Luiz de Camões, Volume 1

Capa
Empreza-Horas Romanticas, 1880 - 374 páginas
 

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 323 - No' mais, Musa, no' mais, que a lira tenho Destemperada ea voz enrouquecida, E não do canto, mas de ver que venho Cantar a gente surda e endurecida! O favor com que mais se acende o engenho, Não no dá a Pátria, não, que está metida No gosto da cobiça e na rudeza Duma austera, apagada e vil tristeza.
Página 253 - A troco dos descansos que esperava, Das capellas de louro que me honrassem, Trabalhos nunca usados me inventaram, Com que em tão duro estado me deitaram.
Página 110 - No hay corazón que baste, aunque fuese de piedra, viendo mi amada yedra de mi arrancada, en otro muro asida, y mi parra en otro olmo entretejida, que no se esté con llanto deshaciendo hasta acabar la vida. Salid sin duelo, lágrimas, corriendo ¿Qué no se esperará de aquí adelante por difícil que sea y por incierto?
Página 181 - Logo que vos figura o pensamento, Foge todo o trabalho e toda a pena. Só com vossas lembranças, Me acho seguro e forte Contra o rosto feroz da fera Morte, E logo se me juntam esperanças Com que, a fronte tornada mais serena, Torno os tormentos graves Em saudades brandas e suaves.
Página 100 - Lo pane altrui, e com' è duro calle Lo scendere, e 'l salir per l' altrui scale. E quel, che più ti graverà le spalle, Sarà la compagnia malvagia e scempia, Con la qual tu cadrai in questa valle : Che tutta ingrata, tutta matta ed empia Si farà contra te : ma poco appresso Ella, non tu, n
Página 327 - Nem quem acha que é justo e que é direito Guardar-se a lei do Rei severamente, E não acha que é justo e bom respeito Que se pague o suor da servil gente...
Página 175 - Junto de um seco, fero e estéril monte, inútil e despido, calvo, informe, da natureza em tudo aborrecido, onde nem ave voa, ou fera dorme, nem rio claro corre, ou ferve fonte, nem verde ramo faz doce ruído...
Página 253 - Por hospícios alheios degradado; Agora, da esperança já adquirida, De novo, mais que nunca, derribado; Agora às costas escapando a vida, Que dum fio pendia tão delgado Que não menos milagre foi salvar-se Que para o Rei Judaico acrescentar-se.
Página 213 - Este receberá placido e brando, No seu regaço o Canto, que molhado Vem do naufragio triste e miserando, Dos procelosos...
Página 176 - O cabo se descobre, com que a costa Africana, que do Austro vem correndo Limite faz, Arómata chamado : Arómata outro tempo ; que volvendo A roda, a ruda lingua mal composta Dos proprios outro nome lhe tem dado.

Informações bibliográficas