Imagens da página
PDF
ePub

FEVEREIRO 16. Dá conta o coronel commandante do estado a que, na real feitoria do linho canhamo, achou reduzido quasi todo o linho plantado em terra de campo, e do muito que tem crescido o que se piantou em terra de matto, e de um corral para a pesca de peixe, que mandara fazer na mesma feitoria e diz que fica entregue da carta do Sr. Vice-Rei de 21 de Janeiro deste anno com o conhecimento dos generos, que levou a sumaca « Divino Espirito Santo >> para serem transportados à dita feitoria. (Original) fls. 36, liv. 7o.

[subsumed][ocr errors][merged small]

Remette o mappa do mez da tropa daquelle continente, e o particular da legião do seu commando. (Original) fls. 37, liv. 7o.

23. Remette o nosso 2o commissario da demarcação o plano da demarcação de Tahim, e as copias de toda a correspondencia que tem tido com o nosso 1o commissario, donde se vê tudo o que tem havido desde 4 de Dezembro do anno passado em diante. (Original) fls. 38, liv. 7o.

24. Remette o governador uma relação, assignada pelo

patrão mór, dos generos necessario, para a marinha da villa do Rio Grande. (Original) fls. 44, liv. 7°. 28. Remette um officio do 1o commissario hespanhol, a copia da resposta que lhe dera, dois officios do nosso 2o commissario, e as copias das respostas que tambem a este dera, em que mostra os frivolos pretextos e cavilações com que, assim o 1o commissario como o 2o commissario hespanhóes, pretendem atrazar e illudir o importante reconhecimento da vertente da lagoa de Merim. (Original) fls. 46, liv. 7°.

Remette outro officio do 1o commissario hespanhol da demarcação, em que ainda antes de concluido o reconhecimento das vertentes da lagoa de Merim pretende que se colloquem marcos nos terrenos duvidosos, a qual resolução se deixou affecta às duas côrtes: e remette tambem a copia da sua resposta. (Original) fls. 75, liv. 7°.

» Remette a conta da thesouraria da demarcação dos limites desde o 1o de Março de 1783 até ao fim do presente mez de Fevereiro, e tres mappas, um dos individuos empregados na mesma demarcação, outro dos capatazes, piões, e carretas, e outro das

munições de bocca e de guerra, e mais effeitos e generos, que pertencem aos mezes de Novembro e Dezembro do anno antecedente, e Janeiro do presente. Original) fls. 79, liv. 7°.

MARÇO..... 8. Dá conta o dito governador de que nomeara interinamente o capitão agregado do regimento de dragões para o commando do esquadrão empregado na demarcação de limites,para supprir a falta do capitão Carlos José da Costa e Silva, que passou a tenente coronel da legião de cavallaria ligeira. (Original) fls. 81, liv. 7°.

10. Dá conta da estranha proposta, que lhe fez o 1o commissario hespanhol D. José Varella, pretenden⚫ do que se façam desalojar alguns moradores portuguezes estabelecidos ha annos pacificamente na margem meridional do rio Piratini remette o original do officio do dito commissario hespanhol sobre esta materia, e a copia da sua resposta: e remette tambem uma relação dos primeiros moradores estabelecidos na sobredita margem do Piratini, e dois apontamentos de dois dos segundos. (Original) fls. 82, liv. 7o.

15. Responde o inspector da real feitoria do linho canhamo ao officio do Sr. Vice Rei de 2 de Dezembro do anno antecedente, dizendo ter recebido uma prensa para enfardar o linho, e ser esta muito boa: e dá conta das remessas que faz nesta occasião, por via do coronel commandante, de linho em rama, couros, sebo e queijos da mesma feitoria. (Original) fls. 89, liv. 7°.

16. Responde ao officio do Sr. Vice Rei de 26 de Dezembro do anno antecedente, sobre os motivos de differença para menos na altura do linho que achou plantado do tempo do seu antecessor: responde às differenças que achou o dito Sr. nas contas que elle e o coronel commandante lhe derão a este respeito mostra o bom estado da sementeira que fez em rossados novos de mattos e capoeiras, segundo o conselho do mesmo coronel commandante: remette tres fardss do linho em rama da sementeira que já achou: dá parte das plantas que achou de legumes, e dos que tem plantado; do estado em que achou alguns edificios precisos para o serviço da feitoria, e do que nelles tem feito; de ter encarregado do tra

balho de grammar o linho ao catelão Antonio Domingues, por não servir de coisa alguma João José de Sogas, de cuja ignorancia, nenhum prestimo e falta de subordinação avisa, assim como do que praticara com umas vaccas que o mesmo conservava na feitoria; de um corral para peixe que se fez; do motivo porque não se poude concluir a factura dos queijos na fórma dos flamengos, e por isso se fizeram os chatos que remette, e entre elles alguns daquelles, de cuja bondade duvida muito: dá parte de ter ajustado um peão em lugar de outro que despedira; das desordens que tem comettido. alguns escravos da feitoria, e da falta de subordinação dos ditos escravos, procedida de não serem nunca castigados e avisa de ter recebido os remedios para os doentes, um barril de aguardente, um caixote de pregos, e o aço, que daqui se remetterão para a mesma feitoria. (Original) fls. 90, liv. 7o. MARÇO..... 16. Remette o governador um officio do commissario hes panhol D. José Varella, a copia da resposta que lhe deu, e outra de um officio que escreveu ao nosso 2o commissario, em que mostra o que se tem passado sobre o reconhecimento das vertentes da lagoa de Merim, e os esforços com que o dito commissario hespanhol pretendeu embaraçal-o e illudil-o, e o artificio com que cedeu. (Original) fls. 9, liv. 7°. 31. Remettem o inspector e o almoxarife da real feitoria do linho canhamo a conta da receita e despeza dos mezes de Janeiro, Fevereiro, e Março deste anno. (Original) fls. 105, liv. 70.

