Imagens da página
PDF
ePub

do que naquelle continente devemos restituir, ao capitão D. Vicente Ximenes, e do que elle praticara em conformidade do officio do Sr. Vice-Rei de 21 de Dezembro do anno antecedente diz que escrevera ao coronel Vicente José de Velasco Molina, para que este lhe diga o que lhe parecer sobre esta materia remette as cópias da sobredita carta do vice-rei do Kio da Prata, da resposta que a ella dera, da que escrevera ao commandante da villa de S. Pedro, instruindo-o para a recepção daquelle official e para a entrega, e do preambulo que lhe mandara para a mesma entrega, regulando-se pelo mappa, e ordens, que recebera do Sr. Vice-Rei no sobredito officio de 21 de Dezembro do anno antecedente. (Original) fls. 68 liv. 2o.

MARÇO.... 20. Representa o provedor da real fazenda daquelle continente que o governador do mesmo continente, em prejuizo da mesma real fazenda, manda assistir com seis velas de sebo por noite para a aldeia dos povos Guaranys, e tambem estabeleceu na mesma um açougue que é dirigido com muito prejuizo da mesma real fazenda, remettendo duas certidões por onde mostra o mesmo que representa. (Original) fls. 73 liv. 2o.

[ocr errors]

>> Remette o dito provedor uma conta, em que representa á junta da real fazenda desta capital as desordens que tem praticado o governador daquelle continente, depois de ter nomeado outro escripturario, m lugar de um que o mesmo provedor tinha nomeado, dos armazens, sem que elle fosse ouvido e representa ao Sr. Vicc-Rei que o mesmo tornara agora a praticar o dito governador, mandando assentar praça, de ajudante daquelle escripturario, a outro, sem que elle fosse ouvido: remette com a sobredita conta dois documentos que a acompanharão. (Original) fls. 79 liv. 2o.

21. Representa varias despezas inuteis, com que o governador daquelle continente prejudica áquella fazenda real, como a de um casarão para a opera, as que faz continuamente com os indios: diz que em lugar de procurar a paz, só o finge, procurando a desunião entre todos, sem cuidar de evitar os roubos, e outras desordens que não deixa respirar os magistrados que tem varios espias para colher ás mãos

as cartas que dalli se escrevem, e varios sujeitos promptos para attestarem tudo o que elle quer que a elle provedor procura todos os modos de o arruinar, e, além de lhe uzurpar a sua jurisdicção, O tem ultrajado varias vezes por elle repugnar a algumas despezas superfluas. (Original) fls. 87 liv. 2o.

ABRIL...... 8. Representa a camara daquelle continente que o governador do mesmo lhe uzurpara a sua jurisdicção, sobre uma fonte que por necessidade publica a dita camara mandara fazer embaraçando a determinação da mesma camara, prendendo ao procurador della, e ultrajando-a indignamente, como sempre costuma fazer que o governo deste governador só consiste em violencias, e continuo desasocego daquelle povo: e pede ao Sr. Vice Rei que mande tirar uma exacta devassa do procedimento do dito governador. (Original) fls. 89 liv. 2°.

9. Representa o auditor do regimento de dragões do continente do Rio Grande as muitas occasiões em que lhe foi necessario apartar-se do parecer daquelle governador, por pretender coisas contra a justiça e em prejuizo da real fazenda, do que este lhe conconcebeu um grande odio, fazendo-lhe as maiores affrontas, assim no exercicio, que teve, de procurador da coroa da junta que alli houve, como no de auditor e que receia, segundo este o tem ameaçado, que dê contra elle alguma conta falsa. (Original) fls. 92 liv. 2o.

