Introdução à teoria geral da administração

Capa
Editora Manole, 1983 - 617 páginas

Durante anos, a Administração foi considerada uma atividade paralela e apenas complementar ao comando das organizações, em geral, e das empresas, em particular. Surgida no início do século passado como uma ciência focada na busca da eficiência do trabalhador de chão de fábrica, provocou uma verdadeira revolução no mundo organizacional. Envolveu a organização como uma totalidade, em um amplo processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar, posteriormente abrangendo também as pessoas e os grupos sociais como atores e protagonistas do processo. Tudo dentro de uma abordagem prescritiva e normativa de como se deve fazer. Com o passar do tempo, absorveu o estruturalismo da sociologia organizacional e o behaviorismo da psicologia organizacional, incorporando também os conceitos básicos da teoria de sistemas e abrindo seus horizontes para o ambiente e o mundo globalizado – palco dos desafios atuais em termos de complexidade, mudanças e transformações rápidas, e da incerteza e imprevisibilidade delas resultantes. Ainda captou conceitos da relatividade da física quântica e assumiu o caráter da conectibilidade e da contingencialidade, tendo predominância cada vez maior dos aspectos intangíveis sobre os tangíveis e da tecnologia da informação. Hoje, a administração é a melhor maneira de tornar as organizações mais integradas, flexíveis, inovadoras, competitivas e sustentáveis, e de as conduzir em direção ao seu futuro.
Foi por todas essas razões que Introdução à Teoria Geral da Administração foi escrita. Nesta nona edição, foram incluídos conceitos amplamente discutidos, como competitividade e competências essenciais, criação de valor, responsabilidade social, sustentabilidade, inovação, ética e governança corporativa, dentre outros, que fazem parte da agenda do administrador moderno. É leitura obrigatória para estudantes de Administração e indispensável para empresários, dirigentes, executivos, consultores, gestores e especialmente profissionais que têm o destino e o futuro de organizações nas mãos.
Editora Manole

 

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Termos e frases comuns

Sobre o autor (1983)

Idalberto Chiavenato é graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP, e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV. Mestre e Doutor em Administração pela City University of Los Angeles, Califórnia, EUA. Foi professor da EAESP-FGV e é professor honorário de várias universidades no exterior. Ocupa a cátedra imortal n. 41 da Academia Brasileira de Ciências da Administração. Presidente do Instituto Chiavenato e conselheiro do Conselho Federal de Administração. Sua extensa bibliografia abrange quase 40 livros de grande destaque no mercado, além de uma infinidade de artigos em revistas especializadas. Publicou 17 livros sobre Administração e Recursos Humanos traduzidos para a língua espanhola. Recebeu vários prêmios e distinções (como dois títulos de Doutor Honoris Causa por universidades estrangeiras) pela sua contribuição à Administração Geral e de Recursos Humanos.

Informações bibliográficas