A descoberta do Brasil

Capa
Livraria Central de Gomes de Carvalho, 1908 - 346 páginas
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 281 - Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.
Página 147 - Manifesto é que estes descobrimentos de costas, ilhas e terras firmes não se fizeram indo a acertar; mas partiam os nossos mareantes mui ensinados e providos de instrumentos e regras de astrologia e geografia, que são as cousas de que os cosmógrafos hão de andar apercebidos.
Página 280 - Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem.
Página 279 - Esta terra, Senhor, me parece que da ponta que mais contra o sul vimos até outra ponta, que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa.
Página 265 - E diziam que em cada casa se recolhiam trinta ou quarenta pessoas, e que assim os encontraram...
Página 254 - E tanto que comemos, vieram logo todos os capitães a esta nau, por mandado do Capitão-mor, com os quais ele se apartou, e eu na companhia. E perguntou a todos se nos parecia bem mandar a nova do achamento desta terra a Vossa Alteza pelo navio dos mantimentos, para a melhor mandar descobrir e saber dela mais do que agora nós podíamos saber, por irmos de nossa viagem.
Página 239 - ... um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada.
Página 241 - E andavam tosquiados, de tosquia alta, mais que de sobre-pente, de boa grandura e rapados até por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte para...
Página 240 - A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos.
Página 248 - D'alli se partiram os outros dois mancebos, que não os vimos mais. Andavam alli muitos delles, ou quasi a maior parte, que todos traziam aquelles bicos de osso nos beiços, e alguns, que andavam sem elles, traziam os beiços furados, e nos buracos traziam uns espelhos de pau, que pareciam uns espelhos de borracha, e alguns delles traziam três daquelles bicos, a saber : um na metade e os dous nos cabos...

Informações bibliográficas