Brazil

Capa
Imprensa Nacional, 1900 - 404 páginas
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Páginas selecionadas

Conteúdo

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 375 - Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.
Página 114 - Herdeiros, de todo, e qualquer direito e pretensão que pode, ou poderá ter sobre a propriedade das Terras chamadas do Cabo do Norte, e situadas entre o Rio das Amazonas, eo de Japoc ou de Vicente Pinsão, sem reservar, ou reter porção alguma das ditas terras...
Página 375 - Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem.
Página 368 - Capitão para baixo, para a boca do rio, onde desembarcamos; e além do rio andavam muitos deles dançando e folgando, uns diante dos outros, sem se tomarem pelas mãos. E faziam-no bem.
Página 367 - Com tudo, a coisa era de maneira que todos andavam misturados. Eles davam desses arcos com suas setas por sombreiros e carapuças de linho, e por qualquer coisa que lhes davam. Passaram além tantos dos nossos e andaram assim misturados com eles, que eles se esquivavam, e afastavam-se; e iam alguns para cima, onde outros estavam.
Página 373 - E hoje, que é sexta-feira, primeiro dia de Maio, pela manhã saímos em terra com nossa bandeira, e fomos desembarcar acima do rio contra o sul, onde nos pareceu que seria melhor chantar a cruz para ser melhor vista, e ali assinou o capitão onde fizessem a cova para a chantar.
Página 360 - Somente deu-lhes um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. E um deles lhe deu um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha pequena de penas vermelhas e pardas, como de papagaio...
Página 361 - Trouxe-os logo já de noite, ao Capitão, onde foram recebidos com muito prazer e festa. A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos, andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir, nem mostrar suas vergonhas, e estão acerca disso com tanta inocencia como têm em mostrar o rosto...
Página 371 - ... aves então não vimos; somente algumas pombas seixas, e pareceram-me maiores, em boa quantidade, que as de Portugal. Alguns diziam, que viram rolas, mas eu não as vi ; mas, segundo os arvoredos, são mui, muitos e grandes, e de infindas maneiras ; não duvido, que por esse sertão haja muitas aves ; e acerca da noite nos volvemos para as nãos com nossa lenha.

Informações bibliográficas