Estado, desenvolvimiento e globalizacao

Capa
UNESP, 2006 - 191 páginas
Na virada deste milênio, a economia internacional costuma ser associada à ideia de globalização. E a globalização é, frequentemente, apresentada como um processo que reduz ou mesmo anula o papel político dos Estados nacionais. O primeiro ensaio deste livro examina essas relações, mais complexas do que supõe aquela narrativa corriqueira. Em seguida, reconstitui-se a história das teorias do desenvolvimento, as reflexões que tentavam enquadrar os países “periféricos” no desenvolvimento capitalista internacional. E o Estado nacional volta à cena como elemento decisivo, tanto no papel de ato político quanto na situação de arena em disputa. Mais que uma reconstrução do passado, sempre necessária, temos aqui, também, um exercício que ajuda a pensar as escolhas do presente.
 

Conteúdo

Apresentação
7
Capítulo 2
35
Capítulo 3
84
civilizadores
99
Bibliografia
173
Direitos autorais

Passagens mais conhecidas

Página 176 - Industrial Modernization and Political Change: A Latin American Perspective.
Página 184 - MOORE, Wilbert (Orgs.). A sociedade tecnológica: implicações sociais da industrialização com o advento de técnicas modernas. Rio de Janeiro: Lidador, 1966.
Página 185 - NURKSE, Ragnar. A formação de capital em países subdesenvolvidos. Revista Brasileira de Economia, ano 5, n.

Informações bibliográficas