Diccionario geographico, historico e descriptivo, do imperio do Brazil ...: obra colligida e composta ...

Capa
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Páginas selecionadas

Outras edições - Visualizar todos

Termos e frases comuns

Passagens mais conhecidas

Página 470 - Carvalho , que teve por successores outros muitos quasi annualmente por nomeação do governo imperial. A boa qualidade das terras, a doce temperatura do ar, a uniformidade das estações que tem mui pouca variação, fazem que esta provincia seja appellidada o paraiso terrestre do Brazil. As terras são d'uma fertilidade rara , posto que as chans sejão por vezes arenosas.
Página 513 - Brazil, determinados a converter á religião os índios, e com efeito penetrarão numa aldeia do gentio Guarús ou Guarulhos, onde forão mui bem recebidos. Passados treze annos, alguns missionários italianos se adiantarão mais para o poente, e penetrarão, como os primeiros,em outra aldeia. A doce moral que estes religiosos pregavão acarreou-lhes o amor d'aquelles povos, que se não podião apartar d'elles; porém tiverão de sujeitar-se á esta separação, em 1699 ou 1670, em que El-Rei de...
Página 407 - D. Frei Antonio do Desterro, do brigadeiro José Fernandes Pinto Alpoim e do chanceller da relação João Alberto Castello Branco.
Página 449 - São-Francisco , e que se transportão para o Rio-de-Janeiro. Fabricão-se moinhos para descascar arroz , e dizem que tambem tem fabrica de serrar madeira movida por agua. Apezar dos prodigios que se contão da colonia do Sahi e Palmitar, a verdade é que ella tem soffrido um semnumero de contradicções e de embaraços , que de toda a parte lhe hão suscitado.
Página 33 - Tapuyas barbados, tanto por isso que fizera diversos utensílios com o ferro que havia tirado dos navios naufragados, como pelas victorias que lhes fez alcançar contra os que com elles estavam em guerra. « O maioral dos índios, que n'esse tempo dominava no Maranhão, lhe deu a escolher de uma de suas filhas, de quem teve o dito Pedro dois filhos que foram respeitados dos índios com o nome de Pêros.
Página 214 - Albuquerque alguns capitães-móres que nada fizeram de notável; até que em 1684 se constitue de todo como capitania independente, não tendo até então os seus administradores passado de simples capitães-móres. O primeiro governador agora nomeado é António da...
Página 90 - ... diamantino de Tijuco; foi ao de Sabará por termo á desobediencia e revolta do povo, secretamente instigado por gentes mal intencionadas. Na comarca de Serro Frio destituiu um Ouvidor venal e arbitrario no exercicio de suas funcções; poz em liberdade um sem numero de pessoas que se achavam retidas em prisão sem a menor culpa; e fez com que voltassem as que andavam foragidas com medo do despotismo daquelle Ouvidor. — Em 1783 (no dia 10 de Outubro) succedeu-lhe Luiz da Cunha Menezes, conde...
Página 136 - O terceiro fim — diz o p. Galanti — que d. Francisco de Souza se propoz foi erguer diversas fortalezas para guarnecer a costa contra aggressões de estrangeiros ». E assim — escreve Fr.
Página 267 - Pedras-de-Fogo a ficar assim bipartido, e tem sido o theatro de varias còmmoções politicas. Nelle se ajuntárão .em Outubro de 1841 varios descontentes que intentárão assassinar o presidente da provincia Pedro Rodrigues Fernandes Chaves , e logo no anno seguinte tambem nelle ajuntárão armase munições os que pretendiSo H.
Página 286 - ... ruim. Conhece-se facilmente este porto por ser cercado de barreiras pouco distantes da praia de 50 a 60 palmos de alto. D'este posto correm 5 legoas de recifes até o cabo Branco , na...

Informações bibliográficas