ABRIL...... 1. Remette o provedor da real fazenda a relação dos moradores que possuem terrenos na freguezia de S. Luiz de Mostardas. (Original) fls. 106, liv. 7.

[ocr errors][merged small]

3. Dá conta o governador de ter nomeado interinamente 2o capellão da demarcação ao padre Pedro Nunes Pereira. (Original) fls. 116, liv. 7°.

6. Responde o nosso 2o commissario da demarcação ao officio do Sr. Vice-Rei de 27 de Dezembro do anno passado: e remette por copia uma conta, que dera ao nosso 1o commissario, da qual consta tudo o mais que se tem passado no reconhecimento das vertentes da lagoa de Merim, desde a conta que deu ao Sr. Vice-Rei em 23 de Fevereiro deste anno. (Original) fls. 117, liv. 7o.

ABRIL...... 7. Remette o summario de testemunhas a que

mandou

proceder o governador em consequencia do officio do Sr. Vice-Rei de 20 de Dezembro do anno passado, sobre a escandalosa pratica, que o commissario hespanhol D. José Varella queria introduzir, no troco das moedas provinciaes nos individuos empregados na demarcação, em prejuizo dos portuguezes. (Original) fls. 121, liv. 7o.

>> Participa o mesmo governador ter remettido ao general do Rio da Prata, e ao nosso commissario em Buenos Ayres o coronel Velasco, duas cartas, depois de as ler e fechar, como lhe determinara o Sr. ViceRei, que para esse fim lh'as tinha remettido. (Original) fls. 132, liv. 7o.

11. Remette o coronel commandante o mappa geral da tropa, e o particular da legião de seu commando do mez de Fevereiro. (Original) fls. 133, liv. 7o.

>> Remette o mappa geral da tropa, e o particular da legião de seu commando do mez de Março. (Original) fls. 134, liv. 7o.

18. Responde o inspector da real feitoria do linho canhamo ao officio de 14 de Março, com o qual o Sr. Vice-Rei lhe remetteu nove saccas de sementes de linho, dois saccos com fardamentos para os escravos de S. Magestade, e o exemplar do methodo para esta cultura vindo da côrte: diz que fica na intelligencia de tudo o que se lhe determina, para assim o executar: mostra o estado actual da feitoria, e o bom effeito que vae produzindo a sementeira feita nos roçados de mattos e capoeiras: adverte que lhe não será possivel plantar toda a semente que ha, por ser pouca a gente para semelhante trabalho, e pela falta de subordinação que essa mesma mostra em sujeitar-se: mostra os erros que têm os dois. engenhos, de tascar e amassar o linho, que d'aqui se remetterão, e adverte a distancia que de dente a dente deve ter o grande que se fica aqui apromptando. (Original) fls. 135, liv. 7o.

19. Representa o mesmo inspector que o cirurgião da feitoria José Martins da Fonseca em nada cumpre a sua obrigação, e a nada quer sujeitar-se, fazendo a elle inspector continuadas desfeitas, e sendo causa de desordens na mesma feitoria. (Original) fls. 137, liv. 7°.

ABRIL..... 19. Dá conta de ter recebido do tenente Luiz da Silva Ferreira,correspondente de José Dias da Cruz, 400 000, rs., que entraram no cofre da feitoria, e dos quaes fizera pagamento ás pessoas que servem na mesma feitoria, excepto ao catellão João José de Sogas, por não querer trabalhar, dizendo estar doente de um braço, de cuja molestia lhe passou certidão o cirurgião. (Original) fls. 140, liv. 70.

MAIO...... 12. Dá conta da deserção da feitoria que fizeram os dois catellães João José de Sogas, e Antonio Domingues, o cirurgião José Martins da Fonseca, dois indios e um mulato, levando alguns cavallos de S. Magestade e de particulares: diz que fôra sabedor, e tivera parte na mesma desordem, o padre capellão da mesma feitoria: mostra o máo modo porque alli se tem portado o dito padre capellão: e remette um documento por onde prova a sobredita deserção e roubo, e que nem o dito Sogaz nem o cirurgião cumpriam as suas obrigações, e que o Sogaz não tinha o prestimo que inculcava: mostra tambem as deligencias, que fizera para se poderem prender os desertores. Diz que necessita de um mestre portuguez: que são muito poucos os escravos que a feitoria tem para os diversos serviços: e que por não terem chegado os capatazes mandados á diligencia da prisão dos desertores, para averiguar a cavalhada de S. Magestade, não remette a conta della. (Original) fls. 143, liv. 70. 15. Dá conta o mesmo inspector do que resultou da deligencia que mandara fazer pelos desertores, e da infeliz morte do cabo que daquella feitoria mandara a similhante diligencia: diz que achara faltarem na cavalhada dois cavallos, e duas mulas reunas, e oito cavallos de partes, e que pedira ao coronel commandante dois piões, e dôze cavallos reunos, para a feitoria. (Original) fls. 158, liv. 7o.

>>

16. Responde o provedor da real fazenda a um officio do Sr. Vice-Rei de 4 de Maio deste anno, em que lhe pede uma relação muito circumstanciada de todas as restituições que naquelle continente se effectuaram com o commissario hespanhol D. Vicente Ximenes: diz que fica trabalhando na execução desta ordem, e que o governador daquelle continente remettera já ao coronel Vicente José de Velasco Molina todos os papeis da sobredita entrega, á excepção de alguns

« AnteriorContinuar »