Resenhas

Resenhas de usuários

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. – São Paulo: Oficina de Textos, 2012.
Ercília Torres Steinke, graduada em Geografia, mestre em Tecnologia Ambiental, recursos hídricos, e doutora em
ecologia pela universidade de Brasília (UnB). Teve como ponto de partida para produção desta obra, os questionamentos de seus alunos ao longo de sua carreira e utilizou de respostas simples e diretas para explicar conceitos e fenômenos climáticos, buscou trazer exemplos do dia a dia para explicar os principais conceitos da climatologia geral de forma prática e descomplicada. A autora sugere compreender a gênese e as características da circulação geral que fazem parte da nossa realidade, sendo assim, há maiores chances de aprendizado quando vinculamos aquilo que aprendemos com a nossa realidade e isso não seria diferente com a climatologia. Quando falamos em clima logo pensamos nos efeitos sobre a humanidade, sejam eles positivos ou negativos, e devido a isso faz-se necessário compreender essa relação entre clima e homem. Portanto, o clima e os eventos de tempo interferem nas atividades humanas, como agricultura e gestão de recursos hídricos, e na segurança do próprio ser humano. Uma característica entre a relação homem e clima, está no passado onde há evidências de que a civilização se desenvolveu e avançou durante os períodos quentes e úmidos, sendo o contrário nos períodos frios, que foram marcados por secas, fomes pandemias e guerras, período denominado de Eras negras, fazendo com que civilizações desaparecessem.
Para Steinke ao estudar climas a primeira coisa que devesse compreender é a diferença entre clima e tempo.
Os termos “clima” e “tempo” não são sinônimos, não vai mais confundi-los e cometer o erro de afirmar, quando amanhecer chovendo e a chuva impedir sua ida ao clube, que o “clima” naquele dia estava péssimo. Na verdade, o que foi péssimo para você foi o tempo; contudo, certamente algum agricultor gostou da chuva. (STEINKE, 2012, p. 18).
O tempo para os geógrafos refere-se a combinações que se repetem, nem sempre idênticas, mas reproduzem sensações fisiológicas semelhantes, ou seja, é o estado físico das condições atmosféricas em um determinado momento e local, já o clima é o estudo médio do tempo para um determinado período mais longo em um determinado ponto da atmosfera. Observando continuamente as características atmosféricas do local delimitado. Assim o clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. A autora ainda ressalta que a expressão “o clima da terra está mudando” é incorreta, devido a terra não possuir apenas um único clima. Os climas mudam constantemente devido vários fatores de ordem astronômica, de curto prazo e longo prazo. Tratando-se de variações de curto prazo a autora nos faz compreender os movimentos de rotação e translação, apesar de não ser uma tarefa fácil, já que temos a impressão de que a terra está parada. Muitos estudos foram feitos para que hoje esses movimentos tão importantes fossem conhecidos por nós. Os movimentos de rotação e de translação da Terra são determinantes para as variações nas condições de tempo atmosférico ao longo de um dia e de um ano. O movimento de rotação é o movimento em que a terra gira em torno do próprio eixo e determina uma variação natural diária de incidência dos raios solares na superfície terrestre, que por sua vez, faz com que qualquer local da Terra experimente uma variação diária em suas condições meteorológicas, especialmente na umidade, na temperatura do ar e nos ventos. Já o movimento de Translação é o movimento em que a terra gira em torno do sol e determina variações anuais de incidência dos raios solares na superfície terrestre dando origem aos solstícios e equinócios. Os solstícios são períodos de distribuição desigual de radiação no globo terrestre, solstício de inverno e de verão e os equinócios que são períodos de
 

Todas as resenhas - 1
5 estrelas - 0
4 estrelas - 0
3 estrelas - 0
2 estrelas - 0
1 estrela - 0

Todas as resenhas - 1
Resenhas editoriais - 0

Todas as resenhas - 1