Imagens da página
PDF
ePub

Officio do Coronel Bento Gonçalves da

Silva ao Juiz de Paz do 3.° Districto.

N.o 142

Ill.mo Señr. Huma nova crise se nos aprezenta, e só pode salvar-nos della fazendo respeitar as deliberações da Assembléa Provincial, e para isso se faz necessario que os G. N. e mais Cidadãos do seu Districto, se prestem como o tem feito em epocas semelhantes, para salvar a Patria: poucos dias serão bastantes p. isso. He p.a tanto que depreco a V. S.a haja de fazer reunir os G. N. e mais Cidadãos de seu Distr.o, fazendo-os marchar p.a a Capella de Viamão, á aprezentarem-se ao Cor. Chefe de Legião Onofre Pires da Silveira, sem perca de tempo. Eu contando com seu patriotismo, e amor á ordem, conto desde já que a Patria será salva dos malles que novam.te nos ameação. =D." Guarde a V. S. Campo 2 de Fevereiro de 1836.

[blocks in formation]

Officio do Coronel Onofre Pires da Silveira

ao Juiz de Paz do 3.° Districto.

=

N.o 143

Ill.mo Señr. Cumpre-me communicar a V. S. q a Comp.a de G. N. de Cav.a desta Cidade foi hoje dissolvida, p.' Ordem do Ex.mo Señr. Vice-Prez. da Prov. da m.ma data, ficando pertencendo ao B. de Infantaria da m.mo as praças de q ella se compunha, D. G. a V. S. Q. em Porto Al. 13 de Janr. de 1836.

m

Ill.mo S. Juiz de Paz do 3.° Districto

desta Cid.e

Onofre Pires da Silvr.

Cor.el Chefe de Legião

R.co

Lages.

Officio do Dr. Marciano Pereira Ribeiro

ao Juiz de Paz do 1.° Districto.

N.O 145

Passe V. Sn" a casa do Marechal Camara, e lhe mande dar a mais rigorosa busca aprihendendo todas as pessoas suspeitas que nella forem encontradas, assim como todo o armamento e muniçoens. D. G. a Vm" Porto Alegre 11 de Abril de 1836.

=

D. Marciano Per." Ribr."

Sñr. Juiz de Paz do 1.° Destricto desta

Cidade.

R.So

Lages.

Officios do Dr. Marciano Pereira Ribeiro

ao Juiz de Paz do 3.° Districto.

Em 17 de Janeiro de 1836

N.o 146

Reprezentando-me o Major João M. de Lima e Silva encarregado do expediente Militar nesta Cidade, que a ella chegara o Ten. Manoel Joaq." de Alvarenga, e se lhe não apprezentara, por cuja falta o mandara prender; e havendo suspeitas de q se oculta em o destricto de sua jurisdição, cumpre q V. M.ce preste todos os auxilios legaes para verificar-se a m.ma prizão na casa, em q esteja oculto o referido Ten." D. g. a V. M.ce P. Al. 17 de Janr." de 1836.

D. Marciano Per." Rib."

S. Ignacio José de Abreo Juiz de Paz

do 3.o Destr." desta Cid.

R.co

Lages.

Em 17 de Janeiro de 1836

N.o 147

Um punhado de perversos tenta e pretexto de se negar a posse ao Presidente nomeado acometter a Cidade, quando dos impressos, que lhe remetto para fazer espalhar no seu Districto evidentemente se manifesta, que a mesma posse só é demorada pela enfermidade do referido Presidente. Porção de gente me consta que se está a reunir em Campo bom, e nas immediações do passo de São Leopoldo por deligencias de um dos agentes dos revoltozos o Tenente João da Silva Barboza. Em taes circumstancias cumpre tomar todas as providencias para fazer abortar o plano, e dispersar os revoltozos, e prendel-os; e para esse fim, é mister que V. M.ce faça avizar a todos os Brazileiros do seu Destricto capazes de pegar em armas para a primeira voz se reunirem ao mando do Coronel Chefe de Legião deste Municipio

Onofre Pires da Silveira Canto. Espero do seu patriotismo a maior energia, e vigilancia, bem como que me dê parte de qualquer novidade que ahi occorra.

Deos Guarde a V. M.ce Porto Alegre 17 de Janeiro de 1836.

D. Marciano Per." Ribr.o

Săr. Juiz de Paz do 3.o Destricto

desta Cidade.

R.co

Lages.

Em 27 de Abril de 1836

N.o 148

Estando ja armado, e pronto a seguir para a Itapoãa o Brigue Bento Gonçalves, não pode todavia fazer-se á vella por falta de guarnição de confiança; pelo que deliberei engajar trinta individuos Brazileiros, e de confiança, como addidos aos Municipaes Permanentes com o mesmo soldo destes, e mais 260 r.s diarios para raçoens; e espero que V. M.ce uzando de sua reconnhecida influencia se encarregue de promover o mesmo engajamento na certeza de que fará rellevante serviço á Provincia se o poder conseguir com brevidade.

Deos Guarde a V. M.es Porto Alegre 27 de Abril de 1836.

D. Marciano Per." Ribr.o

Sñr. Ignacio Jozé de Abreu Juiz de Paz

do 3.° Districto desta Cidade.

[ocr errors][merged small]

Em 30 de Outubro de 1835

Tendo-se encarregado aos Inspectores do e = Quarteirões d'este Destricto a deligencia de prenderem aos salteadores q' infestavão parte do m.mo Destricto, succedeu que Luiz Jardim resistio as m.mas pessoas, p.a o q' foi preciso repellil-o com a força, de que veio a morrer, como verá V. do Corpo de Delicto junto, e entrando em duvida se devo ou não proceder a summario, acerca da morte do m.mo Jardim apesar de q' elle fôra morto pela resistencia q' fez, consulto a V.a S.a q' me esclareça o q' devo praticar a respeito. P.to Al.e 7 de 9.bro 1835.

1. J. Abreu

N.O 149

Em resposta ao seu officio dactado d'hoje tenho de declarar-lhe que recebi os autos em que é Reo Antonio dos Santos Silva, os da Sedição de Rio Pardo, e os do homicidio de Casemiro de Vasconcelos Lima, que existião em mão de Agostinho José de Menezes, e os passo a remetter ao respectivo Juiz de Paz, para terem o devido andamento.

[blocks in formation]

Sñr. Ignacio José de Abreu, Juiz de Paz

do 3.o Destricto desta Cidade.

Em 9 de Dezembro de 1835

N.o 150

Chegando a minha noticia pelo interino Chefe de Policia que em todos os Destrictos desta Cidade se estão reunindo os seus moradores pedindo que se suste a posse do Doutor José de Araujo Ribeiro nomeado Presidente da Provincia, ate q o Governo Central approve a Revolução do dia 20 de Setembro, e confirme todas as medidas de pois della; cumpre que V. M.ce me informe com a

« AnteriorContinuar »