Imagens da página
PDF
ePub

a guarda para o destacamento do Rio Santa Clara do official, numero de inferiores, e soldados da dita guarda providencia que para o serviço, subsistencia, e commodidade da mesma dera, e instrucções com que munira o official commandante: refere as medidas que procura tomar para com melhor acerto se arrematar a obra do novo caminho para as povoações de cima da serra, e o modo porque lhe parece mais facil, e conveniente a conseguir-se a dita arrematação, faz varias reflexões' sobre as muitas terras que se acham dadas por sesmarias a pessoas, que as não cultivam nos terrenos por onde se hade lançar o novo caminho, e em outros daquelle districto, e sobre as que de novo se houverem de dar no sertão por occasião da abertura do novo caminho, representando algumas prevenções, que julga que serão convenientes a este respeito. (Original) fls. 35, liv. 9o. DEZEMBRO 22. Remette um sacco de cartas do serviço vindo do Rio Grande: e da parte da arribada, que fizera áquella ilha uma pequena lancha do navio inglez Duque de York que déra á costa andando á pesca de lobos marinhos. (Original) fls. 38, liv. 9o.

INDICE

DOS

Officios dirigidos ao mo. e Exmo. Sr. Luiz de Vasconcellos e Souza do conselho de S. Magestade Vice Rei e capitão general de mar e terra deste Estado do Brasil pelo Governador interino da Ilha de Santa Catharina e sargento mór José Pereira Pinto no anno 1788.

1788

JANEIRO... 7. Dá conta do destacamento, que mandara para a guarda do sertão com o destino de se postar nas margens do Rio de Santa Clara: do dia, em que partira: do modo porque o fornecera: da difficuldade de o fornecer: das providencias que lhe foi necessario dar para não haver falta no mesmo fornecimento assim agora, como para o futuro: da informação particular, que de caminho procurara, do animo do capitão mór da Villa das Lages sobre a fatura do novo caminho por aquelle sertão, e da fundição de prata que houve já de pedras extrahidas do mesmo sertão: do que resultou das experiencias feitas nos pinheiros delle para a extracção da terebentina, e oleos: da averiguação, que nós mesmos mandamos fazer a respeito do breu e alcatrão, a respeito da qualidade da sua madeira, e a respeito da sua conducção examinando-se a corrente do Rio de Santa Clara, para se conhecer, onde póde offerecer uma navegação livre: da grande difficuldade, com que se pódem dalli fazer estas averiguações: e de que sendo necessarias as maiores expeculações no dito

N. B. Os mappas dos mezes do regimento, as contas correntes da receita e despeza da provedoria da fazenda real, e as relações da artilheria, que existe nos armazens reaes e fortalezas daquellas ilhas vão no fim.

sertão, se faz indispensavel alguma consignação para as despezas, e que se forneçam os meios precisos. (Original) fls. 5, liv. 10°.

FEVEREIRO 1. Remette 5.000 pesos que lhe dirigiu o provedor da fazenda real do Rio Grande para serem entregues no real erario desta Capital. (Original) fls. 8, liv. 10°. 11. Dá conta dos grandes trabalhos, e perigos a que esteve exposto o destacamento, que hia para o sertão, que se viu obrigado a voltar para aquella ilha: do modo porque o capitão mór da Villa das Lages se portara naquelle acontecimento das providencias que lhe lembram para da dita Villa das Lages ser fornecido aquelle destacamento, que pretende tornar a mandar em estação mais propria: de não ter até agora produzido maior effeito a diligencia que mandara fazer no sertão para a extracção do breu, alcatrão dos ditos pinheiros, dos quaes remette algumas achas, ẹ nós para aqui se examinarem: de que a Camara daquella villa se mostrara logo prompta para ver em execução as ordens que lhe participou do Sr. ViceRei para se arrematar a obra do novo caminho do sertão e representa que para a brevidade da expedição dos requerimentos dos sesmeiros é conveniente que se lhe permitta interinamente, a repartição das sesmarias para mais depressa se povoar aquelle novo caminho, logo que se for abrindo. (Original) fls. 9, liv. 10o.

MARÇO.... 1. Avisa de ter chegado aquella ilha a curveta de Lisboa N. S. Mãe dos Homens pertencente ao negociante Manoel Pinto, que vae buscar trigos e farinhas, ao Rio Grande: da sua carga: da viagem, que trouxe: das providencias que foram necessarias, para que entrasse sem perigo: e das que fica na intelligencia de dar em consequencia das ordens que a este respeito lhe communicou o Sr. Vice Rei em officio de 29 de Janeiro deste anno, e das que recebeu da secretaria do Estado. (Original) fls. 11, liv. 10o.

28. Dá conta do insolente modo, por que se portou com elle o porta-bandeira Manoel Zeferino pretendendo em boa paz accommodal-o sobre as duvidas de hum pequeno terreno, de que precisava a Irmandade do Senhor dos Passos para hospital: e remette um requerimento da dita Irmandade com a sua informação sobre o dito terreno. (Original) fls. 12, liv. 10o.

