Alma sertaneja: (contos tragicos e sentimentaes do sertão)

Capa
B. Costallat & Miccolis, 1923 - 147 páginas
 

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 88 - Seca-d'água: sugestiva e flagrante metonímia usada pelos sertanejos do Nordeste para designar a invernia rigorosa, violenta e prolongada. Encontramo-la referida no seguinte passo da Alma Sertaneja de Gustavo Barroso, à pág.
Página 51 - A casa era pequena e velha, a taipa toda esburacada eo telhado em petição de miseria; porém, naquella erma barranca do rio Quixeramobim, entre o Egypto eo Cruxatú, não havia outra".
Página 15 - Descemos o outro lado do cerro, que dava sobre estreito e alongado vale, despido de arvoredo, verdadeira varjota alcatifada de junco, orlada de sabiás pequeninas" (Gustavo Barroso — Alma Sertaneja, Pág. 15). Varote: nome que, nos sertões do Paraná e Mato Grosso, dão aos ervais novos que se resevam para futuras colheitas. Refere-o o agrónomo Arruda Câmara...
Página 89 - Si chove e cresce, vem o boi e come-o. Para todos os lados que olho, só vejo desgraça. Por isso, vou ruim como capim.
Página 112 - Ofereceu-me um grosso cigarro de palha de milho e fumo picado, dos chamados peito de vaca
Página 42 - Vosmince diz que foi sonho, porque não vio as desgraças no anno dos dois zeros e não ficou, como eu, até hoje, com a afrontação da carreira com que escapei, que não me deixa ao menos dansar e mais parece "puxado".
Página 28 - Celeremente se espalhára a nova da captura do animal e toda a vizinhança vinha ver o "fama
Página 135 - Socó aquella faca enterçada, que furava um vintem de lado a lado e dava ganas de ser experimentada no couro dum christão?!), atravessárase-lhe á frente e esbofeteára-o.
Página 5 - BAN-BAN-BAIV!, de Orestes Barbosa. — Interessantissimo flagrante dos costumes do "bas-fond'
Página 20 - Larguei a espingarda e comecei a descer entre as duas ingremes paredes, sustentando-me com os pés e as mãos num lado e noutro, rodo arreganhado "que nem

Informações bibliográficas