Contos Populares Brasileiros

Capa
Editora Melhoramentos, 28 de mar de 2014 - 280 páginas

“Lindolfo Gomes claramente tentou manter o espírito das histórias que ouvira da boca dos contadores. Nada de manipulações moralistas e fora de lugar.

[...]

Ótima a iniciativa da Melhoramentos de republicar os preciosos contos recolhidos por Lindolfo Gomes, importante pioneiro no estudo sistemático da nossa cultura popular.”

Ricardo Azevedo - Mestre em Letras e doutor em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (USP) e um dos mais importantes pesquisadores, na atualidade, da cultura popular brasileira.

A Editora Melhoramentos decidiu reeditar este livro ao perceber que existe um público ávido por histórias populares brasileiras, coletadas e reproduzidas na sua mais pura essência. O conteúdo original das edições anteriores foi revisado e atualizado cuidadosamente de acordo com a nova ortografia, mantendo-se integral, sem cortes nem resumos.

Este rico acervo contribuirá, por certo, para que pais, professores e aficionados do assunto ajudem a manter viva a cultura popular brasileira e para que as histórias atinjam o objetivo principal de seu autor: encantar adultos e crianças, abrindo seus olhos curiosos ao mundo fascinante da imaginação e do mistério.

 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Conteúdo

Seção 1
Seção 2
Seção 3
Seção 4
Seção 5
Seção 6
Seção 7
Seção 8
Seção 13
Seção 14
Seção 15
Seção 16
Seção 17
Seção 18
Seção 19
Seção 20

Seção 9
Seção 10
Seção 11
Seção 12
Seção 21
Seção 22
Seção 23

Outras edições - Visualizar todos

Termos e frases comuns

Sobre o autor (2014)

Lindolfo Gomes nasceu em Guaratinguetá (SP) em 12 de março de 1875. Foi contista, ensaísta, folclorista, inspetor de ensino, jornalista, poeta, professor, prosador e teatrólogo.

Fez parte da Academia Brasileira de Filologia, Academia Mineira de Letras, Academia Carioca de Letras e Sociedade dos Homens de Letras do Brasil. Publicou diversos títulos e inúmeros artigos na imprensa fluminense e mineira.

Publicou "Folclore e Tradições do Brasil" (1915), "Contos Populares Brasileiros" (Editora Melhoramentos, 1918) e "Nihil Novi…: Estudos de literatura comparada, de tradições populares e anedotas" (Tipografia Brasil, 1927).

Faleceu em 15 de maio de 1953, no Rio de Janeiro (RJ), e foi sepultado em Juiz de Fora (MG).

Informações bibliográficas