importante e trabalhosa diligencia ao referido alferes Antonio José da Costa.

1788

JANEIRO... 29. Participa a este Governador a ordem que recebera de S. Magestade para serem isemptos por esta 1a vez sómente dos direitos e emolumentos da entrada e sahida dos trigos e farinhas, que carregarem no porto do continente do Rio Grande duas embarcações, que a esse fim ali a mandão alguns negociantes de Lisboa, assim como a aduéla precisa para o seu barrilame.

ABRIL.... 11. Responde aos officios, em que o dito Governador trata do novo estabelecimento do sertão e das providencias, que a este respeito tem dado, approva as instrucções que o mesmo Governador deu ao official commandante da Guarda, que mandou postar no dito sertão; mostra como da Villa das Lages se poderá conseguir o fornecimento para aquelle destacamento, e que é conveniente que ás praças delle se paguem promptamente os soldos e rações diarias, e que se lhes forneçam as ferramentas precisas para irem alli fazendo os seus alojamentos e algumas plantações; insinua-lhe o que deve praticar para se evitar o abuso dos que possuem terrenos sem titulos legitimos, ou o não cultivam, e para a maior brevidade na expedição dos requerimentos dos sesmeiros; e o avisa da boa qualidade e prestimo, que pelas experiencias se descobriu na resina dos pinheiros do dito sertão daquella Ilha, remettendo uma instrucção e preparos para se extrahir a dita resina, e se conseguirem os effeitos uteis que della se podem tirar.

MAIO..... 29. Avisa ao dito Governador de que remette as importan

cias de duas porções de coxonilha, que viera daquella

Ilha, e do motivo por que não póde já remetter algum dinheiro para as despezas daquella Provedoria.

JUNHO.... 8. Responde ao officio do dito Governador n. 5 deste anno determinando-lhe o que deve praticar em consequencia da insolencia do porta-bandeira Manoel Zeferino; e remette despachado um requerimento da irmandade do Senhor dos Passos daquella Villa sobre um terreno, de que precisa para hospital.

AGOSTO... 30. Responde aos officios do dito Governador ns. 8 e 9 10 sobre o que deve servir de Audictor do Regimento daquella Ilha; sobre o que deve praticar com o soldado desertor do mesmo Regimento José Francisco Braga, que voluntariamente se apresentou na Villa das Lages ao Tenente João da Costa da Silveira e sobre a conta que lhe deu sobre a desacordada e extravagante resolução que o Ouvidor e Camara daquella Villa tomarão de representar a Sua Magestade a construcção de uma Alfandega na dita Ilha com o consentimento do mesmo Governador, nem se The ter participado.

SETEMBRO. 11. Determina ao dito Governador, que para a execução do Decreto de 27 de Setembro do anno proximo passado, passe ordem ao commandante do Regimento da Guarnição daquella Ilha, para lhe entregar as propostas dos postos vagos do mesmo Regimento, e dos que forem vagando, assim como de tres em tres mezes as relações geraes e circumstanciadas da conducta, prestimo, merecimento e actividade dos mesmos officiaes; e que o dito Governador lhe remetta, assim aquellas, como estas, acompanhando umas e outras das suas observações particulares, e nas das ultimas a informação do merecimento do mesmo commandante, e dos outros officiaes que estão empregados naquelle Districto, e não pertencem ao dito Regimento.

[ocr errors]

12. Remette a importancia de uma quantidade de coxonilha e outra de linho daquella Ilha mandadas pelo dito Governador e lhe determina que com a maior diligencia faça comprar uma boa porção de farinha ao menos 10.000 alqueires, e que avize do preço, porque assim esta porção como a mais que se poder achar, para se remetter a importancia do pagamento de toda e irem embarcações para transportar para esta Capital.

NOVEMBRO 27. Avisa ao dito Governador de que vão duas embracações para transportar daquella ilha o resto da madeira e os 8.000 alqueires de farinha que se acham promptos, de que o mestre de uma dellas Sebastião Corrêa Sarrafama leva a importancia para o pagamento da mesma farinha e lhe recommenda que avise com antecipação, quando alli houver maior abundancia deste genero.

DEZEMBRO. 9. Remette a importancia de uma porção de coxonilha que acompanhou o officio do dito Governador de 12 de novembro proximo.

1789

JUNHO.... 6. Remette a este Governador a importancia de 259$ de uma porção de coxonilha que veio pelo mestre do corsario de S. Magestade « SS. Sacramento », e 450$ para a factura dos pranchões que se encommendaram para os reparos de artilharia desta Capital insinuaThe o que se deve fazer praticar com o transporte dos mesmos pranchões e com o resto da farinha que se havia encommendado para os armazens reaes desta Capital; e pergunta se falta ainda para vir alguma madeira da encommenda grande.

JULHO..... 4. Recommenda ao dito Governador que facilite a compra das farinhas, que alli mandaram buscar para o forne.

cimento da tropa do Rio Grande os contratadores daquelle municipio.

AGOSTO... 1. Responde aos officios do dito governador ns. 7 e 11 deste anno remettendo-lhe 326$720 de uma porção de cexonilha e participa-lhe o modo por que fica cuidando na providencia de parocho para o estabelecimento do sertão.

SETEMBRO. 19. Responde ao officio n. 8 deste anno remettendo o conselho de guerra feito ao cabo do regimento da mesma

Ilha João Alves da Costa e dando os motivos por que confirmara a sentença e porque demorara esta resolução.

DEZEMBRO. 2. Responde ao officio deste governador n. 15; remettendo-lhe 126$320, importancia de uma porção de coxonilha e outra de linho canhamo: participa-lhe a providencia em que assentara com o bispo desta diocese sobre o parocho para nova igreja que se

« AnteriorContinuar »