Na Força e No Grito, Na Palavra Persistimos!: Antologia Feminina de Poemas

Capa
Na força e no grito, na palavra persistimos é uma antologia composta por 33 mulheres, organizada por Toma Aí Um Poema. "Em cada manifestação artística, há muitos mundos possíveis, referenciados em cada palavra poética. Quanto mais pudermos viver e celebrar os nossos nós através da arte, mais enraizadas estaremos. E, quanta arte faz uma mulher! Somos muitas, múltiplas, uma imensidão. Aqui, nesta antologia, apresentamos algumas de nossas vozes" - Flavia Ferrari.
 

Páginas selecionadas

Sobre o autor (2021)

É poeta não-binária. Publicou em várias antologias e revistas nacionais e internacionais. Teve o poema “Rotina Decadente” reconhecido pela Academia Paranaense de Letras, aos 16 anos. É editora do Toma Aí Um Poema, podcast e  revista literária.

Flavia Ferrari (Santana de Parnaíba/SP) é escritora e poeta. Escreve contos infantis desde 2014. Estreou na poesia em 2020. Teve poemas publicados pela Escrita Cafeína e pela Toma Aí Um Poema. É mãe, professora e mantém relacionamento sério com a poesia.

Nicole Micaldi (Curitiba/PR) é atriz, fascinada por literatura. Escreve desde pequena, mas somente nos últimos anos teve a coragem necessária para expor seus pensamentos e reflexões, em suas redes sociais. Encontrou na palavra escrita o seu lugar de expressão.

Mariana Godoy é autora do livro "O afogamento de Virginia Woolf" (Editora Patuá, 2019) e da plaquete "Trasgo nas masmorras" (Editora Primata, 2021).

Capixaba-Carioca. Uma das milhares de moradoras e moradores da cidade do Rio. A vinte e sete anos habitando a Terra. Historiadora da Arte com os pés nas letras. Fã de Cora Coralina e sem saber se é poeta ou poetisa.

Gaúcha, musicista, graduada em Serviço Social, blogueira, escritora, contista  e poeta. Já escreveu para a coluna semanal do Jornal o Popular (Mogi Mirim-SP). Publicou poesias e contos em algumas antologias nacionais e internacionais e em Revistas digitais.

Uma das vencedoras do concurso literário nacional “Novas Contistas da Literatura Brasileira”, pela Editora Zouk (2018); e uma dos ganhadores do Concurso Literário Internacional da Academia Fluminense de Letras 2018, na modalidade conto.

Neusa Doretto é atriz e diretora de teatro. Trabalha com projetos de Leitura Dramática e Poesia Falada com a comunidade, pela Secretaria de Cultura de Campinas. Tem publicação em livros e em grandes revistas como Germina e Escritoras Suicidas.

Natural do Porto. Economista que ocupa tempos vagos com indagações. Há um ano, quase sem querer, descobriu o mundo da poesia. Acredita que o verdadeiro propósito da vida é o  enriquecimento espiritual e a arte, seja ela de que forma for.

Profissional do marketing, mãe, mulher de 40 anos que por toda sua vida, foi apaixonada por Poesia. Seus poemas são delicados e existencialistas, transparecendo a alma observadora e sensível da poeta. Um mergulho lírico de muita intimidade.

Quando criança, ganhou prêmio na Biblioteca Pública Infantil de Maringá como uma das crianças que mais leu no ano. Escreve contos e poemas. Já publicou em revistas literárias e coletâneas. Participa da Comissão de Autores Literários da WebTv e da UBT Londrina.

Criadora & produtora em multilinguagens, fotógrafa autoral desde 2013, produtora cultural desde 2015; na área de literatura atua com mediação de mesas literárias e clubes de leitura, autora de fanzines digitais de poesia autoral, organizou o fanzine Vi_Vendo Paraty.

Aos 12 anos participou de sua primeira antologia poética. Foi convidada, pelo Raízes Diário, a escrever uma crônica de Natal e teve um poema dedicado ao centenário de Joaçaba no mesmo jornal. No ano de 2018, venceu o I° Concurso de Poesia Miguel Russowsky.

Poeta, escritora, arte educadora, atriz. Mãe, acredita que a arte e as palavras transformam o mundo, o mundo que começa pelo eu. Escreve desde os treze. Participou da Revista Obvious e publicou o e-book Gotas de Rio, pela Amazon.

Formou-se em Produção Audiovisual e especializou-se em edição e montagem cinematográfica no Instituto de Cinema. Atua como artista multidisciplinar no Coletivo Olho Vivo. Transita entre documentário, vídeo-carta, vídeo-poema e vídeo mapping.

Solange Soares é professora de Língua Portuguesa e Literatura, escritora e mediadora de leitura. Teve seu projeto de escrita literária "Uma flor de mandacaru" selecionado em 2º lugar na categoria contos do interior, pelo Edital de Incentivo às Artes (SECULT).

