Metodologia de Pesquisa

Capa
IESDE BRASIL SA
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

O livro narra a história de um menino, Pivetim, que morava com seus pais, sua avó e seus irmãos e irmã. Um dia seu cunhado pediu que ele pegasse a bolsa que sua avó tanto guardava e, ao fazer isso seu cunhado sumiu e só voltou para pegar a irmã de Pivetim. Depois de algum tempo ele deixou sua casa a pedido de seus pais pois lhe disseram que o dinheiro no fim do mês não era o suficiente para alimentar a ele e seus outros dois irmãos todos.
Assim, foi morar na rua, foi nela que aprendeu tudo o que sabe, que na rua não se pode ir a qualquer lugar, pois cada esquina escondia um risco e conheceu seus companheiros, Dimba, Maravilha, Carol, Que Fedor e Bala Perdida. Na última vez que tentou assaltar um casal levou um soco no rosto, ams foi socorrido por Que Fedor.
Amador era o seu ''São Bentinho'', uma pessoa que gosta de dar comida aos meninos da rua. Ele dava comida a Pivetim, mas dava também ao resto da turma da rua, em troca de alguns pequenos serviços. Carol passou muito tempo sem dar notícias, mas Pivetim e a turma da rua já estava acostumada.
Sombras começam a aparecer nas esquinas da área dominada pela a turma da rua, que temia que o seu domínio fosse invadido, o que não aconteceu. Não só sombras estavam aparecendo, como também o ''engasgo'', que era uma quentinha cheia, mas no fundo tinha um saco que se faz sacolé, só que cheio de gesso. A pessoa vê o volume no fundo, acha que é carne e engole se engasgando com o gesso e toda a comida. Se não tiver força o suficiente para vomitar, morre sufocado.
Pivetim começa a vender rosas no Adegas Bar e no fim da noite levava uma parte do lucro. Com o tempo foi ganhando confiança do dono do bar e passou a dormir na cozinha. Maravilha compra um álbum de fotos,e diz que o o homem e mulher das fotografias eram seus pais e que eles iriam estar no aeroporto da cidade e pede a Pivetim para leva-lo até lá, o que terminou acontecendo, mas apenas Maravilha chegou ao aeroporto. Pivetim nunca soube se ele encontrou os seus pais.
Pivetim acorda com o barulho de vozes, mas não da fome e sim de pessoas. Não sabe ao certo onde esta, massó consegue se lembrar da noite em que estava trabalhando no Adegas Bar, Mariana veio dar um recado a ele e logo depois que ela sai pela a porta da cozinha entra Carol. Depois disso ele só consegue se lembrar de cinco homens ao seu redor e o cheiro de álcool queimando o se nariz.
Pivetim é mantido em cativeiro durante algum tempo e é solto logo depois. Quando procura Mariana para saber o que realmente aconteceu naquela noite na cozinha do Adegas Bar e fica sabendo que ela se encontra no hospital. Após um tempo tentando arranjar uma pessoa para ir como seu responsável no hospital, em uma noite, saindo do Adegas Bar ele encontra Mariana descendo de uma van e Mariana diz que não pod conversar agora.
No dia em que conversam Pivetim descobre que foi mantido em cativeiro a mando de Carol, pois na mesma noite do acontecido na cozinha do bar em que trabalhava, ocorreu um assassinato a um guarda que estava rondando a área da rua e que foi mantido em cativeiro para que a polícia não suspeitasse dele. Soube também que Mariana perdeu o bebê que estava esperando, pois foi espancada pelos homens de Carol para manter a boca fechada e não contar nada a polícia sobre o assassinado que iria ocorrer naquela noite.
 

Conteúdo

Oqueé pesquisa?
Conclusão 17
O trabalho científico 25
A pesquisa nos cursos de graduação e pósgraduação 31
Modalidades de pesquisa em Educação 41
Leitura análise e interpretação de textos 60
Análise de conteúdo 73
O projeto de pesquisa 83
O processo de pesquisa 103
Normas para redação de trabalhos científicos 119
Citações indiretas 126
O relatório de pesquisa 137
Apresentando a metodologia do trabalho científico
Anexos 150
A escolha do tema problema e modalidade de pesquisa 157
Formas de apresentação dos dados 164

Oproblemado problema de pesquisa no projeto 89
Cuidados necessários com as referências 95
Temas e problemas de pesquisa em Educação 175
Direitos autorais

Termos e frases comuns

Informações bibliográficas