28. Remette o governador nove presos para as cadeias desta capital, e inclusa a relação delles, e as culpas, e diz que o juiz ordinario remette as dos que pertencem á justiça: remette tambem duas certidões da molestia, que embaraça vir nesta occasião a esta capital Bartholomeu Bueno: avisa de que, attendendo a grande nudez, em que pela falta de fardamentos, se acha aquella tropa, mandara comprar, para amparo do frio, alguns pannos e baetas, por aquella provedoria: pergunta se deve consentir que se executem, por dividas, os que são credores da fazenda real, e se deve consentir que a mesma fazenda real execute, por uma divida, a um alferes do regimento de dragões, ao qual a dita fazenda real deve uma maior quantia. (Original) fls. 96 liv. 2o.

MAIO...... 1. Justifica o governador o procedimento de que usara para com a camara da villa de Porto Alegre, e seu procurador, na occasião da fatura da fonte de que trata o officio da camara n. 19, representando muito differente o caso, do que a camara tinha dito, queixa-se de que a mesma camara o não trata com a subordinação e respeito devido, o que pretende mostrar com as copias de uma carla sua para a camara, em que lhe remettia dous requerimentos, e de duas, que a mesma camara a elle dirigira, pedindo ao Sr. Vice-Rei providencia sobre isto e avisa em um p. s. ter chegado ao Rio Grande o capitão de infanteria D. Vicente Ximenes, commissario dos hespanhoes, para receber o que alli se lhes deve restituir. (Original) fls. 99 liv. 2°.

3. Aviza o dito governador de ter escripto muitas cartas ao Sr. Vice-Rei, e, não tendo recebido resposta, pede a certeza de terem sido, ou não, entregues : diz que alli se espalhara a noticia de que o dito Sr. mandara nesta capital conhecer do seu procedimento, pedindo que, sendo assim, se lhe mande as culpas arguidas, para elle responder : e avisa tambem que se observa puxarem os hespanhóes algumas tropas ás fronteiras, e que estes continuam a demorar a entrega dos desertores e dos furtos. (Original) fls. 105 liv. 2°.

16. Aviza ter alli chegado o brigadeiro José Casemiro Boncally, que está para partir para o Rio Pardo a commandar aquella fronteira e diz que fica esperando o seu successor naquelle governo. (Original) fls. 106 liv. 2o.

Sendo governador o brigadeiro Sebastião Xavier da Veiga Cabral da Camara

[ocr errors]

1781

JUNHO..... 1. Avisa este novo governador de que no dia antecedente tomara posse daquelle governo e faz os maiores elogios a seu antecessor, o brigadeiro José Marcelino de Figueiredo. (Original) fls. 107 liv. 2o. 2. Avisa o dito governador de ter logo feito publicar, que todos os requerimentos, que os militares houvessem de fazer ao Sr. Vice-Rei, os dirigissem primeiro a elle, para virem já informados: e que vendo serem verdadeiros os motivos que, para licença que requereu, alega o sargento mór da cavallaria auxiliar Salvador de Siqueira Rondon, lha concedera, tudo em observancia do officio do Sr. Vice Rei de 14 de Abril deste anno. (Original) fls. 108 liv. 2°.

[ocr errors][ocr errors][merged small]

3. Avisa de ter feito publicar a ordem de S. Magestade dirigida ao Sr. Vice-Rei, pela qual a mesma Sra. foi servida que o coronel Raphael Pinto Bandeira fosse restituido ao exercicio do seu posto, que dignamente occupava, em consequencia de outro officio do Sr. Vice Rei, da mesma data de 14 de Abril deste anno. (Original) fls. 109 liv. 2o.

6. Avisa de que julga conveniente mandar-se para a companhia de sua mulher a José da Silva Lumiar, e dar-se por desobrigado da incumbencia de fazer moinhos, a que fora destinado para aquelle continente, por se conhecer de nenhuma utilidade a despeza do ordenado que alli lhe dá a fazenda real. (Original) fls. 110 liv. 2°.

9. Avisa que seu antecessor, o brigadeiro José Marcelino de Figueiredo, depois de lhe fazer entrega daquelle governo, se puzera já em marcha para esta capital, em observancia das ordens de Sua Magestade e do Sr. Vice-Rei remette os mappas das tropas que guarnecem aquelle continente: representa a necessi

25

« AnteriorContinuar »