É mulher, mãe e gente. E leão. Professora, historiadora especialista em Gênero e Sexualidade, escreve desde quando consegue se lembrar viva. É autora dos livros "Ínfimo" e "Quebranto" (Macabéa Edições). Mas é mesmo mulher, mãe e gente. E leão.

Flávia Redman é artista manauara, escritora, mochileira, colunista social, apresentadora de um programa de entrevistas em canal local na cidade de Manaus, fotógrafa, voluntária na causa animal e "mãe" de pet. Diretora do curta metragem independente Inverno Torturador.

Organizadora da coletânea Quarentena Poética (2020). Tem poemas em diversas revistas: Travessias Literárias, Cult - Lugar de Fala, Literatura e Fechadura, A Palavra No Agora - Museu da Língua Portuguesa, Acrobata, Tamarina Literária, Aboio e Ser MulherArte.

Licenciada em Administração de Empresas - FGVSP,  especialista em Cooperação, Desigualdade e Desenvolvimento Sustentável - Universidade Complutense  de Madrid, Digital Marketing Manager, editora de conteúdos digitais, gestora do terceiro setor, mãe e poeta.

Mineira, nascida na pequena Macaúbas, filha da Diquinha e neta da Dona Chica, meu pai um fazedor de mágica. Feita de capim rasteiro que espalha na serra, sou contas de rosários, que arrebentam ao rezar, sou milho de pipoca, estouro de alegria nas festas de São João.

Nasceu em 1991. É contista, mas também se arrisca na poesia. Escreve desde criança. É leitora ávida dos autores russos e dos poetas românticos. É formada em Psicologia pela Universidade Positivo, com especialização na Universidade da Colúmbia Britânica.

Escritora recifense e publicitária. Cantos, encantos e desencantos (2008), Os espelhos da sua casa cantam (2010), Histórias inesquecíveis (2014) e A Retomada do Afeto (2021). Participações nas coletâneas Literatura Clandestina (2008) e Saudade (2012).

Formada em pedagogia, especialista em arte, educação e terapia e educação ambiental, atuo como professora de educação infantil na rede municipal de ensino de Suzano.

Professora de uma escola pública em Caraguatatuba, começou a escrever aos 40 anos numa oficina de texto, hábito cultivado até hoje. Nas horas vagas gosta de ler, escrever é consequência. Tem paixão por Guimarães Rosa, mas é com Clarice que o nó desata.

Escritora amadora, autora do livro Poemas de Clarice - Uma Iludida Anônima, criadora e responsável pelo blog Corações Partidos no WordPress, administradora do perfil no Instagram @aquelaspalavrasditas. Estudante de jornalismo e esportiva de crônicas.

Mulher, esposa, mãe, amante das palavras. Escreve desde menina. Publicou em Antologias. Ganhou o terceiro lugar no Concurso de Causos da plataforma Scriv. Mineira de nascimento, é poetisa enquanto  acordada e sonhadora em tempo integral.

Laura Lam, socióloga, escritora e mãe. Reside em Campinas - SP. Escreve desde os 15 anos. Participou de coletâneas como Folhinha Poética 2021, Cartilha “Manitas Brilhantes  e “Além dos Quartos”, antologia Erótica Feminista Negra Louva Deusa.

Autora que é formada em arquitetura e urbanismo viu na poesia a maneira ideal de eternizar suas emoções. Fortemente influenciada pelo romantismo do século XIX e pelo nacionalismo, adora sonetos e usa a vida e o cotidiano pacato como precípuos temáticos

Sonia é médica aposentada. Nasceu em Santos. Participou de diversos grupos literários, antologias e revistas. Editou o jornal Alternativo de 1996 a 2000 e a Revista Chapéu de Sol de 2000 a 2002. Formou-se em Escrita Criativa em 2001 no Langara College em Vancouver.

Autora do livro Sinopse do Corpo (Helvetia Éditions, 2020). Comendadora da Paz e Embaixadora da Paz pela OMDDH. Destaque Cultural, Social e Educacional 2020. Membro da Academia de Ciências, Artes e Letras do Brasil (ACILBRAS).

Nascida no Rio de Janeiro. Casada. Mãe de três filhas. Poeta. Amante da natureza e artes. Formada em Direito e Psicologia. Possui textos e contos publicados em revistas e antologias do país. Autora do livro de poesias Versos D’Água, Editora Gapla, 2021.

É poeta, escritora, tradutora, ativista cultural, articuladora do “Mulherio das Letras Espanha”. Desenvolve projetos de articulação Cultural e Literária, como o Enluaradas, em parceria com Patricia Cacau, e o Tertúlias Virtuais, ambos voltados para a literatura do Feminino.