Imagens da página
PDF
ePub

OUTUBRO.. 2. Responde a conta n. 17 que a eleição do Capitão mór e Sargento mór das Ordenanças da Villa da Laguna se póde fazer com o Ouvidor pela a lei daquella Comarca remette as propostas antigas assim para os Postos das Ordenanças, como dos Auxiliares, para novamente se proceder a outras, que venham acompanhadas de informação particular do Governador sobre as propostas: tambem recommenda ao dito. Governador, que avize ao Tenente Bartholomeu Fernandes Souto Maior nomeado para Capitão das Ordenanças da Villa da Laguna, que mande tirar a Patente no termo de dous mezes, pena de mandar proceder a nova proposta ; e que o mesmo pratique com todos os propostos, que, passado o dito termo,

a não apresentarem.

29. Aviza que agora vão os Padres Fr. Francisco da Annunciação e Fr. Luiz dos Santos Pereira, Religiosos Franciscanos para Capelães das fortalezas da Ponta Grossa e Santa Cruz daquella Ilha, de que apresentaram as suas Patentes, com soldo de 8$000

mensaes.

NOVEMBRO 10. Remette uma Instrucção sobre o modo com que se deve apanhar e preparar a coxonilha, e lhe recommenda nisto da parte de Sua Magestade o maior cuidado, informando dos progressos ou principios della naquelle Paiz, e do bom ou mau serviço que tiver feito o Ajudante das Ordenanças que disto ali se achava encarregado pelo o Senhor Marquez Antecessor.

DEZEMBRO. 3. Responde a conta n. 26 que fez bem o dito Governador em não pagar o ordenado ao sachristão da Freguezia da Enseada Joaquim Silvestre Goulart, e que o mesmo pratique com todas as mais despezas para que não houver ordem expressa.

7. Aviza ter recebido com a conta n. 27 os dois conhecimentos porque consta terem se recebido naquella Provedoria 6:000$000, 200 lençóes, 10 fronhas, 100 cobertores de papa e 15 varas de grosaria para o hospital, que se remetteu desta Capital, e que agora remette para o mesmo Hospital 100 enxergões e 100 travesseiros a respeito das passagens dos Rios Araringuá e Mampituba, remettesse as que já dis

sera.

9. Aviza que remette um sacco de cartas, para d'ali se enviar ao Governador do Continente do Rio Grande.

DEZEMBRO. 9. Aviza que sobre a conta de 28 de Outubro, n. 28, a

[ocr errors][ocr errors]

respeito do rendimento do officio de Escrivão daquella Provedoria, resolvera a Junta da Real Fazenda, que por ora se devia conservar no mesmo estado, em que se achava de não pagar Donativo

e

que pelas boas informações se deve conservar o actual Manoel José Ramos.

18. Aviza ter recebido as contas ns. 2, 9, 13 e 15 as quaes dará resposta, quando receber as resoluções da Côrte, de que esta depende.

20. Remette o requerimento de um Tenente de Regimento (que recebeu com a conta n. 21) demandado por certa porção de dinheiro que devia, approva todos os passos, que o Governador déra nesta materia: mostra-lhe a liberdade, que cada um deve ter para requerer os seus Direitos e refere o despacho de tarifa, que mandára pôr na Secretaria deste Estado, para tirar o abuso, que achou, de se não fazer citação alguma sem licença.

22. Recommenda que com a maior brevidade lhe remetta aquelle Governador o seu Plano, que tiver formado da defeza assim natural, como artificial da mesma Ilha e tambem todo o armamento, que se acha nos armazens della, que se mostra não pertencer aquella Tropa, nem ser ali mandado para os cazaes, os fardamentos dos Regimentos de Moura, e Estremos, que lá ficaram, e a artilheria nova de bronze, que desta Capial para lá foi mandada desde o anno de 1774.

23. Pede com a maior brevidade qualquer documento ou clareza do armamento, que tinham os tres regimentos daquella Ilha, Porto e Pernambuco, e que ficou aos Hespanhóes.

24. Recommenda a este Governador, nas presentes circumstancias de ter Sua Magestade Catholica declarado a Guerra ao Rei da Grã-Bretanha, a observancia do art. 2 do Tratado de Aliança na parte, que lhe toca.

26. Approva o meio de se erigir uma nova Igreja na Enseada das Garoupas sem nova despeza da Fazenda Real, o que aponta aquelle Governador na conta n. 19, e promette sobre isto respota decisiva avisa da nomeação de novo parocho para a Freguezia de S. Miguel, que talvez já terá chegado ao seu destino.

DEZEMBRO. 27. Avisa ter recebido com a conta numero 22 tres conselhos de guerra. que ainda não poderá examinar, e

approva o ter o mesmo Governador remettido para esta Capital o desertor José Velho.

28. Avisa de ficar certo pela conta n. 25 do armamento, que o Tenente João da Costa da Silveira,commandante da Villa do Rio de S. Francisco alli descobrira (o qual armamento aquelle Governador deve fazer conduzir para esta Capital): e tambem do que recebera o Capitão Francisco Gonçalves Cordeiro na Villa da Laguna para entregar ao seu Sargento Mór na Villa de Paranaguá, e do que fez apprehensão na mesma Villa e na de Santos aos Soldados, que fugiram debandados na occasião da invasão dos hespanhões e que a respeito disto escreve ao Senhor General de S. Paulo, para que elle remetta todo o dito armamento para esta Capital, aonde pertence: remette inclusa uma carta aberta para o Ouvidor pela Lei daquella Comarca, para que o mesmo Governador veja o que nella se contém, e o faça executar pelo dito Ouvidor.

