Histórias da Educação brasileira: experiências e peculiaridades: História da Educação; Brasil; Século XX; Século XXI

Capa
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Cláudia Engler Cury, Mauricéia Ananias
Editora da UFPB, 3 de nov. de 2014 - 290 páginas
O Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba – HISTEDBR-PB tem a satisfação de tornar públicos os trabalhos que foram reunidos a partir das discussões fomentadas por ocasião do IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil com o tema geral: História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, ocorrido na cidade de João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba, em julho/agosto de 2012. Pesquisadores e estudiosos de todo o Brasil e de outros países foram provocados pelos organizadores desse livro a escrever sobre temáticas congruentes.
 

Termos e frases comuns

Sobre o autor (2014)

Antonio Carlos Ferreira Pinheiro tem Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco (1986), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutorado em Educação na área de História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor Associado III e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação na Paraíba (Diretório do CNPq), vinculado ao HISTEDBR, no qual foi seu coordenador por duas gestões (2001-2005) e (2009-2012). Membro fundador (em 2004) do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO. Fez parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE (Tesoureiro), no período de 2009 a 2013.

Cláudia Engler Cury possui Licenciatura (1984) e Bacharelado (1991) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciatura em História (1996), Mestrado (1997) e Doutorado (2002) em Educação também pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é membro da Comissão de Editoração da Revista SAECULUM. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em História da UFPB no biênio 2005-2007. É Professora Associada II do Departamento de História e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação, ambos da Universidade Federal da Paraíba. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação no biênio 2012-2014 (Tesoureira). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste Oitocentista - GHENO/CNPq.

Mauricéia Ananias atualmente é professora Adjunta do Centro de Educação e membro do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC (1994), Mestrado (2000) e doutorado (2005) em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Compõe a Comissão Editorial da Revista HISTEDBR On-line (UNICAMP). Integra os Grupos de pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO e Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba – HISTEDBR/PB, ambos vinculados à Universidade Federal da
Paraíba e registrados no Diretório de Grupos do CNPq.

Informações bibliográficas