Imagens da página
PDF
ePub

INDICE

DOS

officios dirigidos ao Ilm. Exm. Sr. Luiz de Vasconcellos e Souza, vice-rei deste estado do Brazil, pelo governador do continente do Rio Grande, camara e mais pessoas empregadas no real serviço no mesmo continente, sendo governador brigadeiro José Marcellino de Figueiredo, no anno de 1780

[ocr errors]

1780

JANEIRO... 19. Remette Sebastião Francisco Betamio, escrivão que foi da junta que houve no mesmo continente, uma noticia particular daquelle continente, com varias notas do que parece mais conveniente, assim para o augmento do dito continente, como para utilidade da fazenda real. (Original) fls. 9, liv. 2o.

23. Responde o governador a um officio do Sr. Vice-Rei de 15 de Novembro do anno antecedente, em que lhe pede os mappas geographicos daquelle continente: diz que o tenente-general, o marechal Funk, e o capitão engenheiro Montanha trouxeram para esta capital os melhores que alli havia, e que só remette um, donde se póde ver as freguezias que elle formara no tempo do seu governo, e os termos, ou districtos, que devem corresponder á jurisdicção dos juizes que tem proposto crearem-se: refere as providencias, que julga convenientes, e necessario darem-se para augmento daquelle continente. (Original) fls. 34, liv. 2o.

24. Responde o dito governador a um officio do Sr. Vice-Rei de 20 de novembro do anno antecedente, em que o dito senhor não approva a extincção, que elle lhe tinha proposto, da legião da cavallaria ligeira, mas sim a da companhia de infantaria novamente for

N. B. - Vão no fim as relações das dividas, activa e passiva, da provedoria da fazenda real, e os mappas da tropa de cada mez.

6645

24

mada de indios querendo mostrar ser esta mais util, e aquella de prejuizo á fazenda real, remette debaixo dos ns. 1o, 2o, 3o e 4o relações extrahidas do livro da provedoria daquelle continente, o mappa mensal da villa de N. S. dos Anjos, o mappa da despeza que fazia por anno a sobredita companhia dos indios, e a conta do rendimento e despeza dos bens e commum dos mesmos indios: avisa de ter mandado que indifferentemente pagassem quintos todos os couros que sahissem daquelle continente, segundo lhe determinara o dito senhor. (Original) fls. 35, liv. 1o.

FEVEREIRO 6. Remette a camara daquelle continente ao Sr. Vice-Rei uma copia da conta, que nesta occasião dá ao Tribunal do Desembargo do Paço desta relação, sobre as duvidas que o governador daquelle continente. continuadamente move, assim á camara como aos juizes em particular, pedindo a protecção do dito. senhor. (Original) fls. 37, liv. 2o.

11. Representa o provedor da fazenda real daquelle continente que o governador lhe uzurpa a sua jurisdicção, tirando da sua inspecção a intendencia da provedoria e os seus officiaes, contra a pratica, e regimentos. (Original) fls. 42, liv. 2°.

>> Representa o mesmo provedor o prejuizo e despeza da fazenda real, que alli ha por causa da povoação dos indios de Missões, que alli se formou inutilmente : remette uma certidão das pessoas que alli percebem ordenados e mantimento, em que entra a companhia de infantaria dos mesmos indios, que diz ser alli de grave prejuizo: diz que similhante despeza se deveria fazer pelos rendimentos da estancia de gados dos mesmos povos, porém que o governador, tirando a intendencia della áquella provedoria, a estabeleceu com um caixa na mesma povoação, administrando os rendimentos della a seu arbitrio. (Original) fls. 43, liv. 20.

[ocr errors]

Representa o mesmo provedor que o governador daquelle continente, contra a pratica, usurpa a si os despachos das terras, que os sesmeiros requerem por devolutas, embaraçando por este modo muitas vezes os que as requerem ao Sr. Vice-Rei: remette a copia de um bando, que o dito governador mandou publicar a som de caixa, quando alli chegaram algumas

petições despachadas pelo Sr. Vice-Rei para os informes do estylo. (Original) fls. 45, liv. 20.

FEVEREIRO 15. Mostra o governador que sente julgar-se que o Sr. Vice-Rei não faz caso das suas representações, e que

D

por este motivo o provedor da fazenda daquelle continente se tem animado a dar contas contra elle, as quaes ha de mostrar serem falsas, e queixa-se muito. do dito provedor. (Original) fls. 47, liv. 2o.

