O espetáculo das raças: Cientistas, instituições e questão racial no Brasil do século XIX

Capa
Editora Companhia das Letras, 10 de set. de 1993 - 296 páginas
Fina análise das instituições científicas brasileiras do final do século XIX. Com base em documentos raros e muitas vezes inéditos, a autora reconstrói a mentalidade de uma época em que conviveram o liberalismo político e o racismo cientificista.

Um grande laboratório racial: era essa a imagem do Brasil no final do século passado. Construída pelos inúmeros viajantes que aqui aportavam, a alusão a um país de raças híbridas encontrava boa acolhida entre nossos intelectuais - juristas, médicos, literatos, naturalistas. Como entender, no entanto, que esses mesmos pensadores tenham feito das teorias raciais deterministas e evolutivas o seu baluarte intelectual, espalhando pela sociedade brasileira noções de superioridade racial e o estigma do pessimismo quanto ao futuro de uma nação mestiça?
Esse é o desafio que a autora busca vencer, com base em documentos raros e muitas vezes inéditos: a compreensão da mentalidade de uma época em que conviveram o liberalismo político e o racismo oriundo das várias escolas darwinistas. Um paradoxo que marca até hoje e põe em xeque o país da democracia racial.
 

Conteúdo

Agradecimentos
9
Entre homens de sciencia
23
11
33
23
40
a emergência da raça
47
Polvo é povo molusco
67
a sciencia chega
78
luz da sciencia bem
84
Guardiões da histó
99
As faculdades de direito ou os eleitos da nação
141
As faculdades de medicina ou como sanar um país doente
189
algumas considerações finais
239
Notas
251
Abreviaturas
270
Índice onomástico
285
Direitos autorais

de gabinetes de curiosi
90

Outras edições - Ver todos

Sobre o autor (1993)

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular no Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton. É autora de, entre outros livros, O espetáculo das raças, As barbas do imperador (prêmio Jabuti de Livro do Ano), Brasil: Uma biografia (com Heloisa M. Starling); Lima Barreto: Triste visionário (prêmio Jabuti de Biografia) e Sobre o autoritarismo brasileiro.

Informações bibliográficas