Diccionario geographico, historico e descriptivo, do imperio do Brazil ...: obra colligida e composta ...

Capa
J. P. Aillaud, 1845
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Páginas selecionadas

Outras edições - Visualizar todos

Termos e frases comuns

Passagens mais conhecidas

Página 411 - Brazil, determinados a converter á religião os índios, e com efeito penetrarão numa aldeia do gentio Guarús ou Guarulhos, onde forão mui bem recebidos. Passados treze annos, alguns missionários italianos se adiantarão mais para o poente, e penetrarão, como os primeiros,em outra aldeia. A doce moral que estes religiosos pregavão acarreou-lhes o amor d'aquelles povos, que se não podião apartar d'elles; porém tiverão de sujeitar-se á esta separação, em 1699 ou 1670, em que El-Rei de...
Página 360 - Manguin , do comprimento de 2,300 braças com algumas pontes, vallados e toda nivellada : emfim tinha-se dado principio a varios trabalhos hydraulicos para o encanamento do rio Sahi; e os colonos havião feito cabanas no meio das matas e procedião ao desmonte d'ellas, para substituir-lhe outras plantações particulares.
Página 146 - Teve este capilão-mór aviso de como os hollandezes vinham fazer allianças com os Índios das margens do rio das Amazonas, para ali ao depois se estabelecerem, e sem perda de tempo lançou 20 homens em 2 chalupas, os quaes, foram ao principio maltratados dos hollandezes: e como se ateasse fogo em um dos navios hollandezes, e delle se communicasse a uma das chalupas, tiveram es portuguezes de saltar em terra: o que não obstante os...
Página 361 - Fabricão-se moinhos para descascar arroz , e dizem que tambem tem fabrica de serrar madeira movida por agua. Apezar dos prodigios que se contão da colonia do Sahi e Palmitar, a verdade é que ella tem soffrido um semnumero de contradicções e de embaraços, que de toda a parte lhe hão suscitado.
Página 29 - Tapuyas barbados, tanto por isso que fizera diversos utensílios com o ferro que havia tirado dos navios naufragados, como pelas victorias que lhes fez alcançar contra os que com elles estavam em guerra. « O maioral dos índios, que n'esse tempo dominava no Maranhão, lhe deu a escolher de uma de suas filhas, de quem teve o dito Pedro dois filhos que foram respeitados dos índios com o nome de Pêros.
Página 162 - Albuquerque alguns capitães-móres que nada fizeram de notável; até que em 1684 se constitue de todo como capitania independente, não tendo até então os seus administradores passado de simples capitães-móres. O primeiro governador agora nomeado é António da...
Página 78 - Ouvidor venal e arbitrario no exercicio de suas funcções; poz em liberdade um sem numero de pessoas que se achavam retidas em prisão sem a menor culpa; e fez com que voltassem as que andavam foragidas com medo do despotismo daquelle Ouvidor. — Em 1783 (no dia 10 de Outubro) succedeu-lhe Luiz da Cunha Menezes, conde de Lumiares.
Página 213 - Cahetés, que estavão de posse d'este paiz no tempo em que foi descoberto, a qual significava Rochedo cavado das aguas do rio ou do mar . M. DE SAINT-ADOLPHE — cDicc.
Página 605 - Maranhão, na margem esquerda do ribeiro do seu nome, no lugar onde elle se perde no canal do mesmo nome , um dos braços do rio Parnahiba que tem mais longo curso.
Página 31 - Jeronimo d'Albuquerque com tropas frescas, e cinco navios de guerra que tinhão vindo de Portugal debaixo das ordens de Diogo de Campos , ao passo que por terra marchava o celebre Camarão , irmão do cacique Jacuana , amigo intimo de Moreno , á testa de 800 Indios Potigares.

Informações bibliográficas