18. Remette o provedor da fazenda daquelle continente ao Sr. Vice-Rei a copia de uma conta, acompanhada de cinco documentos, que nesta occasião dá ao Tribunal da Junta da Real Fazenda desta capital, sobre uma desordem, que diz que succedera naquella provedoria, movida pelo governador, e pelo escripturario contador José Alexandre Castellão, seu parcial, pelo motivo deserem oppostos ao outro escripturario que elle provedor tinha nomeado. (Original) fls. 48, liv. 2o.

19. Remette o governador daquelle continente, por certidão, um paragrapho de uma carta do Sr. marquez de Lavradio, para mostrar a ordem por que mandara fazer passagem ao soldado Marcos José de Leivas do primeiro regimento desta capital para o batalhão do dito continente. (Original) fls. 60 liv. 2o. 20. Responde o dito governador a um officio de 27 de Novembro do anno passado, em que o Sr. Vice-Rei The remetteu uma instrucção sobre o modo de se beneficiar a planta da coxonilha, e lhe determina que The participe o principio, progresso, e estado da dita planta naquelle continente: diz que nunca tivera ordem alguma a respeito da dita planta, mas que tinha determinado aos casaes, a quem se conferião datas de terras no Norte do Rio Grande, que as tapassem com a dita planta, e que, pelo que tinha experimentado, desde Capivari para as partes de Viamão e Rio Pardo não produz quasi nada: diz que agora fica recommendando o seu augmento, e pergunta por onde se hade receber o preço que se aponta na sobredita instrucção, para com isso se animarem os lavradores. (Original) fls. 62 liv. 2o. 25. Aviza o dito governador de que fica certo do que o Sr. Vice-Rei lhe determina para executar nos officios de 21, 22, 23 e 24 de Dezembro, do anno passado, e 17 de Janeiro do presente: diz que se fez o paga

mento de tres mezes á tropa daquelle continente, lembrando a necessidade della pela falta de fardamento e soldos antigos: remete um documento sobre a artilheria que os hespanhóes aprezaram na invasão do anno 1763: diz que fica esperando a farinha que o Sr. Vice-Rei avisa que remette para aquelle continente, advertindo que a falta, que alli ha, é de dinheiro, não se podendo animar os lavradores a plantar, vendo que se lhes não paga o que se lhes tira: avisa que passara as ordens competentes aos commandantes das fronteiras para a exacta observancia do art. 2o do tratado de alliança defensiva, e que recommendara o commando da fronteira ao capitão de dragões Manoel Marques de Souza porque julgava que este evitaria melhor os contrabandos do que o sargento-mór Roberto Rodriguez, que por isso mandou recolher a seu corpo. (Original) fls. 63 liv. 2o. FEVEREIRO 26. Aviza que nesta occasião faz recolher a esta capital

os papeis da junta da fazenda que se extinguiu naquelle continente, pelo escripturario contador José Alexandre Castellão: representa ao Sr. Vice-Rei a necessidade de que elle determine á camara daquella villa Porto Alegre que mande fazer cadeia na dita villa: e avisa de que os indios bravos fizeram duas irrupções na campanha da Vaccaria, matando algumas pessoase animaes, e do motivo porque, dando a isto as competentes providencias, encarregara de os rebater aos officiaes de milicias daquelles districtos, e não mandara lá a tropa paga. (Original) fls. 66 liv. 2°. MARÇO... 15. Aviza de se terem publicado a som de caixa, neste

mesmo dia, nas fronteiras confinantes, assim da nossa parte como da de Hespanha, os sete artigos, em que o Sr. Vice-Rei com o vice-rei do Rio da Prata concordaram para a tranquillidade das mesmas fronteiras pede os tratados de Uttrech, e da ultima paz: e representa que as patrulhas não são sufficientes para evitar o grande numero de ladrões que infestam aquellas fronteiras, e que tendo elle proposto mandarem-se dalli, e de Castella, esquadrões a desfazel-os, o não pode fazer sem lhe ser permittida a correspondencia immedita com o general hespanhol. (Original) fls. 67 liv. 2°.

Aviza de ter recebido carta do vice-rei do Rio da Prata sobre mandar por seu commissario, para a entrega

« AnteriorContinuar »