Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Capa
1888
0 Resenhas
As avaliações não são verificadas, mas o Google confere e remove conteúdo falso quando ele é identificado
"Indice dos artigos contidos nos 50 tomos, " vol. 76 (t. 51) 1888, p. [379]-404.
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 152 - E porque por ventura teerees algum rezeo de nossas justizas por razaon dalgumas cousas á que sejaaes obligado, Nos por esta nossa carta vos seguramos polla vinda, stada, é tornada que nom sejaaes presso, retendo, acusado, citado nem demandado por nenhuna cousa, ora seja civil, ora criminal, de cualquier cualidade. E por ella mesma mandamos á todas nossas justizas que ó cumpran así.
Página 10 - Maria 263 leguas, é andando en el camino allegamos á un rio que se llama el rio de los Patos...
Página 20 - Yndios acostumbraban ir y venir, y que en esta sierra havia mucha manera de metal, y que en ella havia mucho oro y plata, y otro genero de metal que aquello no alcanzaba que metal era, mas de quanto ello no era cobre, é que de todos estos géneros de metal havia mucha cantidad, y questa sierra atrabesaba por la tierra mas de doscientas leguas, y en la aida délia había asi mesmo muchas minas de oro y plata y de los otros metales".
Página 207 - Abombar, vn diz-se que o cavallo abombou, quando tendo feito grande viagem em dia de calor, fica em estado de não poder mais caminhar ; mas depois de refrescar ainda pôde continuar a viagem.
Página 310 - Tem-se visto alguns que, tendo aprendido ofícios mecânicos e servido de soldados pedestres, se acham hoje feitos sacerdotes. Tendo o doutor Francisco Xavier da Rua, governador que foi do bispado com procuração do dito bispo, ordenado os sacerdotes que eram precisos, não foi bastante para que o Dr. José Justino de Oliveira Gondim, que lhe...
Página 211 - BUZINA, sm buraco do centro da roda do carro, onde entra o eixo: é assim chamado por ser mais largo da parte de dentro que de fora. Daqui vem que quando se acha gasto, e é preciso por-se-lhe um remonte, se chama a este contrabuzina.
Página 109 - ... ao meu vice-rei, e capitão general de mar e terra do estado do Brasil , como a tem os mais governadores d'elle.
Página 156 - ... o direito a cada um o que fosse seu, e que por emtanto lhe supplicavam desistisse do apresto da armada, porque se faziam suspeitosas na paz preparações de guerra.
Página 208 - Assado, sm pedaço de carne, ordinariamente sem osso, para assar : tem já este nome antes de assado. Assado de couro ; carne que se assa sem desunir-se do couro, em cuja parte se applica ao fogo.
Página 231 - REGEIRA, sf corda de couro que na junta de bois lavradores se ata na orelha de cada boi do lado de fora, sendo uma ponta em cada uma das orelhas, eo seio na mão do lavrador, serve para guiá-los.

Informações bibliográficas