Harry Potter e o Cálice de Fogo

Capa
Pottermore Publishing, 8 de dez. de 2015 - 535 páginas

Haverá três tarefas, espaçadas durante o ano letivo, que servirão para testar os campeões de diferentes maneiras... sua perícia em magia, sua coragem, seus poderes de dedução e, naturalmente, sua capacidade de enfrentar o perigo.'

O Torneio Tribruxo será realizado em Hogwarts. Apenas bruxos acima dos dezessete anos de idade podem se inscrever - mas isso não impede que Harry sonhe em vencer a competição. E então, no Dia das Bruxas, quando o Cálice de Fogo faz sua seleção, Harry se surpreende ao ver que seu nome é um dos que a taça mágica escolhe. Ele terá de enfrentar tarefas mortais, dragões e bruxos das trevas, mas com a ajuda de seus melhores amigos, Ron e Hermione, talvez ele consiga sair dessa - vivo!

Sobre o autor (2015)

J.K. Rowling é a autora de Harry Potter, uma série de livros eternamente popular que definiu uma era, além de vários romances de único volume e uma série de romance policial escrita sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

A ideia de Harry Potter surgiu durante o atraso de uma viagem de trem, em 1990. Rowling criou e escreveu a série de sete livros, sendo o primeiro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, publicado no Reino Unido em 1997. As adaptações para o cinema foram um sucesso absoluto, sendo o último dos oito filmes, Relíquias da Morte parte 2, lançado em 2011. Até o momento, os livros de Harry Potter venderam mais de 600 milhões de cópias no mundo todo e foram traduzidos em mais de 80 idiomas. E novas gerações de leitores continuam a descobrir e a se apaixonar pela série.

Para acompanhar a série de Harry Potter, J.K. Rowling escreveu três volumes menores para caridade: Quadribol Através dos Séculos e Animais Fantásticos e Onde Habitam para ajudar Comic Relief e Lumos, e Os Contos de Beedle, o Bardo para ajudar Lumos, uma instituição infantil sem fins lucrativos.

Um desses volumes paralelos inspirou a série Animais Fantásticos, estreada em 2016, com roteiros escritos ou coescritos por Rowling.

Ainda em 2016, ela colaborou com o roteirista Jack Thorne e o diretor John Tiffany para continuar a história de Harry em uma peça de teatro chamada Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

Entre os romances de único volume de J.K. Rowling, está Morte súbita, publicado em 2012. Sob o pseudônimo Robert Galbraith, ela também é a autora da aclamada série "Strike", com os detetives particulares Cormoran Strike e Robin Ellacott.

Em 2020, ela voltou a publicar obras para crianças menores, com seu conto de fada O Ickabog, inicialmente, uma série online gratuita para crianças durante a pandemia do Covid-19. Jack e o porquinho de Natal, uma aventura sobre o amor de um menino por seu brinquedo preferido e até onde ele irá para encontrá-lo, foi publicado em 2021 e se transformou em um best-seller no Reino Unido, Estados Unidos e Europa.

Além de receber um OBE e Companion of Honour por sua colaboração à literatura infantil, J. K. Rowling recebeu vários outros prêmios e honras, incluindo Legion d'Honneur, da França; Prince of Asturias Award, da Espanha; e Hans Christian Andersen Award, da Dinamarca. Em 2020, Jo recebeu um British Book Award, reconhecendo Harry Potter e a Pedra Filosofal como o livro mais importante dos últimos trinta anos.

Ela apoia causas humanitárias através de seu fundo de caridade, Volant, e também é a fundadora e presidente de Lumos, uma instituição de caridade internacional para crianças, que luta pelo direito de cada criança a ter uma família, transformando sistemas assistenciais por todo o mundo.

Informações bibliográficas