Vida do marquez de Sá da Bandeira e reminiscencia de alguns dos successos mais notaveis que durante ella tiveram logar em Portugal, Volume 2

Capa
Typographia da Viuva Sousa Neves, 1888
 

Páginas selecionadas

Passagens mais conhecidas

Página 400 - Ministro e Secretario de Estado dos Negocios do Reino, assim o tenha entendido e faça executar. Paço, em 3 de outubro de 1902.
Página 568 - Nenhum cidadão pôde ser obrigado a fazer, ou deixar de fazer alguma cousa, senão em virtude da Lei; § 2.
Página 515 - Zambezia e Sofala : mappa coordenado sobre numerosos documentos antigos e modernos, portuguezes e estrangeiros, pelo visconde de Sá da Bandeira, 1861. Cultura do algodão, noticia sobre esta cultura, modo de trazer o seu producto ao commercio, 1862.
Página 181 - Conslitucional de 1826, como lei fundamen«tal do estado; e na conformidade da mesma Carta orde«no, que se reunam as cortes extraordinarias no dia 10 «de junho do corrente anno, devendo os deputados, eleitos «para ellas, vir munidos dos mais amplos poderes.
Página 172 - Escutai a voz da vossa rainha. Os corpos militares, que tenham tomado parte n'este movimento, devem desde já recolher-se ás suas estações. Eu perdoo a todos os individuos d'elles, ea quaesquer outros que se tenham desvairado, o momentaneo desvio dos seus deveres.
Página 491 - DA PÁTRIA, FOI GRAVEMENTE FERIDO E DEIXADO POR MORTO NO CAMPO DE VIELLE, EM FRANÇA; COMBATENDO PELA LIBERDADE, FOI FERIDO QUATRO VEZES, E PERDEU O BRAÇO DIREITO NO ALTO DA BANDEIRA. SERVINDO o SEO PAIZ, SERVIU AS SUAS CONVICÇÕES.
Página 181 - Cortes extraordinarias no dia i0 de Junho do corrente anno, devendo os Deputados, eleitos para ellas, vir munidos dos mais amplos poderes. Os Ministros e Secretarios de Estado de todas as Repartições o tenham assim entendido e façam executar. Palacio das Necessidades, em i0 de Fevereiro de i842. — (a.) Rainha, Duque da Tetceira, Luij da Silva Mousinho de Albuquerque, José Jorge Loureiro.
Página 560 - Necessidades ; e, não obstante a minha forte resistencia para acceitar encargo de tanta responsabilidade em oircumstancias tão difficeis, foi mistér ceder. « Acceitei, finalmente, por obediencia ás ordens da coroa, e tive a fortuna de apresentar no mesmo dia 18, em que tomei encargo tão melindroso, o ministerio organisado por forma, que mereceu a approvação da soberana, ficando por esta maneira destruidos planos de antemão preparados!...
Página 502 - Resta-me, ao lado do sentimento da perda, e da difficuldade da substituição, a confiança de que a desoneração de um trabalho, que ajudava a extenuar-lhe as forças pôde contribuir para o seu restabelecimento».
Página 172 - Nação sustentar-se, empregando-se meios revolucionarios para mudar, sem necessidade nem utilidade, lnstituições, que podem ser legalmente alteradas, quando assim convenha. Portuguezes: Tenho confiança na vossa lealdade e no affecto que professaes á Minha Pessoa. Escutae a voz da vossa Rainha. Os Corpos Militares...

Informações bibliográficas