Obras completas de Luis de Camões, correctas e emendadas pelo cuidado e diligencia de J. V. Barreto Feio e J.G. Monteiro ...: Redondilhas &c. Sextinas. Elegias. Epistolas. Oitavas. Comedias. Cartas

Capa
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Outras edições - Visualizar todos

Termos e frases comuns

Passagens mais conhecidas

Página 13 - Que a alma é tábua rasa Que com a escrita doutrina Celeste tanto imagina, Que voa da própria casa E sobe à pátria divina.
Página 8 - E vi com muito trabalho comprar arrependimento; vi nenhum contentamento, e vejo-me a mim, que espalho / tristes palavras ao vento. Bem são rios estas águas, com que banho este papel; bem parece ser cruel variedade de mágoas e confusão de Babel.
Página 11 - Canta o caminhante ledo No caminho trabalhoso Por entre o espesso arvoredo; E de noite o temeroso, Cantando, refreia o medo. 84 Canta o preso docemente, Os duros grilhões tocando; Canta o segador contente; E o trabalhador, cantando, O trabalho menos sente.
Página 8 - ... esperanças. Ali vi o maior bem quão pouco espaço que dura, o mal quão depressa vem, e quão triste estado tem quem se fia da ventura.
Página 130 - Por un marinero A ser marinera. El que todo puede. Madre, no podrá, Pues el alma va, Que el cuerpo se quede. Con él por que muero Voy, porque no muera; Que si es marinero, Seré marinera.
Página 17 - Não basta minha fraqueza, para me dar defensão, se vós, santo Capitão, nesta minha fortaleza não puserdes guarnição.
Página 18 - ... alma fez; e beato quem tomar seus pensamentos recentes, e em nascendo os afogar, por não virem a parar em vícios graves e urgentes. Quem com eles logo der na pedra do furor santo e, batendo, os desfizer na pedra, que veio a ser emfim cabeça do canto.
Página 407 - Já vos dei conta da pouca que tenho com toda a outra cousa que não é servir a Senhora Dionisa; e posto que a desigualdade dos estados o não consinta, eu não pretendo dela mais que o não pretender dela nada, porque o que lhe quero, consigo mesmo se paga; que este meu amor é como a ave Fénix, que de si só nace, e não de outro nenhum interesse.
Página 12 - Que, quando a muita graveza de saudade quebrante esta vital fortaleza, antes moura de tristeza que, por abrandá-la, cante. Que se o fino pensamento só na tristeza consiste, não tenho medo ao tormento: que morrer de puro triste...
Página 481 - Por amor de mi[m], que às mulheres dessa terra digais de minha parte que, se querem absolutamente ter alçada com baraço e...

Informações bibliográficas