ABRIL.......... 23. Avisa de que remette uma arroba 23 libras 1/4 e 1/2 de coxonilha, mostrando o grande augmento, que promette esta cultura, se forem promptos os pagamentos, e requerendo o da importancia desta remessa, e de outra antecedente: e remette um mappa

da plantação da urumbeba neste anno. (Original)

fls. 15, liv. 10°.

JUNHO..... 10. E' uma carta em que a mesa da Irmandade dos Passos pede ao Sr. Vice Rei que conceda uma licença para Francisco Joaquim do Livramento tirar nesta Capital algumas esmolas para o hospital, que a mesma Irmandade pretende estabelecer em consequencia de ter o dito Senhor approvado este estabelecimento. (Original) fls. 17, liv. 10o.

15. Remette o dito Governador dois conselhos de guerra, dizendo que os demorara, esperando a resolução do que propuzera no seu officio de 6 de novembro do anno antecedente sobre dever ou não servir de auditor daquelle regimento o actual ouvidor. (Original) fis. 21, liv. 10o.

16. Dá conta de ter communicado ao capitão-mór da Villa das Lages todas as averiguações, que tem feito naquelle sertão, para o fim de se abrir o novo caminho: de como por fim concedendo em tudo o dito capitãomór permittindo que daquella Villa se fornecesse o destacamento com tanto que este se portasse em sitio que não prejudicasse a capitania de S. Paulo, e offerecendo-se a concorrer de mão com uma para o sobredito fim: do dia, em que novamente partira o destacamento: da nova picada para o caminho que o capitão-mór mandara abrir para o caminho projectado dirigida pelo capitão Antonio Marquez Arzão mais curta que a primeira, que tinha lembrado, a qual já se vae abrindo, e fazendo-se ao mesmo tempo o caminho pela parte, que pertence ao districto da Villa das Lages: de quanto foi util para este projecto se effectuar a concurrencia do dito capitão-mór: e de se ter apresentado um desertor daquelle regimento na Villa das Lages, o qual se quer recolher ao regimento, se lhe perdoarem o crime, sobre o que pede a resolução do Sr. Vice Rei (Original) fls. 22, liv. 10o.

JULRO.... 3. Dá conta da resolução, que o ouvidor e camara daquella Villa tomaram de representar á S. Magestade

6645

14

a necessidade de se estabelecer alli uma alfandega, sem que elle fosse ouvido nem ao menos se lhe communicasse (Original) fls. 24, liv. 10°.

JULIO.... 3. Remette o mappa do regimento, e a conta corrente daquella provedoria do mez de junho proximo, e relação dos apetrechos de artilharia que existem nos armazens reaes e fortalezas daquella ilha (Original) fls. 29, liv. 10o.

[ocr errors]
[ocr errors]

6. Remette um sacco de cartas do Governador do continente do Rio Grande para o Sr. Vice Rei. (Original) fls. 30, liv. 10°.

23. Agradece ao Sr. Vice Rei a attenção, que o dito Senhor mostrou a seu respeito no officio de 8 de junho deste anno sobre o caso do porta-bandeira Manoel Zeferino, assim como em seu nome, e no daquelle povo o despacho do requerimento, que a Irmandade do Senhor dos Passos fez sobre o terreno para o hospital da caridade: avisa de que se fica executando o dito despacho: e remette uma carta da camara a este respeito. (Original) fls. 31, livro 10°.

[ocr errors]

Dá conta do sitio onde se postara do sertão, a que se
deu o nome de registro de castello melhor: de que
o capitão-mór da Villa das Lages mandara postar
outra por parte da capitania de S. Paulo, um quarto
de legua distante da nossa e de que até ao fim de
agosto ha de chegar o capitão Antonio Marquez
Arzão áquella ilha com a picada, de que está en-
carregado, para depois se dar principio ao novo ca-
minho pela nossa parte: remette o conhecimento e
conta da coxonilha, e linho canhamo, que manda
nesta occasião, e uma relação de producção do dito
linho neste anno naquelle districto: e remette tam-
bem dois conhecimentos do dinheiro, que daqui se
remetteu para a demarcação, e para o pagamento
de uma porção de coxonilha aquella provedoria.
(Original) fls. 34, liv. 10.

AGOSTO... 11. Aviso de ter mandado dar baixa av soldado daquelle

regimento Manoel José da Conceição por ordem de S. Magestade, que o Sr. Vice-Rei lhe participou, de 3 de outubro do anno proximo passado. (Original) fls. 38, liv. 10°.

SETEMERO. 22. Mostra como se tem reparado os edificios das fortalezas seus carretames, e petrechos, e quanto a fazenda real tem poupado na economia desta despeza de que re

« AnteriorContinuar »