Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade

Capa
Civilização Brasileira, 15 de abr. de 2003 - 288 páginas

Uma das obras acadêmicas mais comentadas dos últimos cinquenta anos, Problemas de gênero é tão celebrada quanto controversa. Neste livro inspirador que fundou a Teoria de gênero, Judith Butler apresenta uma crítica contundente aos princípios de identidade do movimento feminista atual, questionando a categoria “mulher”.

Em Problemas de gênero, fundador da Teoria Queer, Judith Butler Para Butler, não é possível que exista apenas uma identidade: ela deveria ser pensada no plural, e não no singular. Ou ainda, não é possível que haja a libertação da mulher, a menos que primeiro se subverta a identidade de mulher.

Com essa formulação radical, Judith Butler interroga também a categoria de heterossexualidade, de forma a relançar a oposição sexo e gênero em novas coordenadas e em outras linhas de força, nas quais podemos nos aprofundar em perguntas como: o que é ser homem e o que é ser mulher?; o que faz um homem ser homem e o que faz de uma mulher uma mulher? Questões cuja ampliação contemplaria a multiplicidade de sexualidades, tão visíveis na contemporaneidade.

Problemas de gênero é o primeiro livro de Butler publicado no Brasil. Lançado na década de 1990 nos Estados Unidos, esse livro escrito de forma provocativa e pouco usual no meio acadêmico contribuiu de forma decisiva para a renovação crítica do pensamento feminista na atualidade.

Outras edições - Ver todos

Sobre o autor (2003)

Judith Butler nasceu em 1956, em Cleveland, nos Estados Unidos. É professora no Departamento de Literatura Comparada e Retórica, na California University, em Berkeley. Publicou pela Civilização Brasileira Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade (2003) e Quadros de guerra: quando a vida e passível de luto? (2015).

Informações bibliográficas