29. Aviza ter recebido com a conta n. 16 a relação dos soldados do regimento do Porto, que ficaram naquella Ilha determina que todos se conservem ali nos estabelecimentos em que se acham, excepto o anspeçada João Monteiro, que ordena ao Governador o remetta sem bulha, para que os mais não pretendam o mesmo para esta Capital para daqui ser conduzido para o seu Regimento, por se achar casado no Porto, e o requerer sua mulher.

30. Remette o Decreto de 25 de novembro de 1758, que recebeu com a conta n. 23, e tambem o posterior mais amplo sobre a mesma materia e recommenda ao Governador, que suspendendo por ora a observancial daquella Real Ordem (visto a impossibilidade, que ha para se pòr em pratica) mande fazer uma relação de todos os soldados, que merecem baixa e dos que em virtude da dita Real Ordem deveriam já ter tido, e a remetta logo aqui, para juntamente com as que mandou fazer similhantes dossoldados dos regimentos desta Capital, dar uma conta para a Côrte : aviza de ficar entregre dos papeis, em que se trata do Capitão Manoel de Freitas, remettidos na conta n. 24.

1780

JANEIRO... 17. Aviza de que nesta occasião se remettem pela Junta da Real Fazenda desta Capital seis contos de reis para

aquella Ilha, e doze contos de reis para de lá se remetterem por terra para o continente do Rio Grande.

ABRIL.... 14. Aviza de que nesta occasião partem prra aquelle Porto, para dali passarem ao continente do Rio Grande, o Brigadeiro Sebastião Xavier da Veiga Cabral da Camara, que o vai Governar interinamente o Coronel Raphael Pinto Bandeira, restituido ao exercicio do seu posto, e outros officiaes, que constam de uma lista inclusa neste mesmo officio, para se lhes fornecerem as embarcações, cavalgaduras, e mantimen tos necessarios; para o que remette uma portaria; a qual com a sobre dita lista vão copiadas depois deste officio.

24. Remette o conselho de Guerra, a que se procedeu contra

o soldado José Velho, que tendo-se conhecido ser Christão Velho, e ter incorrido em varios erros contra a religião, de que mostrou arrepender-se, diz julgara conveniente passal-o para o Regimento de Estremós, do que aviza a este Governador para lhe mandar notar a passagem no regimento daquella ilha.

MAIO..... 20. Responde ao officio n. 29 do anno antecedente, approvando a indifferença, com que este Governador tratou

[ocr errors]

o rediculo procedimento do Juiz Ordinario da Laguna, a respeito de um Ecclesiastico.

21. Responde ao officio n. 30 em que este Governador lhe representou no anno antecedente o despacho, e ultima resolução que dera ao requerimento, e instancias, que lhe fizeram os dous capellães das duas fortalezas da barra do norte daquella ilha principaes da mesma barra, sobre vencerem meia pataca por dia sobre menestras, e sobre alfaias e utensilios. 22. Responde aos officios ns. 31 e 32 do anno antecedente, approvando as providencias, que nelles o dito Governador lhe representa ter dado a respeito dos salarios dos patrões e remeiros das fortalezas.

MAIO..... 23. Responde ao officio n. 33, do anno passado appro

[merged small][ocr errors][ocr errors]

nelle este Governador lhe ranchos dos soldados e

vando a providencia, que
diz, dera a respeito dos
pagamento dos soldos, e assegurara que fará que se
falta se remetta sempre para aquella ilha a consi-
gnação ordinaria, dizendo ser falsa a noticia que o
mesmo Governador tivera, de terem chegado a esta
Capital fardamentos remettidos da Côrte para a
tropa.

24. Responde ao officio n. 34 do anno antecedente appro-
vando as providencias, que este Governador deu sobre
os direitos das passagens do Rio Embaú, e sobre a
Estancia de Arasatuba, a respeito da qual, ainda que
nenhuma razão acha ás pretenções da Camara, com
tudo porque esta póde insistir nellas, e ser neces-
sario talvez por isso dar alguma conta a sua Mages-
tade, ordena ao mesmo Governador mande parti-
cularmente fazer uma exacta averiguação do dis-
tricto, que comprehende a dita Estancia, para se
poder bem formalizar a dita conta, se för necessario
dar-se.

25. Responde ao officio n. 35 do anno antecedente, appro-
vando as providencias que este Governador dera a
respeito do Hospital e advertindo-o que parecendo-lhe
superfluo o numero de Cirurgiões do mesmo Hos-
pital, assim a respeito destes, como dos mais indi-
viduos, por aquelle modo que lhe parecer mais
conveniente faça que no dito Hospital só se conser-
vem aquelles individuos necessarios para o serviço
delle, sendo os que se conservem os mais capazes,
e dando-lhe parte de tudo; o que a este respeito pra-
ticar: approva tambem os concertos, que o mesmo
Governador lhe representa serem necessarios na casa
de residencia do Capellão da fortaleza da Ponte
Grossa, Capella, Armazem da Polvora, Fortaleza do
Sul, e casa, que foi da residencia dos Jesuitas.
26. Responde ao officio n. 36 do anno antecedente, avisando
de ter recebido os Mappas da receita e despeza de
outubro e novembro, e as contas dos concertos,
camas do Hospital, e quarteis dos soldados, appro-
vando tudo e tambem a providencia, que este Gover-
nador vai dando, para que os soldados possam
diariamente subsistir; tambem avisa de receber o
recibo de 319$200 réis que se entregaram a Luiz Vaz

« AnteriorContinuar »