Notícias do planalto: A imprensa e o poder nos anos Collor

Capa
Companhia das Letras, 16 de ago. de 2012 - 528 páginas
Um retrato contundente do jornalismo brasileiro, feito por meio de uma investigação inédita sobre como a grande imprensa tratou a ascensão e a queda de Fernando Collor.
"Com sua força narrativa concentrada, um amplo panorama de personagens de cima e de baixo, denso nos detalhes, e com um desenlace dramático à altura, lê-se Notícias do Planalto como um trabalho documental de Balzac. Sem poupar ninguém - proprietários, comentaristas ou repórteres -, o livro quebrou o tabu fundamental da imprensa: cachorro não come cachorro."
Foi assim que Perry Anderson, um dos grandes historiadores ingleses, classificou Notícias do Planalto num ensaio na London Review of Books. Lançado em 1999, o livro deflagrou uma imensa controvérsia acerca das relações perigosas entre a imprensa e o poder e entre jornalistas e donos de órgãos de comunicação. Com mais de 70 mil exemplares vendidos, entrou para a bibliografia básica de inúmeras faculdades de jornalismo.
Posfácio inédito do autor
Prêmio Jabuti 2000 na categoria reportagem

Outras edições - Ver todos

Sobre o autor (2012)

Nasceu em São Paulo, em 1954. Foi repórter da Folha de S.Paulo, diretor de redação de Veja e correspondente em Paris da Rádio Bandeirantes. É apresentador do programa Roda Viva e repórter de piauí, revista que dirigiu por cinco anos. Pela Companhia das Letras, também publicou Eles foram para Petrópolis (2009), com Ivan Lessa.

Informações bibliográficas