Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Volume 54;Volumes 83-84

Capa
"Indice dos artigos contidos nos 50 tomos, " vol. 76 (t. 51) 1888, p. [379]-404.
 

Páginas selecionadas

Conteúdo

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 295 - Será, d'ora em diante, o escudo d 'armas deste Reino do Brasil em campo verde uma esfera armilar de ouro atravessada por uma cruz da Ordem de Cristo, sendo circulada a mesma esfera de 19 estrelas de prata em uma orla azul; e firmada a coroa real diamantina sobre o escudo, cujos lados serão abraçados por dois ramos de plantas de café e tabaco como emblemas de sua riqueza comercial, representados na sua própria cor, e ligados na parte inferior pelo laço da nação.
Página 296 - A bandeira adoptada pela Republica mantem a tradição das antigas cores nacionaes — verde e amarella — do seguinte modo: um losango amarello em campo verde, tendo no meio a esphera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido obliquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda — Ordem e Progresso...
Página 143 - Tudo quanto tenho de expor é triste ; e mais melancólico é ainda o futuro, que se me antolha, se a Providencia Divina, não presedir os trabalhos da presente sessão.
Página 296 - Perpétuo: hei por bem ordenar que a Coroa Real que se acha sobreposta no escudo das armas estabelecido pelo meu imperial decreto de 18 de setembro do corrente ano, seja substituída pela Coroa Imperial, que lhe compete, a fim de corresponder ao grau sublime e glorioso em que se acha constituído este rico e vasto Continente.
Página 136 - Ex-Ministro ; mais eu não fui fingido, disse o que entendia e sobre o que ouvia a muitos queixarem-se, e porque importava que VM também o soubesse. « Eu analysando a constituição de Portugal declarava francamente o que n'esta me parecia bom e mau.
Página 158 - Eu Pedro 1° pela graça de Deus, e unânime vontade do Povo, feito Imperador do Brasil e seu Defensor Perpétuo, juro observar, e manter a Religião Católica Apostólica Romana; juro observar, e fazer observar constitucionalmente as Leis do Império; juro defender, e conservar, com todas as minhas forças, a sua Integridade. Assim Deus me ajude, e por estes Santos Evangelhos.
Página 119 - Cristo seu verdadeiro esposo e marido muito mais cioso de sua honra do que seu marido ; todas as vezes que moves a pobre negra a pecar ou por força ou por vontade, ou consentes em seu pecado quando ela te busca, a Cristo persegues que é o seu verdadeiro...
Página 11 - ... o necessário ; pusilânimes e poltrões em quanto a bebida os não faz enfurecer ; inimigos do trabalho ; indiferentes a qualquer motivo de onra. gloria, ou reconhecimento ; unicamente ocupados do prezente, sem cuidado do futuro, incapazes de reflexão passam a vida e envelhecem sem sahirem da infância, da qual conservam todos os defeitos.
Página 295 - Armas sejao por conseguinte as que uniformemente se hajao de empregar em todos os Estandartes, Bandeiras, Sellos Reaes, e Cunhos de Moedas, assim como em tudo mais, em que até agora se tenha feito uso das Armas precedentes. E esta se cumprirá como nella se contém.
Página 339 - Guiné tiver, os faça baptizar, e fazer christaos do dia que a seu poder vierem até seis mezes, sob pena de os perder para quem os demandar.

Informações bibliográficas